Rafael Câmara conseguiu converter a pole em vitória durante a Corrida Principal da Fórmula 3 na Espanha. O brasileiro atingiu a sua terceira vitória na temporada, em uma corrida marcada por dois períodos de Safety Car e disputas intensas pelo pódio, Câmara manteve o controle e ampliou a liderança entre os pilotos.
A largada foi impecável para o brasileiro, ao contrário de Nikola Tsolov, que perdeu várias posições após uma saída ruim e caiu para oitavo já na curva 1. Enquanto isso, Câmara manteve-se na ponta, seguido por Laurens van Hoepen e Theophile Nael. O trio da frente rapidamente se distanciou do pelotão e ditou o ritmo nas primeiras voltas.
O primeiro Safety Car foi acionado ainda na terceira volta após um toque entre Roman Bilinski e Jose Garfias. Na relargada, Martinius Stenshorne, que havia largado em 10º, protagonizou uma boa recuperação e chegou à quarta posição. Tuukka Taponen, que estava logo à frente, enfrentou problemas e despencou para o fim do grid.
O francês Alessandro Giusti se aproveitou da movimentação para ganhar algumas posições e entrar na disputa direta pelo pódio. Após ultrapassar Stenshorne, o piloto da MP Motorsport alcançou o quarto lugar.
Com a disputa pela liderança ainda aberta, um segundo Safety Car foi necessário na volta 18, quando Nicola Lacorte e Brando Badoer se tocaram e o piloto da Prema Racing ficou preso na brita da curva 1. Na nova relargada, Van Hoepen e Nael batalhavam pela vice-liderança. E foi o francês da Van Amersfoort Racing quem levou a melhor, com uma ousada manobra por fora na curva 1 para assumir a segunda posição.
O duelo permitiu que Câmara abrisse vantagem e escapasse da zona de DRS, administrando com tranquilidade as voltas finais até a bandeirada. Nael confirmou o segundo lugar, enquanto Alessandro Giusti garantiu seu primeiro pódio na Fórmula 3 com uma ultrapassagem decisiva na última volta.
Van Hoepen terminou em quarto, seguido por Tsolov, que conseguiu se recuperar parcialmente após o início ruim. Ivan Domingues cruzou em sexto, à frente de Tim Tramnitz, Noah Stromsted, Martinius Stenshorne e Callum Voisin — que herdou o último ponto após punição por limites de pista aplicada a James Wharton.
Com o resultado, Rafael Câmara chega aos 105 pontos e consolida a liderança do campeonato. Tsolov aparece em segundo com 79, seguido por Tramnitz (70), Stromsted (56) e Taponen (51). Entre as equipes, a Trident lidera com 176 pontos, contra 130 da Campos Racing e 126 da MP Motorsport.
A próxima etapa da Fórmula 3 acontece no Red Bull Ring, na Áustria, onde Câmara tentará manter o embalo em busca do título da temporada.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
I just like the helpful information you provide in your articles