ColunistasFórmula 1Post

Red Bull anuncia o lançamento do RB17, o hipercarro projetado por Newey

A Red Bull entrará no mundo dos hipercarros, a Red Bull Advanced Technologies, o braço da engenharia de alto desempenho do Grupo Red Bull anunciou nesta terça-feira (28) os detalhes para o desenvolvimento do seu primeiro hipercarro.

O RB17 será um carro de dois lugares para otimizar o espaço e melhorar a experiência da sua condução na pista. Apenas 50 exemplares serão fabricados pelo Red Bull Technology em Milton Keynes. A produção está programada para começar em 2025 e será projetado por Adrian Newey.

O nome escolhido para hipercarro da Red Bull deveria ter sido usado na Fórmula 1 em 2021, entretanto, por conta da pandemia de Covid-19 e dos carros da temporada passada usarem muitas peças do modelo antecessor, a Red Bull batizou o carro de 2021 como RB16B. Nesta nova geração de carros que foram criados para 2022 o time austríaco chamou o seu novo modelo de RB18, desta forma o RB17 ficou inutilizado até este momento.

“O RB17 é um importante marco na evolução da Red Bull Advanced Technologies, agora totalmente capaz de criar e fabricar um carro com produção em série em nosso campus de tecnologia. Além disso, o RB17 marca a primeira vez que um carro com a marca Red Bull está disponível aos colecionadores”, disse Christian Horner.

O valor inicial do veículo está estimado em £ 5 milhões (cerca de R$ 32 milhões, na cotação atual). Ele contará com um motor híbrido V8, com 1.100 cv, envolto de uma estrutura composta de fibra de carbono, um pacote com o efeito solo mais avançado disponível. Outros detalhes técnicos do carro serão divulgados em outro momento.

“O RB17 demonstra tudo o que sabemos sobre a criação de carros campeões de Fórmula 1 em um pacote que oferece níveis extremos de desempenho em um carro de dois lugares. Impulsionado pela nossa paixão pelo desempenho em todos os níveis, o RB17 ultrapassa os limites técnicos e de design, muito além do que esteve disponível anteriormente para entusiastas e colecionadores”, disse Adrian Newey.

Além disso a Red Bull informa que os compradores do RB17 terão uma estreita associação com a equipe, podendo usufruir dos simuladores, além dos programas de desenvolvimento de veículos, treinamentos e experiências na pista. O RB17 terá suporte da fábrica para recursos de manutenção adaptáveis aos proprietários e o perfil individual de uso.

A criação desse carro será uma forma também para garantir os empregos e criar cargos em Milton Keynes, principalmente após a Fórmula 1 introduzir os tetos-orçamentários.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo