AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Piastri brilha no GP da China e conquista vitória com pilotagem segura

Apresentando grande performance, Oscar Piastri converte pole em vitória durante corrida em Xangai

Oscar Piastri conseguiu converter a pole em vitória no GP da China. O piloto australiano faturou a sua terceira vitória da carreira, fazendo uma corrida segura do início ao fim no Circuito de Xangai neste domingo (23).

Na Austrália, correndo em casa, Piastri viu a dobradinha escapar das suas mãos, mas na China, o piloto fez o possível para aproveitar as atividades e conseguir extrair o melhor desempenho. Ao longo do fim de semana ele conseguiu superar o companheiro de equipe, deixando evidente os problemas que o britânico estava enfrentado em pista.

Lando Norris faturou o segundo lugar, depois de superar George Russell em pista. O piloto britânico também contou com um grande desempenho na corrida, mas o final foi dramático. Norris sofreu com os freios do carro e viu a distância para o companheiro de equipe aumentar volta por volta, chegando aos 9s7 segundos quando cruzou a linha de chegada.

Russell tentou travar alguma disputa com o piloto da McLaren, mas ela não progrediu por conta do desempenho dos adversários. Em um dado momento da prova o britânico precisou se atentar a aproximação de Charles Leclerc, mas por conta de um erro, o monegasco viu o duelo entre eles acabar antes do esperado.

Max Verstappen conseguiu celebrar a quarta posição, superando Leclerc no final da corrida, contanto com um pouco mais de pneus que o adversário, por ter feito um trabalho de geranciamento melhor. O piloto da Ferrari então precisou se contentar com o quinto lugar, seguido por Lewis Hamilton que foi o sexto colocado.

Esteban Ocon levou a Haas para a sétima paosição, seguido por Andrea Kimi Antonelli que foi o oitavo colocado. O italiano da Mercedes foi considerado o piloto do dia pela votação popular dos fãs. Oliver Bearman fechou a corrida na décima posição, salvando mais um pontinho para a Haas.

Gabriel Bortoleto que representa o Brasil em pista foi apenas o decimo sétimo colocado, o incidente no início da corrida prejudicou o seu desenvolvimento. Ao final da corrida, restou ao brasileiro superar Hülkenberg em pista, para terminar a prova à frente do companheiro de equipe.

Apenas Fernando Alonso não conseguiu disputar a prova, os problemas nos freios atingiram o competidor da Aston Martin no início da corrida.

A Fórmula 1 passa por uma breve pausa, mas em quinze dias retorna para o duelo do GP do Japão.

Saiba como foi o GP da China

Lewis Hamilton converteu a pole da Sprint em vitória, mas a Ferrari não conseguiu repetir o resultado para a corrida principal. Na realidade a equipe italiana optou por fazer um ajuste na configuração do carro, mas que não ficou do agrado dos seus pilotos.

Oscar Piastri então faturou a sua primeira pole na Fórmula 1, para dividir a primeira fila com George Russell.

A Red Bull optou por quebrar o sistema de parque fechado e realizar uma mudança na suspensão do carro usado por Liam Lawson, a alteração fez com que o piloto neozelandês iniciasse a prova do pit-lane. A alteração tem por objetivo melhorar a condução do carro e ajudar o competidor em uma prova de recuperação.

As equipes sabiam do longo desafio que enfrentariam, ao longo do fim de semana vários erros foram observados, os pilotos estavam tentando entender a pista e seu asfalto novo. As estratégias têm tudo para serem desafiadoras para as equipes, principalmente por conta do desgaste elevado dos pneus.

Largaram com os pneus duros: Lance Stroll, Oliver Bearman e Liam Lawson. O restante do pelotão usava os pneus médios novos, a exceção era Fernando Alonso com um pneu usado.

A temperatura na pista estava na casa dos 36 °C, com 27 °C no ambiente.

Largada autorizada, Piastri manteve a ponta e mesmo com um traçado defensivo conseguiu se livrar de Russell. Na sequência Norris tomou a segunda posição, mas o piloto da Mercedes brigava para recuperar. Hamilton avançou para a quarta posição, com Leclerc, enquanto Verstappen caiu para o sexto lugar.

Leclerc atingiu Hamilton na largada, quando tentava se livrar do neerlandês. O piloto da Red Bull informou que a asa dianteira do monegasco estava danificada.

Perderam posições importantes depois da largada, Hülkenberg e Bortoleto, na sequência o piloto brasileiro precisou recorrer aos boxes, pois tinha extravasado os limites de pista e foi parar na brita. A Sauber devolveu o piloto para a pista, mas separado por mais de 28 segundos de Nico Hülkenberg.

Pierre Gasly, que perseguia Fernando Alonso, notou que o piloto enfrentava problemas nos freios. Na quarta volta o piloto espanhol foi forçado a abandonar a corrida.

Com cinco voltas os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Russell, Hamilton, Leclerc, Antonelli, Tsunoda, Hadjar e Ocon.

Os pilotos estavam presos no trenzinho do DRS e poucas batalhas aconteciam pela pista. Leclerc tentava atacar Hamilton, em busca da quarta posição. Ocon por sua vez perseguia Hadjar, enquanto Albon e Gasly estavam logo atrás do piloto da Haas, participando da batalha.

Na décima primeira volta, Pierre Gasly se dirigiu aos boxes para instalar os pneus duros. A asa dianteira de Leclerc estava danificada e começou a raspar no asfalto, desta forma, a equipe substituiria a peça no momento da troca de pneus.

Durante o giro seguinte foram aos boxes Tsunoda, Ocon e Doohan, todos partindo para o uso dos pneus duros. Pouco depois foi a vez de Antonelli e Hadjar, enquanto os líderes avançavam. Por ter parado antes, Tsunoda conseguiu ganhar a posição do piloto italiano em pista.

