A Fórmula E contará mais uma vez com pit-stops em suas corridas. Nesta quinta-feira (23) foi confirmado pela categoria a utilização do PIT-BOOST durante o e-Prix de Jeddah, na Arábia Saudita, programado para os dias 14 e 15 de fevereiro.
Como mencionado anteriormente no Boletim do Paddock, após diversos testes realizados e sessões bem-sucedidas, ficou claro que esse era o momento para introduzir a novidade no campeonato. A novidade consiste em permitir que os carros recebam uma recarga rápida.
Segundo a Fórmula E, o pit-boost fornecerá um aumento de energia de 10% (3,85kWh) para os carros de corrida. A recarga rápida consiste em uma parada de 30 segundos – ou cerca de 600 kW no pit-lane, que vai mudar as estratégias da corrida.
Com a evolução dos carros e o aumento da autonomia das baterias, a Fórmula E deixou para trás a prática de realizar pit-stops para troca de carros, como acontecia na era Gen1. No lugar disso, foram introduzidos novos recursos, como o Modo Ataque, para tornar as corridas mais dinâmicas.
“Após um extenso processo de testes e simulação, estamos felizes em finalmente apresentar esta tecnologia revolucionária ao mundo. Ela marca uma das adições mais ambiciosas e impactantes não apenas para nossa série, mas para o automobilismo moderno”, comentou Alberto Longo, cofundador e diretor do campeonato, Fórmula E.
“O pit-boost desafiará equipes e pilotos a tomar decisões de alto risco sob intensa pressão. O potencial para ultrapassagens dramáticas, reviravoltas inesperadas e engenhosidade humana elevará a excitação de nossos fãs e mostrará o compromisso incansável da Fórmula E e da FIA com a inovação. Como uma categoria nascida para aprimorar a transferência de tecnologia da pista de corrida para a estrada, ela marca uma mudança radical para veículos de consumo e o potencial futuro do desempenho de EV.”
Diferente da Fórmula 1, a Fórmula E não utiliza pit-stops para troca de pneus, já que os compostos são projetados para durar toda a corrida. Assim, a categoria buscou alternativas para incrementar a dinâmica das provas, apostando na inovação do recarregamento rápido de baterias.
Desde que a ideia foi concebida, diversos testes foram realizados, alguns mais bem-sucedidos que outros. O objetivo era não apenas aperfeiçoar o sistema, mas também garantir que as equipes se sentissem confiantes e seguras para implementar essa nova tecnologia durante as corridas.
O pit-boost acontecerá em corridas selecionadas pela categoria, sendo obrigatória quando ocorrer rodadas duplas, mas apenas em uma das provas do fim de semana.
O pit-boost será obrigatório para todos os pilotos nas provas designadas, funcionando como um elemento adicional às regras existentes do Modo Ataque, permitindo que as equipes trabalhem com dois recursos estratégicos lado a lado.
Durante a realização do pit-stop, no máximo dois membros da equipe de box podem realizar o trabalho no carro, além de um integrante especificamente designado para controlar a parada e a liberação do veículo.
Apenas um carro por vez de cada equipe poderá realizar o pit-boost, eliminando a possibilidade de paradas simultâneas.
A FIA será responsável por determinar a janela em que o pit-boost poderá ser realizado, baseada em um valor específico do “Status de Carga” do carro. Essas informações serão comunicadas às equipes com 21 dias de antecedência de cada corrida.
How to Win a Grand Prix: From Pit Lane to Podium
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— Deborah Almeida 🏁 (@DehFlowers) January 23, 2025
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