Com a chegada de 2026, a Alpine com Flavio Briatore almeja uma temporada mais competitiva, participando algumas vezes de pódios para atingir a meta de brigar por vitórias e campeonatos novamente.
Neste mês de junho, completa um ano que Briatore retornou para a Fórmula 1, no papel de consultor executivo da Alpine. Ele ficou encarregado de fazer novas contratações para o time e auxiliar os franceses na reestruturação da equipe.
No GP da Espanha, o italiano abriu o jogo sobre a atual situação que eles enfrentam: “Estamos de volta aos negócios, com a Alpine. Não é fácil, porque a equipe passou por muitas mudanças, especialmente nos últimos quatro ou cinco anos, não só agora. Mas, aos poucos, tentamos unir a equipe e as pessoas.”
“Também estamos pensando no próximo ano – no novo motor e na nova caixa de câmbio da Mercedes-Benz. Então, esse é o nosso objetivo para o próximo ano. Enquanto isso, precisamos ser mais competitivos. Não somos competitivos no momento, como eu gostaria, mas [isso] leva tempo.”
Durante a coletiva de imprensa, com Christian Horner ao seu lado, Briatore disse: “Vejam este maestro ao meu lado, leva muito tempo para construir um carro vencedor, uma corrida vencedora, uma equipe vencedora. Sei que já fiz isso antes. Espero fazer de novo.”
Embora ainda precise de alguns ajustes, já tem um tempo que a Alpine quer resgatar o DNA vencedor da Renault. No entanto, os últimos anos foram gastos tentando arrumar a casa, mas que nunca ficou pronta, por conta das mudanças constantes de chefes de equipe.
A temporada de 2026, não importa o time, é uma oportunidade para aproveitar as condições do novo regulamento e conseguir um bom desempenho. A equipe que acertar, começa em vantagem, então é óbvio que a Alpine mira alto. No próximo regulamento de motores a Mercedes será a fornecedora da equipe francesa, pois eles desistiram do seu projeto de unidade de potência.
“Você também precisa de um sonho, sabia?”, respondeu ele. “Quando você está na Fórmula 1, você também sonha em fazer o trabalho. Você tem esperança. E, neste momento, a equipe é bem nova. A equipe não está tendo o desempenho que eu queria porque ainda temos… muita coisa na equipe que não está clara.”
“Mas precisamos esclarecer tudo. Antes de começarmos a ter o desempenho que eu quero, acredito que precisamos de todo o ano de 2025 agora, e precisaremos de 2026 para sermos competitivos, para pelo menos às vezes vermos o pódio bem perto. É isso que buscamos.”
Desde que carrega o nome Alpine, a equipe conquistou seis pódios, sendo um deles a vitória de Esteban Ocon na Hungria em 2021. Embora seja um time que muitas vezes vem brigando para se manter na zona de pontuação, eles tiveram sorte em algumas etapas.
A equipe também está em busca de um novo chefe de equipe, após a saída repentina de Oliver Oakes.
“Estamos procurando. Por enquanto, nada mudou. Sinto muito pelo Ollie, sinceramente, porque eu tinha um ótimo relacionamento com ele. Ele era um bom chefe de equipe.”
“Todo mundo sabe que ele saiu da Alpine por motivos pessoais e pediu demissão. Estamos analisando. Não queremos cometer nenhum erro. Estou preparado para levar algum tempo. Mas assim que decidirmos quem será o novo gerente da equipe, dessa forma, avisaremos.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube
I truly appreciate your technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list and will
I truly appreciate your technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list and will