No giro 14, Lewis então foi aos boxes para substituir os seus compostos. Verstappen também tinha se lançado para o pit-lane. Na volta seguinte a McLaren optou por chamar Piastri e Russell acompanhou o então líder da corrida.

Com 15 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Albon, Piastri, Stroll, Sainz, Bearman, Russell, Lawson e Hamilton. Os líderes voltaram no tráfego, já que os adversários ainda não tinham parado. Ocon passou além dos limites de pista para superar Antonelli em pista.

A Ferrari optou por não substituir a asa dianteira de Leclerc, portanto a sua parada foi rápida e o monegasco conseguiu se manter à frente de Verstappen por mais de 2 segundos de vantagem.

Norris foi devolvido no tráfego e acabou se encontrando com Stroll. O piloto da McLaren foi atrapalhado no duelo direto com Russell e acabou perdendo a posição para o piloto da Mercedes.

Com dezoito voltas, Norris concluiu a ultrapassagem em Russell e recuperou a posição em pista depois de um pit-stop ruim da equipe. Entre o britânico e Piastri, estava Alexander Albon, que permanecia com os pneus médios da largada.

Na vigésima volta, Piastri e Norris recuperaram a dobradinha da equipe, após ultrapassagem concluída em Albon.

A Ferrari com Hamilton optaram pela inversão de posições com Leclerc. O monegasco então assumiu a quarta posição para ter a liberdade de buscar Russell e por consequência o pódio. A inversão entre os companheiros de equipe aconteceu, pois o carro de Hamilton também estava danificado – um problema na asa traseira, com dano que surgiu provavelmente na largada, quando ocorreu o choque entre os companheiros de equipe. Albon então foi aos boxes na volta 22, para então instalar os pneus duros.

Com 25 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Russell, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Stroll, Bearman, Tsunoda e Ocon. Lance Stroll aproveitou o momento para superar Bearman em pista, após o piloto da Haas perder o controle do carro e tomar um x’s do adversário.

Duas voltas depois, Bearman se dirigiu aos boxes para substituir os pneus e tentar ganhar a posição de Stroll em pista. Leclerc por sua vez atacava Russell, podendo usar o DRS para atacar o adversário. Bortoleto foi aos boxes mais uma vez para instalar um novo conjunto de pneus duros.

O monegasco da Ferrari cometeu um erro e viu a distância entre ele e Russell ampliar para mais de 1s8 segundos. Leclerc precisaria mais uma vez construir a aproximação. Pouco depois, Lawson foi ultrapassado por Bearman, então o neozelandês recorreu aos boxes outra vez para então instalar um jogo novo de pneus duros.

Enquanto Stroll permanecia em pista sem fazer a parada obrigatória, Bearman se livrava dos adversários para recuperar as posições em pista. O piloto da Haas derrotou Doohan, para se tornar o décimo quinto colocado.

Hadjar fez a sua segunda troca de pneus no giro 35. Neste momento os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Russell, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Stroll, Tsunoda, Ocon e Antonelli. Instantes depois Tsunoda foi chamado pela Racing Bulls para também trocar os pneus.

A Aston Martin realizou a substituição dos compostos no carro de Lance Stroll, apenas na volta 14. O canadense partiu para o uso dos pneus médios.

A Ferrari parou Hamilton na volta 38, optando por trabalhar com um segundo jogo de pneus duros. A McLaren dominava a corrida, com Piastri contando com mais de 2s3 de vantagem para Norris, mas o britânico iniciava a sua aproximação no companheiro de equipe. Mais atrás, Bearman duelava com Gasly, tentando retornar ao top-10.

Depois de um embate mais duro com o piloto francês da Alpine, o britânico encontrou espaço na pista para fazer a ultrapassagem na primeira curva do circuito.

Por conta do desgaste elevado dos pneus e a tentativa de fazer apenas uma parada, a corrida ficou um tanto engessada.

Com 44 voltas, Stroll tinha ultrapassado Sainz e se colocou logo atrás de Gasly, em busca de retomar o duelo que tinha com Bearman. O piloto da Aston Martin e da Haas estavam garantindo o entretenimento do trecho final da prova.

Duas voltas depois, Doohan e Hadjar quase se chocaram, quando o piloto da Racing Bulls tentava concluir a ultrapassagem, mas o piloto da Alpine jogou o adversário para fora da pista – e com isso ganhou uma investigação dos comissários.

Instantes depois, o carro de Yuki Tsunoda apareceu com a asa dianteira danificada, enquanto o japonês pressionava Sainz pela décima terceira posição, a peça quebrou sozinha por conta da perseguição. Yuki Tsunoda então foi chamado aos boxes para substituir a asa dianteira e retornou para a pita apenas ocupando a décima nona posição.

Norris começou a sentir problemas nos freios e conversava com a equipe sobre o problema, que se acentuaria até o final da prova.

Doohan então foi punido por jogar Hadjar para fora da pista. O francês da RB sinalizava para o engenheiro as mudanças de direção realizadas pelo australiano em pista.

No giro 52, Leclerc passou a ser perseguido por Verstappen. O piloto da Red Bull tinha conseguido preservar os pneus para o trecho final da prova. Foi no giro seguinte que o holandês aproveitou o lado de fora da curva 2 para conseguir a ultrapassagem e assumir o quarto lugar.

Oscar Piastri recebeu a bandeirada na primeira posição, enquanto Norris precisou controlar o problema com os freios par cruzar a linha de chegada em segundo. A diferença entre os companheiros de equipe foi ampliada para mais de 9s7 até o final da corrida. Russell celebrou o pódio com a dupla da McLaren.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo