AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 3Post

Rafael Câmara domina na Espanha e conquista terceira vitória na temporada da Fórmula 3

Em corrida marcada pela intervensão do Safety Car, Rafael Câmara vence prova de forma dominante

Rafael Câmara conseguiu converter a pole em vitória durante a Corrida Principal da Fórmula 3 na Espanha. O brasileiro atingiu a sua terceira vitória na temporada, em uma corrida marcada por dois períodos de Safety Car e disputas intensas pelo pódio, Câmara manteve o controle e ampliou a liderança entre os pilotos.

A largada foi impecável para o brasileiro, ao contrário de Nikola Tsolov, que perdeu várias posições após uma saída ruim e caiu para oitavo já na curva 1. Enquanto isso, Câmara manteve-se na ponta, seguido por Laurens van Hoepen e Theophile Nael. O trio da frente rapidamente se distanciou do pelotão e ditou o ritmo nas primeiras voltas.

O primeiro Safety Car foi acionado ainda na terceira volta após um toque entre Roman Bilinski e Jose Garfias. Na relargada, Martinius Stenshorne, que havia largado em 10º, protagonizou uma boa recuperação e chegou à quarta posição. Tuukka Taponen, que estava logo à frente, enfrentou problemas e despencou para o fim do grid.

O francês Alessandro Giusti se aproveitou da movimentação para ganhar algumas posições e entrar na disputa direta pelo pódio. Após ultrapassar Stenshorne, o piloto da MP Motorsport alcançou o quarto lugar.

Com a disputa pela liderança ainda aberta, um segundo Safety Car foi necessário na volta 18, quando Nicola Lacorte e Brando Badoer se tocaram e o piloto da Prema Racing ficou preso na brita da curva 1. Na nova relargada, Van Hoepen e Nael batalhavam pela vice-liderança. E foi o francês da Van Amersfoort Racing quem levou a melhor, com uma ousada manobra por fora na curva 1 para assumir a segunda posição.

O duelo permitiu que Câmara abrisse vantagem e escapasse da zona de DRS, administrando com tranquilidade as voltas finais até a bandeirada. Nael confirmou o segundo lugar, enquanto Alessandro Giusti garantiu seu primeiro pódio na Fórmula 3 com uma ultrapassagem decisiva na última volta.

Van Hoepen terminou em quarto, seguido por Tsolov, que conseguiu se recuperar parcialmente após o início ruim. Ivan Domingues cruzou em sexto, à frente de Tim Tramnitz, Noah Stromsted, Martinius Stenshorne e Callum Voisin — que herdou o último ponto após punição por limites de pista aplicada a James Wharton.

Com o resultado, Rafael Câmara chega aos 105 pontos e consolida a liderança do campeonato. Tsolov aparece em segundo com 79, seguido por Tramnitz (70), Stromsted (56) e Taponen (51). Entre as equipes, a Trident lidera com 176 pontos, contra 130 da Campos Racing e 126 da MP Motorsport.

A próxima etapa da Fórmula 3 acontece no Red Bull Ring, na Áustria, onde Câmara tentará manter o embalo em busca do título da temporada.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo