GP da Áustria – Max Verstappen protagoniza prova agitada e chega a primeira posição na penúltima volta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

O Grande Prêmio da Áustria, disputado neste domingo (30) foi extremamente eletrizante, repetindo uma boa corrida, como a vista na temporada passada. Max Verstappen cruzou a linha de chegada na primeira posição, depois de ter uma péssima largada. O holandês acabou caindo para a sétima posição quando as luzes se apagaram e depois remou todo o pelotão, para finalmente disputar as últimas voltas com Charles Leclerc.

O holandês não mediu esforços, pressionou, tentou, jogou o carro para dentro e para fora. O holandês e o monegasco tocaram roda com roda e Verstappen levou a melhor. Desta forma o piloto da Red Bull viu a bandeira quadriculada primeiro. Leclerc estava até o momento liderando praticamente todas as voltas da prova.

No pódio Valtteri Bottas, foi o piloto com a prova mais apagada. Sebastian Vettel, ficou com o quarto lugar. O alemão sofreu com a equipe na sua parada de boxes. A Ferrari tentou conquistar a melhor volta, realizando uma segunda parada, ela não foi efetiva, mesmo assim ele conseguiu superar Lewis Hamilton. Desta forma, o inglês ficou com o quinto lugar, em seu pior resultado na temporada.

Lando Norris terminou em sexto em uma ótima performance para a McLaren; ousado, não mediu esforços para disputar espaço com as Mercedes no início da prova. Pierre Gasly terminou em sétimo, tomando volta do companheiro de equipe. Carlos Sainz após largar da última posição em pista, chegou à zona de pontuação com o oitavo lugar.

Desta vez os dois carros da Alfa Romeo, terminaram na zona de pontuação e Antonio Giovinazzi conquistou o primeiro ponto na Fórmula 1.

A Fórmula 1, retorna no dia 12 para o início do Grande Prêmio da Inglaterra.

lll Saiba como foi a Corrida na Áustria

Após as punições, o grid completo ficou assim: Leclerc, Verstappen, Bottas, Hamilton, Norris, Raikkonen, Giovinazzi, Gasly, Vettel, Magnussen, Grosjean, Ricciardo, Pérez, Stroll, Hulkenberg, Kvyat, Kubica, Albon, Sainz e Russell.

https://twitter.com/F1/status/1145319691256258560

Volta 1: Charles Leclerc largou muito bem, enquanto Verstappen perdia posições e se tornava o sétimo. Lando Norris foi disputar posição com Lewis Hamilton, que havia se tornado o terceiro colocado, o motor Mercedes falou mais alto e Norris não conseguiu sustentar a disputa. Kimi Raikkonen saltou para a quarta posição.

Antes do final da primeira volta, Verstappen havia caído para a oitava posição, mas conseguia recuperar ela, do companheiro de equipe.

Mais uma largada sem incidentes e com boas disputas.

Volta 2: Leclerc, Bottas, Hamilton, Raikkonen, Norris, Vettel, Verstappen, Gasly, Giovinazzi e Magnussen.

Volta 4: Lando Norris dificultou a vida de Sebastian Vettel, pois ele tentava de todas as formas se manter na quinta posição. O piloto da McLaren utilizou a asa móvel para tentar retomar a posição após a ultrapassagem do alemão. Mas ao final da volta, Vettel conseguia garantir a quinta posição.

https://twitter.com/F1/status/1145320872410042368

Volta 5: Foi a vez de Norris passar a disputar espaço com o carro da Red Bull de Max Verstappen e diferente de Vettel a ultrapassagem demorava mais para acontecer.

Volta 6: Sebastian Vettel pulou para a quarta posição, após ultrapassar Raikkonen.

Volta 7: Verstappen conseguia ultrapassar Norris.

Volta 8: Leclerc, Bottas, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Verstappen, Norris, Gasly, Giovinazzi e Pérez.

Volta 11: George Russell que havia largado dos boxes, disputava espaço com os carros da Haas, que estavam ocupando a décima sexta e décima sétima posições. O piloto da Williams, era o décimo oitavo.

Volta 12: Kevin Magnussen, foi aos boxes, abandonando os pneus macios e instalando os compostos duros.

Volta 13: Magunssen recebeu uma punição, por estar fora da sua posição de largada. O dinamarquês se posicionou a frente da faixa amarela. O piloto precisava cumprir uma passagem nos boxes.

Volta 14: Lando Norris passava a ser o sexto colocado, após ultrapassar Kimi Raikkonen.

Volta 18: Gasly tentava ultrapassar Raikkonen, mas o finlandês fazia o carro ficar largo, não deixando espaço para que o francês concluísse a ultrapassagem.

Volta 21: Robert Kubica seguia para os boxes, retornando com os médios.

Os pneus de Lewis Hamilton já estavam cheios de bolhas.

Volta 22: Valtteri Bottas e Sebastian Vettel, foram aos boxes, ambos passaram a utilizar os compostos duros.

https://twitter.com/F1/status/1145326118494515200

O pit-stop do alemão fora horrível, os pneus não estavam fora do protetor e os mecânicos acabavam demorando para concluir a troca. Desta forma, Vettel acabou retornando na oitava posição.

Volta 23: Charles Leclerc parava nos boxes e sua parada fora perfeita.

Volta 24: Era a vez de Kimi Raikkonen realizar a parada.

Volta 26: Lando Norris, Pierre Gasly e Lance Stroll haviam parado. O piloto da McLaren retornava de pneus médios.

Volta 29: George Russell fora para os boxes, mas a Williams teve um pequeno problema na execução da parada.

Volta 30: Hamilton seguia para os boxes e a equipe optava por além de trocar os pneus, também trocaram a asa dianteira. O inglês perdeu 8 segundos na parada. Assim o inglês perdia a posição para Sebastian Vettel.

Volta 32: Verstappen que estava na liderança, realizou a sua troca de pneus. Leclerc reassumia a liderança.

Volta 33: Leclerc, Bottas, Vettel, Verstappen, Hamilton, Sainz, Ricciardo, Norris, Gasly e Raikkonen.

Entre estes dez primeiros, apenas Sainz e Ricciardo não haviam passado nenhuma vez pelos boxes.

Volta 33: Leclerc tinha mais de 4 segundos de vantagem para o segundo colocado.

Volta 39: Ricciardo que ainda não havia parado, segurava Norris e Gasly.

Volta 41: Os pneus de Max Verstappen, já apresentavam bolhas.

Volta 45: Daniel Ricciardo fora ultrapassado por Pierre Gasly.

Volta 48: Verstaappen havia se aproximado de Sebastian Vettel e os dois estavam disputando a terceira posição no pódio. O holandês havia fritado um pouco os compostos, mas os seus pneus eram dez voltas mais novos que o do alemão.

Volta 50: Verstappen concluía a ultrapassagem.

Volta 51: Sebastian Vettel realizava mais uma parada e retornava com os pneus macios, na quinta posição.

Volta 53: Após todos pararem nos boxes uma vez, as posições eram: Leclerc, Bottas, Verstappen, Hamilton, Vettel, Norris, Gasly, Raikkonen, Sainz e Giovinazzi.

Volta 55: Max Verstappen começava a perder potência.

Volta 56: O holandês conseguia realizar a ultrapassagem em Bottas e se tornar o segundo colocado.

Volta 60: Leclerc se mantinha na frente com mais de quatro segundos de vantagem, mas Verstappen fazia de tudo para diminuir ela.

Volta 65: Max Verstappen conseguia andar a menos de dois segundos, atrás de Leclerc e o holandês partia para investir na primeira posição.

Volta 67: Leclerc e Verstappen conseguiam dar volta no Gasly, que era o sétimo colocado.

Volta 68: Verstappen estava colado em Leclerc.

Volta 69: Verstappen tocava com Leclerc roda com roda e o monegasco era ultrapassado pelo holandês. Leclerc acabava saindo da pista.

https://twitter.com/F1/status/1145340128933662720

Volta 70: Sebastian Vettel conseguia ultrapassar Lewis Hamilton e se tornava o quarto colocado.

Volta 71: Max Verstappen chegava na primeira posição, seguido por Leclerc e Bottas.

https://twitter.com/F1/status/1145342617275813888

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.