ColunistaFórmula 2Post

No retorno da Fórmula 2, Oscar Piastri conquista pole para corrida principal na Itália

Piastri teve uma ótima classificação e obteve a sua segunda pole. Destaque para Drugovich que foi o 5º enquanto Fittipaldi obteve a 13ª posição

A classificação da Fórmula 2 foi disputada nesta sexta-feira (10), Oscar Piastri conquistou a segunda pole da temporada, depois de anotar 1m32s199, repetindo o feito do GP da Inglaterra – quando a última etapa da categoria de base foi realizada.

A sessão foi bem disputada, os pilotos tiveram que buscar espaço na pista, justamente por conta do trânsito que se formou. Mas desde a primeira volta que poderia garantir a pole de Piastri, o piloto da Prema já mostrava muita força para assegurar a pole. No entanto, quando comparado com Robert Shwartzman, vale dizer que o russo vai começar a corrida da 12ª posição.

Jehan Daruvala vai estar ao lado de Piastri, ocupando a primeira fila no domingo, depois de repetir na classificação o bom desempenho apresentado já no TL1. Enquanto Guanyu Zhou levou o carro da UNI-Virtuosi para a terceira posição, com Liam Lawson em terceiro.

Destaque para Felipe Drugovich que esteve próximo do companheiro de equipe, o brasileiro conquistou a 5ª posição. Enquanto Ralph Boschung é o sexto, seguido por Théo Pourchaire que fez uma boa classificação, figurou nas primeiras posições, mas ficou com o sétimo lugar.

Dan Ticktum é o oitavo colocado, enquanto Jüri Vips se encaixou em nono e David Beckman que está em uma equipe nova, obteve a décima posição.

Enzo Fittipaldi que está em sua primeira prova da Fórmula 2, obteve a 13ª posição, em um bom desempenho com a Charouz que é uma equipe mediana no grid da categoria. 

Saiba como foi a classificação da Fórmula 2

A sessão de meia hora estimulou os pilotos a seguir para a pista logo, desta forma o trânsito era inevitável. Os pilotos estavam negociando espaço na pista, para conseguir abrir a volta rápida e estabelecer o melhor tempo para a classificação.

Com dez minutos de atividade, Oscar Piastri conseguiu encaixar uma boa volta anotando 1m32s402, mas alguns pilotos como Liam Lawson cometeram alguns erros, prejudicando a sua volta.

Alguns pilotos retornavam para os boxes depois de seis voltas, apostando na troca de pneus para dar continuidade na classificação, desta forma os dez primeiros eram: Piastri, Boschung, Ticktum, Lawson, Drugovich, Vips, Daruvala, Zhou, Shwartzman e Sato. Fittipaldi que estava realizando a sua estreia na categoria, era o décimo sexto colocado depois que anotou 1m33s229, chamando a atenção por estar separado por apenas 0s8 de Piastri.

Nos últimos dez minutos de atividade, os pilotos retornaram mais uma vez juntos para a pista depois de uma breve parada nos boxes, precisando negociar mais uma vez por espaço na pista. Lawson tentou fugir do bolo, cortando a pista para obter uma posição melhor neste final de classificação. Fittipaldi foi instruído para ficar atrás de um piloto mais rápido, buscando não ter a volta prejudicada.

LEIA MAIS: Preview da Fórmula 2 – As mudanças de pilotos para o GP da Itália

Pourchaire melhorou a sua volta, assumindo o quinto lugar com 1m32s647, com Boschung assumindo a segunda posição depois de anotar 1m32s553, enquanto Zhou tinha 1m32s589.

A disputa se intensificou nos últimos dois minutos, coma ponta se alterando rapidamente.  Piastri saltou mais uma vez para a ponta depois que anotou 1m32s199, seguido por Daruvala que cravou 1m32s199. Zhou era o terceiro colocado com 1m32s256. Fittipaldi apareceu na décima terceira posição com 1m32s965.

Uma grande diferença entre Shwartzman e Piastri, o russo da Prema ficou apenas com a décima segunda posição.

A pole obtida por Piastri vale para a prova do domingo. Na primeira Sprint do sábado, Beckmann puxa a liderança, pois conseguiu a décima posição, mas com a inversão do grid, ele ganha o direito de sair na pole. Um bom destaque para o piloto que está fazendo a sua primeira corrida com a Campos, depois de deixar a Charouz com a chegada de Fittipaldi.

Agenda F2 – Foto: Ale Ranieri/BP

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados