O incidente entre Jack Doohan e Gabriel Bortoleto na última volta da prova Sprint foi analisada pelos comissários e rendeu uma punição ao piloto australiano. O competidor recebeu 10 segundos e mais 2 pontos foram anotados na superlicença.
Doohan tentava uma ultrapassagem em Bortoleto no final da prova, quando atingiu o piloto brasileiro, fazendo o competidor ficar atravessado na pista na curva 14. Nico Hülkenberg, que estava logo atrás, danificou a sua asa dianteira em um contato com o equipamento da Alpine.
O piloto australiano, escalado como titular para temporada 2025 da Fórmula 1, está sofrendo uma grande pressão, por conta dos pilotos reservas que a Alpine tem em seu time. Franco Colapinto é cotado para assumir o assento do australiano se ele não corresponder em pista com o desempenho esperado.
Na corrida de abertura do campeonato, Doohan abandonou a prova ainda na primeira volta. O fim de semana na China também não tem sido dos mais fáceis, marcado por uma porção de erros, além do problema apresentado durante o TL1 – que gerou a necessidade da troca do motor.
Bortoleto e encaminhava para terminar a corrida na 16ª posição, mas com o toque caiu para o 18º lugar.
“Os comissários ouviram o piloto do carro 7 (Jack Doohan) e o piloto do carro 5 (Gabriel Bortoleto), representantes da equipe e revisaram dados do sistema de posicionamento, vídeo e determinaram o seguinte. Doohan tentou ultrapassar Bortoleto na parte interna da curva 12, mas travou no apex da curva e colidiu com Bortoleto”.
“Doohan sugeriu que estava no controle da ultrapassagem, mas a presença dos dois carros da Haas e a linha que eles tomaram comprometeram a sua tentativa de ultrapassagem.”
“Primeiro, como o carro tentava ultrapassar, a responsabilidade era de Doohan garantir que isso fosse feito de forma segura e conforme os regulamentos e as diretrizes. Em segundo lugar, aplicando as diretrizes de padrão de condução, Doohan não tinha o direito do apex da curva e deveria ter recuado. Aqui devido à velocidade em que ele se aproximou da curva para a ultrapassagem e o travamento e a subviragem resultaram em uma colisão, pelo qual Doohan foi predominantemente o culpado.”
“Portanto, impusemos a penalidade de 10 segundos com dois pontos de penalidade.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.