ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Hamilton lida mais uma vez em sua carreira com falas racistas, agora proferidas por Nelson Piquet

Nesta manhã de terça-feira (28) a Fórmula 1 e a FIA publicaram uma nota de repúdio após a fala racista do ex-piloto de F1, Nelson Piquet. Sir Lewis Hamilton já falou várias vezes durante a sua carreira que sofreu e ainda lida diretamente com o racismo.

A entrevista dada por Piquet ocorreu no ano passado, durante o Motorsport Talk. Nelson Piquet se referiu à Hamilton usando um termo com cunho racista em diversos momentos, enquanto explicava o incidente que aconteceu entre Lewis Hamilton e Max Verstappen durante o GP da Inglaterra. O termo utilizado na contextualização da fala ocorre de forma pejorativa e obviamente não pode ser aceito.

“A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade para com Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor”, disse a Federação Internacional de Automobilismo.

“Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma ou por qualquer parte e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito.  Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo que estamos comprometidos na F1”, disse a Fórmula 1 por meio de nota em suas redes sociais.

Em entrevista Nelson Piquet comenta incidente entre Hamilton e Verstappen, mas se refere ao piloto britânico como “neguinho” – Foto: reprodução

Ferrari e Aston Martin além da Mercedes acompanharam os comunicados da FIA e F1 mostrando que o racismo não pode ter espaço na sociedade e mais uma vez apoiando o piloto heptacampeão mundial.

Na temporada passada diversos ataques racistas ocorreram, principalmente em disputas mais intensas protagonizadas por Verstappen e Hamilton nas pistas. Bastava entrar nas redes sociais da equipe e em qualquer publicação do piloto para ver pessoas deixando vários comentários racistas.

LEIA MAIS: Sir Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário brasileiro

Hamilton tem sido uma voz muito importante no esporte, mas também se tornou uma figura necessária que também tem muita relevância fora do esporte. O piloto criou algumas iniciativas para combater o racismo e também criar mais diversidade no esporte. Desde 2020 o heptacampeão mundial e a Mercedes estão promovendo ações – A Mission44 e a Comissão Hamilton foram criadas, onde foi possível identificar o motivo que impede as pessoas negras de se desenvolver e ocuparem cargos melhores.

Atualmente Hamilton é o único piloto negro no grid e usa a plataforma oferecida pela categoria para discutir esses assuntos e promover a diversidade. Obviamente o inglês comentou esse episódio de Nelson Piquet.

“Vamos focar em mudar a mentalidade”, disse Hamilton em português.

Recentemente Hamilton foi nomeado cidadão honorário do Brasil, uma forma de reconhecimento após o piloto Britânico levantar a bandeira brasileira quando venceu o GP de São Paulo de 2022, igual ao ato de Ayrton Senna.

“É mais do que um termo. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não tem lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e algo a minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, seguiu o piloto.

Até este momento Nelson Piquet não se manifestou, mas o piloto sempre carregou essa fama de ser “autêntico” e não medir as palavras.

Além das notas de repúdio também os órgãos reguladores do esporte não informaram se vão realizar alguma medida, mas os fãs estão pedindo ao menos que o piloto brasileiro seja banido do paddock.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo