O Grande Prêmio de Abu Dhabi é o último circuito da temporada, mas desde que ele entrou no calendário da Fórmula 1, a festa de encerramento da categoria acabou alternando entre o Grande Prêmio do Brasil no período de 2011 à 2013.
Faz parte dos circuitos mais novos da Fórmula 1 e apenas foi introduzido na temporada de 2009, seu anúncio ocorreu ainda em 28 de junho de 2008 como a 19ª etapa do ano seguinte e consequentemente a corrida de encerramento. Foi também a primeira etapa noturna, iniciada às 17 h do horário local. Os holofotes precisaram ser ligados para está corrida e ela trazia a perfeita sintonia da mudança da luz natural, para a escuridão do anoitecer.
O circuito já recebeu algumas disputas de títulos, como em 2010 com o líder do campeonato Fernando Alonso perdendo a corrida para Sebastian Vettel, que conquistava a sua segunda vitória nesta pista. Em 2016 viu a disputa do título sendo decidida, a briga era entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton, o inglês venceu a prova, mas bastou o alemão estar em segundo para garantir o campeonato. Também viu a Red Bull conquistar o seu quarto campeonato de construtores em 2013.
#AbuDhabiGP 🇦🇪 MOST WINS
3 HAM, VET (📸 2010)
1 RAI, ROS#F1FastFact #F1 pic.twitter.com/mKLtUvGHoW— Formula 1 (@F1) November 21, 2017
lll Pneus e Pista
A superfície da pista é extremamente lista o que permite a escolha dos compostos mais macios para esta etapa, no entanto o calor é um agravante nesta época do ano e acaba ajudando na degradação dos compostos no início da corrida e à medida que a prova vai se estendendo noite a dentro as temperaturas vão amenizando.
Os primeiros dois setores são rápidos, pois é nesta parte que estão situadas as duas maiores retas da pista. Assim como no Brasil a prova é realizada em sentido anti-horário.
lll Corrida 2016
Foi uma temporada de reviravoltas, Nico Rosberg e Lewis Hamilton alternaram na liderança do campeonato, o inglês contou com 10 vitórias contra 9 do alemão, no entanto uma quebra de motor na Malásia, foram uma das provas que acabou tirando pontos importantes nesta disputa e mesmo com todas as vitórias que ele teve no final da temporada, o seu companheiro de equipe estava sempre encostado nele, para não abrir brecha nesta temporada e levar o título para a Alemanha.
Com poucos pontos de ultrapassagem neste circuito, Hamilton jogou com a cabeça, como líder da prova, ele era o piloto que ditava o ritmo da corrida, foi rápido o suficiente para vencer, mais deixou Rosberg a própria sorte para que os outros competidores ameaçassem o companheiro de equipe, pondo em risco o segundo lugar do alemão.
Todo mundo sabia da estratégia de Lewis, o pessoal nos boxes ficou extremamente preocupado, pois Rosberg poderia não terminar a prova. Hamilton seria rápido apenas se a ponta estivesse sendo ameaçada e foi assim dando as cartas do jogo, a ideia era empurrar o alemão para a quarta posição e desta forma ele conquistaria mais um título.
Rosberg acabou sendo cirúrgico nesta fase da prova, quando percebeu a aproximação dos rivais. Colou em Hamilton, mas tentou nenhum ataque e também não permitiu que Sebastian Vettel conseguisse ultrapassa-lo. Mesmo nas últimas 4 voltas sendo atacado pelo compatriota, ainda se via em uma margem segura para conseguir o título, se Vettel conseguisse o segundo lugar, o terceiro ele provavelmente não perderia mais.
Ao cruzar a linha de chegada, estava a meio segundo atrás de Hamilton e Sebastian Vettel a 0s8 atrás dele. Aí foi comemoração na certa, em um show de zerinhos e um agradecimento especial para Vivian, sua esposa. Retomou a memória o título do pai, Keke Rosberg em 1982.
FIGHT TO THE FINISH 🏆 🇦🇪
With a week until race day at the #AbuDhabiGP, re-live @nico_rosberg's dramatic title win at @ymcofficial one year ago 🎬
VIDEO >> https://t.co/wVB7fUnSZs pic.twitter.com/j1WaPPCQH9
— Formula 1 (@F1) November 19, 2017
No entanto 5 dias depois da sua vitória o piloto anunciava a sua aposentadoria das pistas, visando passar mais tempo com a família. A Mercedes correria atrás de um substituto e escolhia Valtteri Bottas para isso, fazendo Felipe Massa retornar as pistas por mais um ano.
When everyone remembers IT'S RACE WEEK 😀 🙌#F1Finale #AbuDhabiGP 🇦🇪 pic.twitter.com/H9pnokVjAa
— Formula 1 (@F1) November 20, 2017
boletimdopaddock.com.br/gp-de-abu-dhabi-nico-rosberg-campeao/4053
boletimdopaddock.com.br/diario-de-susie-wolff-na-estrada-com-vivian-rosberg/5163
boletimdopaddock.com.br/aposentadoria-de-nico-rosberg/4122
Key stats 📊
Session times ⏰
Race records 🏅Everything you need to know ahead of the #AbuDhabiGP 🇦🇪 >> https://t.co/C4kqVbnFDK pic.twitter.com/I8Yo1vjMA6
— Formula 1 (@F1) November 22, 2017