A Pirelli realizou o anúncio dos pneus que serão usados durante os GPs da Áustria, Grã-Bretanha, Bélgica e Hungria. Para a corrida em Spa-Francorchamps a fornecedora de pneus tentará algo diferenciado.
Nas últimas semanas, foi mencionado que a fornecedora de pneus estava tentando convencer a FIA e as equipes, para serem mais flexíveis sobre a escolha dos pneus. Como os compostos estão operando em uma janela semelhante, a ideia era pular um composto, para aumentar as possibilidades estratégicas.
A escolha não é exatamente uma novidade, em 2018, quando a Pirelli contava com sete tipos de pneus (fora os compostos de chuva) no seu fornecimento, eles faziam esse tipo de seleção – como aconteceu no GP da China quando foi combinado o composto duro, médio e ultramacios. Na época era conhecido como os pneus arco-íris e gerava de certa forma uma melhor identificação para o público por conta da diferença nítida entre os pneus usados em cada evento.

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Neste ano a Pirelli conta com seis tipos de pneus, mas eles vão alternando a cor entre branco, amarelo e vermelho conforme a seleção escolhida.
Para a corrida de Spa-Francorchamps neste ano a Pirelli optou por entregar para as equipes o pneu C1, combinado ao composto C3 e C4 que são mais usados na gama intermediária. Dois dos pneus escolhidos para o evento em Spa, são os mesmos do ano passados (C3 e C4), a novidade é que a Pirelli retirou o C2 e fornecerá o composto C1 no lugar, tentando abraçar os níveis de estresse que a pista provoca aos pneus.
Silverstone também aparece com uma novidade para a prova de 2025, geralmente para a prova nesta pista, a Pirelli define os compostos mais duros disponíveis na gama, mas neste ano a decisão foi optar por compostos um passo mais macio – na configuração C2, C3 e C4, como era em Spa anteriormente.
Com as equipes cada vez mais tentando evitar uma segunda parada, as coisas podem mudar com a escolha da Pirelli. Em Silverstone a dificuldade será gerenciar os pneus médios, que foram o macio dos últimos dois anos. Em Spa, além da corrida convencional, as equipes tem a Sprint, então a decisão de qual composto usar em uma corrida sem paradas obrigatórias é bem interessante.
Para as corridas na Áustria e na Hungria, a decisão é a mesma do ano passado, C3, C4 e C5 são a combinação para as duas etapas. Os circuitos têm o comprimento semelhante – 4.318 km Spielberg, enquanto o Hungaroring tem 4.381 km. Os traçados têm características muito diferentes, mas que essa gama de pneus se comporta bem. O primeiro circuito é muito veloz, com apenas dez curvas e retas longas, já o segundo é sinuoso, tem apenas uma reta, mas as forças exercidas nos pneus não são muito duras.

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