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McLaren aposta em reestruturação do departamento técnico depois de dispensar James Key

Após lidar com problemas em pista, McLaren dispensa James Key e aposta em processo para ajeitar a casa - tudo em nome da competitividade

Nesta quinta-feira (23) a McLaren comunicou o desligamento do diretor técnico, James Key, a alteração ocorre como início de um processo de reestruturação da equipe e a busca para construir uma base sólida a longo prazo. O time deseja estar em uma posição competitiva na Fórmula 1 e mostra que não está conformada com o declínio que está lidando.

Em julho de 2018 a McLaren confirmou que Key estaria com a equipe, atuando a partir de 2019 como Diretor Técnico, mas agora ele deixa a equipe após um acordo de efeito imediato.

A McLaren na Fórmula 1 está em busca de voltar a ser um time competitivo, que briga por pódios e vitórias, mas alguns problemas aconteceram no caminho e tem deixado o time longe do seu objetivo. A Mclaren entrou em 2023 já passando por grandes mudanças, como a saída de Andreas Seidl – alteração que era esperada mais para frente. Andrea Stella passou a assumir a função de chefe de equipe e segue avaliando as operações junto com o CEO Zak Brown como parte de um projeto que tem começado há vários meses.

James Key deixa a McLaren, a alteração ocorre com efeito imediato! – Foto: reprodução

Os números não deixam mentir, a McLaren foi terceira no campeonato de 2020, ocupou o quarto lugar em 2021 e o quinto em 2022, enquanto na temporada 2023 ainda não conquistou nenhum ponto.

Ao longo dos últimos anos, Carlos Sainz (ex-McLaren) e Lando Norris relataram por várias vezes a dificuldade para se adaptar aos carros construídos pela McLaren na F1 e o quanto isso acaba prejudicando a performance da equipe em pista. Era esperado que em 2022, um ano em que as equipes estão mais familiarizadas com o regulamento técnico, a McLaren extraísse mais do carro e brigar por uma melhor posição no campeonato, mas não foi o que ocorreu.

Nesta nova fase comunicada pela equipe, a McLaren optou por fugir de uma estrutura convencional com apenas um Diretor Técnico que acompanhará toda a operação. A nova organização será composta por três diretores especialistas que vão se reportar diretamente a Andrea Stella.

O primeiro é Peter Prodromou, com 32 anos de experiência na Fórmula 1, assume o cargo de Diretor Técnico de Aerodinâmica, liderando toda a parte de aerodinâmica do time. David Sanchez retornará à McLaren como Diretor Técnico de Conceito e Desempenho do Carro em 1º de janeiro de 2024, depois de uma década trabalhando com a Ferrari.

Neil Houldey é promovido para o novo cargo de Diretor Técnico de Engenharia e Design. Dando continuidade as alterações, Giuseppe Pesce foi promovido a Diretor de Aerodinâmica e terá a como tarefa apoiar o funcionamento do departamento de aerodinâmica se reportando a Prodromeu. Piers Thynne teve a sua função expandida, agora atuando como diretor de operações, acompanhado de perto por Stella.

Na tentativa de voltar ao topo, McLaren promove mudanças no departamento técnico – Foto: reprodução McLaren

“Olhando para frente, estou determinado e totalmente focado em levar a McLaren de volta à frente do pelotão. Desde que assumi a função de chefe de equipe, recebi o mandato de adotar uma abordagem estratégica para garantir que a equipe tenha uma base de longo prazo, para que possamos construi-la ao longo dos anos”, disse Stella.

“Essa nova estrutura fornece clareza e eficácia dentro do departamento técnico da equipe e nos coloca em uma posição forte para maximizar o desempenho, inclusive otimizando as novas atualizações de infraestrutura que teremos em 2023.”

A McLaren entrou no campeonato de 2023 enfrentando dificuldades logo nos testes de pré-temporada. A primeira corrida disputada no Bahrein foi desastrosa, com Oscar Piastri abandonando a sua prova de estreia e Lando Norris lidando com problemas durante toda a prova. A equipe também deixou a Arábia Saudita sem marcar nenhum ponto, por conta de incidentes que ocorreram no início da prova.

O time está correndo atrás para melhorar o desempenho do MCL60, mas lida com um conceito de carro desatualizado. As primeiras atualizações significativas devem ser entregues para o GP do Azerbaijão, mas que ocorre fora do período ideal, pois todas as alterações na parte de desenvolvimento foram feitas tardiamente.

Zak Brown acrescentou: “É importante agora garantirmos uma base sólida para a próxima fase de nossa jornada. Está claro para mim há algum tempo que nosso desenvolvimento técnico não se moveu em um ritmo rápido o suficiente para corresponder à nossa ambição de voltar à frente do grid.”

“Estou satisfeito porque, tendo concluído uma reestruturação completa com Andrea, agora podemos implementar a reestruturação necessária para colocar a equipe em movimento para reverter isso. Essas mudanças estratégicas garantem o sucesso de longo prazo da equipe e são necessárias para ver a McLaren voltar às vitórias.”

“Temos tudo se encaixando agora com nosso pessoal e infraestrutura e, ao lado de uma empolgante formação de pilotos, estou determinado a ver a McLaren voltar para onde deveríamos estar.”

A McLaren deixa claro que quer voltar ao caminho da batalha pelos títulos ainda em 2025. Em termos de infraestrutura a equipe tem como estar brigando pelas primeiras posições, além disso, a equipe está inserida em outras categorias e nelas consegue mostrar mais do seu potência.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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