Às vésperas do GP da Itália, a Mercedes anunciou a renovação de contrato com Lewis Hamilton e George Russell, a dupla de pilotos seguirá trabalhando com o time alemão até 2025.
O heptacampeão mundial tinha contrato firmado com a Mercedes até o final de 2023, mas as negociações para manter o piloto no time estavam sendo discutidas, uma conversa que durou alguns meses por conta dos termos deste novo contrato. Hamilton demonstrou por várias vezes que ainda tem garra para se manter no esporte e seu desejo é continuar correndo por mais alguns anos. Até o final do novo contrato com a Mercedes, Hamilton terá 40 anos.
Hamilton faturou seis títulos em parceria com a Mercedes. Viveram uma grande fase juntos até 2020, mas após a mudança do regulamento, o time não conseguiu entregar um bom carro. Foram dois anos da Mercedes tentando arrumar o equipamento e apostando em um design falho. Hamilton debruçou no projeto em 2022, realizando uma série de testes e avaliações para a Mercedes continuar progredindo em pista.
A Mercedes faturou o seu último mundial de construtores em 2021 e desde então vem lutando para estar mais uma vez no topo, embora em 2023 seja a vice no campeonato, o time não conta com um carro para disputar o título com a Red Bull.
Lewis Hamilton fechou um novo acordo com a Mercedes, para guiar pela equipe por mais duas temporadas, buscando mais títulos para ambos. Hamilton conquistou 82 vitórias e 78 poles com a Mercedes, mas as suas marcas são ainda maiores e o piloto é visto com um dos competidores de maior sucesso no esporte. O piloto inglês completou dez anos ao lado da Mercedes em 17 de março deste ano.
“Sonhamos todos os dias em ser os melhores e dedicamos a última década juntos para alcançar esse objetivo. Estar no topo não acontece da noite para o dia ou em um prazo, é preciso comprometimento, trabalho duro e dedicação e foi uma honra entrar nos livros da história com esta equipe incrível”, mencionou Hamilton.
“Nunca tivemos tanta vontade de vencer. Aprendemos com cada sucesso, mas também com cada revés. Continuamos perseguindo nossos sonhos, continuamos a lutar, não importa o desafio, e venceremos novamente. Sou grato à equipe que tem me apoiou dentro e fora da pista. Nossa história não terminou, estamos determinados a alcançar mais juntos e não vamos parar até que o façamos.”
A Mercedes aproveitou o momento para confirmar a renovação do contrato com George Russell, garantindo que o time não sofrerá grandes mudanças nos próximos anos. O britânico é um projeto da Mercedes e desde que foi contrato pelo time para substituir Valtteri Bottas em 2022, vem realizando um bom trabalho com a equipe.
Russell conquistou a sua primeira vitória com a Mercedes durante o GP de São Paulo de 2022. Assim como Hamilton, Russell busca mais resultados com o time e sua parceria com a equipe deve ser duradoura.
“Cresci com esta equipe desde que entrei na Academia em 2017. É a minha casa e é fantástico estender nossa parceria até 2025. Depois de assumir o assento na Mercedes no ano passado, queria recompensar a confiança e a crença que Toto e o resto da equipe depositaram em mim. Conquistar minha primeira pole position e vencer uma corrida no ano passado foi uma sensação inesquecível. Mais importante ainda, tem sido ótimo trabalhar com todos em Brackley e Brixworth para progredir com nosso carro e impulsionar nosso desenvolvimento. Sua lealdade, visão e trabalho árduo são inspiradoras”, comentou Russell.
“Demos alguns passos significativos nos últimos 18 meses e estamos cada vez mais fortes como equipe. Estou animado para ajudar a continuar a construir esse impulso à medida que avançamos para 2024 e 2025, enquanto continuamos a nos concentrar em retornar à frente do pelotão.”
Sendo um dos pilotos com mais prestígio no grid, a possibilidade de Hamilton deixar a Mercedes foi amplamente explorada. Cogitaram o piloto na Ferrari e até mesmo uma aposentadoria do piloto – algo que quando acontecer, provavelmente modificará o grid da Fórmula 1.
No entanto, atualmente a Mercedes é a equipe que pode se recuperar no grid e travar uma disputa com a Red Bull. A Ferrari comete vários erros seguidos, impactando no campeonato, McLaren ainda está tentando se acertar após temporadas mais complicadas e a Aston Martin precisa ter um ritmo de atualizações como uma equipe grande para manter a sua competitividade. A Mercedes ainda é encarada como uma grande rival para a Red Bull.
“Continuar com a nossa atual formação de pilotos foi uma decisão simples. Temos a dupla mais forte do grid e ambos os pilotos estão desempenhando um papel crucial na equipe para nos levar adiante. A força e a estabilidade que proporcionam serão alicerces fundamentais para o nosso sucesso futuro”, disse Toto Wolff após anunciar a renovação do contrato com a dupla.
“Nossa parceria com Lewis é uma das mais bem-sucedidas da história do esporte. Sempre foi uma formalidade continuarmos juntos – e é estimulante para todos nós confirmar isso publicamente. Suas qualidades como piloto de corrida são ilustradas por seu notável histórico, mas ao longo dos anos que passamos juntos, ele cresceu e se tornou um pilar e líder de nossa equipe. Essas qualidades de liderança são cruciais à medida que nos concentramos em lutar novamente pelos campeonatos mundiais. Como maior estrela global da F1, ele também desempenhou um papel fundamental na definição dos nossos compromissos com a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade, que serão as bases do nosso sucesso nos próximos anos.“
“George é um líder de sua geração. Ele retribuiu a fé que demonstramos nele ao promovê-lo a uma vaga de corrida em 2022. Sua primeira pole position na Hungria e sua primeira vitória no Grande Prêmio em São Paulo foram momentos de destaque na temporada passada. Como piloto, ele combina velocidade aguçada com a tenacidade de um verdadeiro lutador. Mas ele traz também uma inteligência e atenção aos detalhes que o ajudarão a continuar a crescer, a desenvolver-se e a melhorar ainda mais. Ele se encaixa perfeitamente na equipe e estamos muito satisfeitos por ter estendido o relacionamento para os próximos anos.”
The Team is delighted to announce that Lewis and George will continue to lead its driver line-up in 2024 and 2025. 💪 pic.twitter.com/MSdlhUrOX7
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) August 31, 2023
Um Comentário