Oscar Piastri conseguiu converter a pole em vitória no GP da China. O piloto australiano faturou a sua terceira vitória da carreira, fazendo uma corrida segura do início ao fim no Circuito de Xangai neste domingo (23).
Na Austrália, correndo em casa, Piastri viu a dobradinha escapar das suas mãos, mas na China, o piloto fez o possível para aproveitar as atividades e conseguir extrair o melhor desempenho. Ao longo do fim de semana ele conseguiu superar o companheiro de equipe, deixando evidente os problemas que o britânico estava enfrentado em pista.
Lando Norris faturou o segundo lugar, depois de superar George Russell em pista. O piloto britânico também contou com um grande desempenho na corrida, mas o final foi dramático. Norris sofreu com os freios do carro e viu a distância para o companheiro de equipe aumentar volta por volta, chegando aos 9s7 segundos quando cruzou a linha de chegada.
Russell tentou travar alguma disputa com o piloto da McLaren, mas ela não progrediu por conta do desempenho dos adversários. Em um dado momento da prova o britânico precisou se atentar a aproximação de Charles Leclerc, mas por conta de um erro, o monegasco viu o duelo entre eles acabar antes do esperado.
Max Verstappen conseguiu celebrar a quarta posição, superando Leclerc no final da corrida, contanto com um pouco mais de pneus que o adversário, por ter feito um trabalho de geranciamento melhor. O piloto da Ferrari então precisou se contentar com o quinto lugar, seguido por Lewis Hamilton que foi o sexto colocado.
Esteban Ocon levou a Haas para a sétima paosição, seguido por Andrea Kimi Antonelli que foi o oitavo colocado. O italiano da Mercedes foi considerado o piloto do dia pela votação popular dos fãs. Oliver Bearman fechou a corrida na décima posição, salvando mais um pontinho para a Haas.
Gabriel Bortoleto que representa o Brasil em pista foi apenas o decimo sétimo colocado, o incidente no início da corrida prejudicou o seu desenvolvimento. Ao final da corrida, restou ao brasileiro superar Hülkenberg em pista, para terminar a prova à frente do companheiro de equipe.
Apenas Fernando Alonso não conseguiu disputar a prova, os problemas nos freios atingiram o competidor da Aston Martin no início da corrida.
A Fórmula 1 passa por uma breve pausa, mas em quinze dias retorna para o duelo do GP do Japão.
Saiba como foi o GP da China
Lewis Hamilton converteu a pole da Sprint em vitória, mas a Ferrari não conseguiu repetir o resultado para a corrida principal. Na realidade a equipe italiana optou por fazer um ajuste na configuração do carro, mas que não ficou do agrado dos seus pilotos.
Oscar Piastri então faturou a sua primeira pole na Fórmula 1, para dividir a primeira fila com George Russell.
The starting grid for Sunday’s Shanghai showdown 🤩#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/UGfZotzl7F
— Formula 1 (@F1) March 22, 2025
A Red Bull optou por quebrar o sistema de parque fechado e realizar uma mudança na suspensão do carro usado por Liam Lawson, a alteração fez com que o piloto neozelandês iniciasse a prova do pit-lane. A alteração tem por objetivo melhorar a condução do carro e ajudar o competidor em uma prova de recuperação.
As equipes sabiam do longo desafio que enfrentariam, ao longo do fim de semana vários erros foram observados, os pilotos estavam tentando entender a pista e seu asfalto novo. As estratégias têm tudo para serem desafiadoras para as equipes, principalmente por conta do desgaste elevado dos pneus.
Largaram com os pneus duros: Lance Stroll, Oliver Bearman e Liam Lawson. O restante do pelotão usava os pneus médios novos, a exceção era Fernando Alonso com um pneu usado.
A temperatura na pista estava na casa dos 36 °C, com 27 °C no ambiente.
Largada autorizada, Piastri manteve a ponta e mesmo com um traçado defensivo conseguiu se livrar de Russell. Na sequência Norris tomou a segunda posição, mas o piloto da Mercedes brigava para recuperar. Hamilton avançou para a quarta posição, com Leclerc, enquanto Verstappen caiu para o sexto lugar.
Leclerc atingiu Hamilton na largada, quando tentava se livrar do neerlandês. O piloto da Red Bull informou que a asa dianteira do monegasco estava danificada.
Perderam posições importantes depois da largada, Hülkenberg e Bortoleto, na sequência o piloto brasileiro precisou recorrer aos boxes, pois tinha extravasado os limites de pista e foi parar na brita. A Sauber devolveu o piloto para a pista, mas separado por mais de 28 segundos de Nico Hülkenberg.
Pierre Gasly, que perseguia Fernando Alonso, notou que o piloto enfrentava problemas nos freios. Na quarta volta o piloto espanhol foi forçado a abandonar a corrida.
LAP 5/56
📻 “No brakes, no brakes”
No luck for Alonso who returns to the pit lane and out of the race ❌#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/ovaFHvI1t4
— Formula 1 (@F1) March 23, 2025
Com cinco voltas os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Russell, Hamilton, Leclerc, Antonelli, Tsunoda, Hadjar e Ocon.
Os pilotos estavam presos no trenzinho do DRS e poucas batalhas aconteciam pela pista. Leclerc tentava atacar Hamilton, em busca da quarta posição. Ocon por sua vez perseguia Hadjar, enquanto Albon e Gasly estavam logo atrás do piloto da Haas, participando da batalha.
Na décima primeira volta, Pierre Gasly se dirigiu aos boxes para instalar os pneus duros. A asa dianteira de Leclerc estava danificada e começou a raspar no asfalto, desta forma, a equipe substituiria a peça no momento da troca de pneus.
Durante o giro seguinte foram aos boxes Tsunoda, Ocon e Doohan, todos partindo para o uso dos pneus duros. Pouco depois foi a vez de Antonelli e Hadjar, enquanto os líderes avançavam. Por ter parado antes, Tsunoda conseguiu ganhar a posição do piloto italiano em pista.
No giro 14, Lewis então foi aos boxes para substituir os seus compostos. Verstappen também tinha se lançado para o pit-lane. Na volta seguinte a McLaren optou por chamar Piastri e Russell acompanhou o então líder da corrida.
Com 15 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Albon, Piastri, Stroll, Sainz, Bearman, Russell, Lawson e Hamilton. Os líderes voltaram no tráfego, já que os adversários ainda não tinham parado. Ocon passou além dos limites de pista para superar Antonelli em pista.
A Ferrari optou por não substituir a asa dianteira de Leclerc, portanto a sua parada foi rápida e o monegasco conseguiu se manter à frente de Verstappen por mais de 2 segundos de vantagem.
Norris foi devolvido no tráfego e acabou se encontrando com Stroll. O piloto da McLaren foi atrapalhado no duelo direto com Russell e acabou perdendo a posição para o piloto da Mercedes.
LAP 16/56
Norris pits for fresh rubber but he can’t keep Russell behind him as he comes back out on track#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/j4cXL0u7SC
— Formula 1 (@F1) March 23, 2025
Com dezoito voltas, Norris concluiu a ultrapassagem em Russell e recuperou a posição em pista depois de um pit-stop ruim da equipe. Entre o britânico e Piastri, estava Alexander Albon, que permanecia com os pneus médios da largada.
Na vigésima volta, Piastri e Norris recuperaram a dobradinha da equipe, após ultrapassagem concluída em Albon.
A Ferrari com Hamilton optaram pela inversão de posições com Leclerc. O monegasco então assumiu a quarta posição para ter a liberdade de buscar Russell e por consequência o pódio. A inversão entre os companheiros de equipe aconteceu, pois o carro de Hamilton também estava danificado – um problema na asa traseira, com dano que surgiu provavelmente na largada, quando ocorreu o choque entre os companheiros de equipe. Albon então foi aos boxes na volta 22, para então instalar os pneus duros.
LAP 21/56
The two Ferraris have switched positions 🔀
Leclerc, who’s still carrying that front wing damage, is let through by Hamilton #F1 #ChineseGP pic.twitter.com/KggUnJvWNC
— Formula 1 (@F1) March 23, 2025
Com 25 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Russell, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Stroll, Bearman, Tsunoda e Ocon. Lance Stroll aproveitou o momento para superar Bearman em pista, após o piloto da Haas perder o controle do carro e tomar um x’s do adversário.
Duas voltas depois, Bearman se dirigiu aos boxes para substituir os pneus e tentar ganhar a posição de Stroll em pista. Leclerc por sua vez atacava Russell, podendo usar o DRS para atacar o adversário. Bortoleto foi aos boxes mais uma vez para instalar um novo conjunto de pneus duros.
O monegasco da Ferrari cometeu um erro e viu a distância entre ele e Russell ampliar para mais de 1s8 segundos. Leclerc precisaria mais uma vez construir a aproximação. Pouco depois, Lawson foi ultrapassado por Bearman, então o neozelandês recorreu aos boxes outra vez para então instalar um jogo novo de pneus duros.
Enquanto Stroll permanecia em pista sem fazer a parada obrigatória, Bearman se livrava dos adversários para recuperar as posições em pista. O piloto da Haas derrotou Doohan, para se tornar o décimo quinto colocado.
Hadjar fez a sua segunda troca de pneus no giro 35. Neste momento os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Russell, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Stroll, Tsunoda, Ocon e Antonelli. Instantes depois Tsunoda foi chamado pela Racing Bulls para também trocar os pneus.
A Aston Martin realizou a substituição dos compostos no carro de Lance Stroll, apenas na volta 14. O canadense partiu para o uso dos pneus médios.
A Ferrari parou Hamilton na volta 38, optando por trabalhar com um segundo jogo de pneus duros. A McLaren dominava a corrida, com Piastri contando com mais de 2s3 de vantagem para Norris, mas o britânico iniciava a sua aproximação no companheiro de equipe. Mais atrás, Bearman duelava com Gasly, tentando retornar ao top-10.
LAP 38/56
Hamilton has pitted again. It’s another set of hard tyres and he’s back out on track in P6 #F1 #ChineseGP pic.twitter.com/kIAm8SLLWU
— Formula 1 (@F1) March 23, 2025
Depois de um embate mais duro com o piloto francês da Alpine, o britânico encontrou espaço na pista para fazer a ultrapassagem na primeira curva do circuito.
Por conta do desgaste elevado dos pneus e a tentativa de fazer apenas uma parada, a corrida ficou um tanto engessada.
Com 44 voltas, Stroll tinha ultrapassado Sainz e se colocou logo atrás de Gasly, em busca de retomar o duelo que tinha com Bearman. O piloto da Aston Martin e da Haas estavam garantindo o entretenimento do trecho final da prova.
Duas voltas depois, Doohan e Hadjar quase se chocaram, quando o piloto da Racing Bulls tentava concluir a ultrapassagem, mas o piloto da Alpine jogou o adversário para fora da pista – e com isso ganhou uma investigação dos comissários.
Instantes depois, o carro de Yuki Tsunoda apareceu com a asa dianteira danificada, enquanto o japonês pressionava Sainz pela décima terceira posição, a peça quebrou sozinha por conta da perseguição. Yuki Tsunoda então foi chamado aos boxes para substituir a asa dianteira e retornou para a pita apenas ocupando a décima nona posição.
LAP 47/56
Tsunoda has a front wing issue and he heads back to the pits for repairs
Yuki’s a bit confused as to how he picked up the damage 🤷♂️#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/6eGVUU3mdD
— Formula 1 (@F1) March 23, 2025
Norris começou a sentir problemas nos freios e conversava com a equipe sobre o problema, que se acentuaria até o final da prova.
Doohan então foi punido por jogar Hadjar para fora da pista. O francês da RB sinalizava para o engenheiro as mudanças de direção realizadas pelo australiano em pista.
No giro 52, Leclerc passou a ser perseguido por Verstappen. O piloto da Red Bull tinha conseguido preservar os pneus para o trecho final da prova. Foi no giro seguinte que o holandês aproveitou o lado de fora da curva 2 para conseguir a ultrapassagem e assumir o quarto lugar.
Oscar Piastri recebeu a bandeirada na primeira posição, enquanto Norris precisou controlar o problema com os freios par cruzar a linha de chegada em segundo. A diferença entre os companheiros de equipe foi ampliada para mais de 9s7 até o final da corrida. Russell celebrou o pódio com a dupla da McLaren.
LAP 20/56 CLASSIFICATION
Albon, Stroll, Bearman and Hulkenberg have yet to pit#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/K3FIkZIrvz
— Formula 1 (@F1) March 23, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.