Lewis Hamilton viveu mais uma corrida frustrante na temporada 2025 da Fórmula 1. No GP da Espanha, disputado neste último domingo (1º), o heptacampeão terminou apenas na sexta colocação — posição conquistada após a punição de 10 segundos aplicada a Max Verstappen. O competidor viu mais uma chance de pódio escapar.
No sábado, quando a definição do grid foi estabelecida, a quinta posição ficou com o britânico, Hamilton largou à frente de Charles Leclerc e chegou a superar Russell nos primeiros metros, alimentando a esperança de brigar por uma vaga no top-3. Mas a expectativa durou pouco. Com a aproximação do monegasco no companheiro de equipe, a Ferrari optou pela inversão das posições.
Hamilton passou a realizar uma corrida isolada, sem chances de se aproximar de Leclerc, mas completamente desprotegido das investidas da Mercedes.
Na primeira parada realizada pelo heptacampeão mundial, o engenheiro de Hamilton alegou que a troca de pneus aconteceria por conta de um possível undercut. A escolha não foi para colocar Hamilton na posição de duelar com o companheiro de equipe, mas protegê-lo da Mercedes.
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A tática não deu certo e na segunda rodada de pit-stops, o competidor foi superado por George Russell. Sem ritmo, o restante da corrida de Hamilton foi prejudicado. Por fim, com a ação do Safety Car e a reaproximação do grid, o dono do carro #44 ainda foi superado por Nico Hülkenberg, por conta de uma diferença entre os pneus macios usados de Hamilton e os compostos novos usados pelo piloto da Sauber.
“Hoje definitivamente não foi o que eu esperava. Eu me senti bem antes da corrida, depois de uma classificação muito boa e com o carro apresentando um desempenho melhor. Mas o equilíbrio ficou desequilibrado durante toda a corrida e nos faltou ritmo desde a largada”, explicou Hamilton.
“Não temos uma explicação para isso, então teremos que analisar os dados e quaisquer problemas. Parabéns ao Charles, ele fez um ótimo trabalho e mereceu totalmente o pódio.”
Hamilton ainda admitiu que não tirou nenhum aprendizado da sequência tripla de corridas – que incluiu Ímola, Mônaco e Barcelona – apesar de ter conquistado seu melhor resultado do ano na etapa italiana, com um quarto lugar. Ele segue sem subir ao pódio em GPs nesta temporada.
“[Eu] simplesmente não tinha velocidade no final. Não aprendi absolutamente nada com essa rodada tripla, o que é frustrante.”confirmou Hamilton.
Os testes em Barcelona costumam ser valiosos para as equipes, o evento deste fim de semana pode contribuir para a Ferrari encontrar aquilo que falta para Hamilton durante as corridas.
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