A Fórmula 1 desembarca neste fim de semana no Japão, com um fim de semana sem Sprint, os pilotos têm mais tempo para avaliar os carros e se preparar para a classificação e corrida. Por ser uma pista sinuosa e desafiadora, para os competidores é importante compreender o funcionamento dos seus carros, principalmente após algumas mudanças realizados na pista para a prova de 2025.
A Red Bull e a Racing Bulls são o centro das atenções, por conta da mudança promovida entre Yuki Tsunoda e Liam Lawson. O piloto japonês ganhou a oportunidade de defender a equipe principal, após resultados ruins do neozelandês nas duas primeiras provas do ano. A RBR está em busca de pontuar de forma constante com os dois carros, para minimizar o impacto dos seus adversários terem ganhado tanto terreno.
Tsunoda está otimista e sabe que os treinos livres serão importantes, pois só conseguiu fazer dois dias de simulador antes do evento. A quinta-feira começou com Max Verstappen declarando que o foco da Red Bull precisa ser em melhorar o carro e torná-lo mais guiável e o problema efetivamente não são os pilotos. O equipamento está bem instável e é difícil tirar qualquer coisa neste momento.
LEIA MAIS: Para Verstappen, o problema da Red Bull está no carro, não nos pilotos
Apenas cinco equipes levaram algum tipo de atualização para o Circuito de Suzuka, Red Bull e Sauber são os times que contam com mais alterações. McLaren, Ferrari, Mercedes, Aston Martin e Alpine não levaram novas peças para a avaliação nesse circuito. Vale lembrar que é o início de uma rodada tripla.
Apenas cinco equipes levaram algum tipo de atualização para o Circuito de Suzuka!
McLaren, Ferrari, Mercedes, Aston Martin e Alpine não tem novidades para esse fim de semana. #F1noBP #F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/xoW7CmcbVQ
— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) April 4, 2025
Ryo Hirakawa assumiu o carro de Jack Doohan no Japão, para fazer o Treino Livre diante da sua torcida, desta forma dois pilotos japoneses participavam da sessão. A presença do competidor é bem relevante, por conta da sua experiência no Mundial de Endurance da FIA (WEC). Hirakawa é um dos pilotos reserva da Alpine para a temporada 2025, e tem auxiliado a equipe nos bastidores.
Driving for Alpine in FP1 👀
Reserve driver, Ryo Hirakawa takes part in his second-ever F1 practice session 💪#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/CfrC8HwmjO
— Formula 1 (@F1) April 4, 2025
Quando os carros foram liberados para a pista, Lando Norris conduzia um teste aerodinâmico para a McLaren, por conta do flow-vis espalhado na suspensão dianteira esquerda.
A dupla da Red Bull era a única a utilizar os pneus macios. Max Verstappen fechou a sua primeira volta na casa de 1m30s738, para assumir a liderança da sessão. Na sequência, Yuki Tsunoda ficou com a sétima posição, registrando o tempo de 1m32s571.
As rajadas de vento eram intensas ao longo da atividade, contribuindo para que os pilotos cometessem alguns erros. A tendência era ao longo do dia as rajadas ficarem mais intensas. Isso é importante, pois a pista passou por algumas mudanças, como o trecho recapeado – da última chicane até o final do primeiro setor, além de algumas áreas que contavam com grama sintética que ganharam brita, para delimitar melhor os limites de pista.
Apenas Fernando Alonso, Alexander Albon, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto, Liam Lawson e Lance Stroll trabalhavam com os pneus duros, o restante apostava nos pneus médios, enquanto apenas a Red Bull utilizava os compostos macios.
Com quinze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Leclerc, Norris, Alonso, Hamilton, Sainz, Hadjar, Albon e Gasly. O piloto da Mercedes assumiu a liderança com a marca de 1m29s616, usando os pneus médios, o britânico superou a marca que era de Verstappen em 0s074.
O novo piloto da Red Bull estava tentando descobrir os limites do carro, mesmo cometendo alguns erros, o competidor anotou 1m30s076, subindo para a sexta posição.
Adentrando na última meia hora, a dupla da Mercedes, McLaren, Williams e Bortoleto começou a trabalhar com os pneus macios. Russell melhorou ainda mais a sua marca, cravando o tempo de 1m28s809, para ampliar a diferença para Max Verstappen.
Na pista, a McLaren ainda estava brigando em algumas curvas. Piastri era o sexto colocado, após melhorar o seu tempo para 1m29s840, enquanto Norris ainda estava se encaminhando para usar os pneus macios.
Yuki Tsunoda apareceu na segunda posição com o tempo de 1m29s172, superando Andrea Kimi Antonlli. Tsunoda estava separado por 0s363 do atual líder da sessão. A Red Bull optou por trabalhar nesta sessão apenas com pneus macios.
Restando cerca de 23 minutos para o final da sessão, Norris cometeu um erro ao entrar na última chicane do circuito. O britânico extravasou os limites de pista e precisou abortar um bom giro no circuito. Pouco depois Alexander Albon saiu na curva 11, sujando os seus pneus.
Lando and then Alex! 😬
Separate moments through the gravel for Norris and Albon, but both keep their cars moving#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/02eROEe343
— Formula 1 (@F1) April 4, 2025
Os dez primeiros eram: Russell, Leclerc, Verstappen, Tsunoda, Alonso, Antonelli, Hamilton, Sainz, Lawson e Albon. Hirakawa na Alpine, era apenas o décimo oitavo, enquanto Pierre Gasly aprecia na décima quinta posição, para efeitos de comparação.
Instantes depois do seu erro, Norris abriu uma nova volta rápida, para surgir na liderança com a marca de 1m28s549, superando Russell em 0s163. Isack Hadjar conduzia um tste aerodinâmico para a Racing Bulls, com o flow-vis espalhado em parte da suspensão e freio dianteiro.
A sessão seguiu com grande parte do grid trabalhando com os pneus macios, tentando evoluir para um stint um pouco maior. Antes de Hirakawa retornar aos boxes, o piloto assumiu a décima segunda posição, com o tempo de 1m29s394, contra 1m29s547 de Gasly, que estava duas posições atrás do japonês.
Ao final da sessão, as equipes optaram por trabalhar com a simulação de corrida, em stints um pouco mais longos com os pneus médios ou macios
Com a atividade chegando ao final, Norris se manteve na liderança, acompanhado por Russell e a dupla da Ferrari que avançou na tabela de tempos, com Leclerc em terceiro, enquanto Hamilton era o quarto. Nesta sessão chamou a atenção para a proximidade entre alguns companheiros de equipe, como os pilotos da Red Bull e Williams.
Foi interessante vez que ao longo da atividade, mesmo com a Red Bull priorizando o uso dos pneus macios, Tsunoda foi avançando na tabela e conseguiu andar próximo ao novo companheiro de equipe. Também é interessante dizer que os dois competidores brigaram em alguns momentos com o carro, tentando manter o RB21 no traçado.
As equipes usaram essa sessão para entender um pouco mais sobre esse novo asfalto, bem como do comportamento dos pneus, mas foi apenas o início da coleta de dados.
Lando Norris sets the fastest time in FP1 👏
The full classification from first practice 👇#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/RH1ud0qNxP
— Formula 1 (@F1) April 4, 2025
A Fórmula 1 retorna nesta madrugada para a realização do segundo treino livre.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.