Horas após a apresentação no F1 75 live, a Ferrari já colocou o SF-25 em pista para a realização do shakedown. O carro guiado por Charles Leclerc na manhã foi liberado para completar algumas voltas no circuito de Fiorano.
Apostando em um tom de vermelho mais escuro, a Ferrari revelou a pintura escolhida para o modelo de 2025, durante evento organizado pela Fórmula 1, em Londres. O equipamento também ganhou faixas em branco, trazendo mais destaque para o modelo.
Leclerc foi escolhido para completar os primeiros 100 km do dia, enquanto Lewis Hamilton foi escalado para fazer o mesmo a tarde. Cada uma das equipes tem direito a 200 km de filmagens, mas a sessão é toda controlada, limitando a pilotagem dos competidores. O shakedown é uma forma que as equipes têm de verificar se os sistemas do carro estão operacionais, além de verificar se a posição do banco, volante e pedais está correta para os pilotos.
Hitting the track for the first time 👊
The SF-25 makes its debut in Fiorano! pic.twitter.com/Mnks5EcLrv
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) February 19, 2025
Os testes de pré-temporada serão realizados na próxima semana, no Bahrein, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, para que os times consigam coletar dados dos seus carros e se preparar para o campeonato.
O público compareceu em peso ao circuito de Fiorano, para acompanhar a sessão e ter a oportunidade de ver Lewis Hamilton mais uma vez em um dos carros da Ferrari. Desde o momento que o heptacampeão mundial teve a chance de guiar o primeiro carro da equipe italiana, os fãs têm demonstrado suporte e tentado aproveitar o máximo para acompanhar essa nova era.
Em termos de carro, o SF-25 foi repaginado para o campeonato de 2025. Loic Serra, diretor técnico de chassis da Ferrari explica: “O SF-25 é uma evolução do SF-24, o que nos deu um excelente ponto de partida para trabalhar. Dito isso, trabalhamos duro mudando 99% do carro, evoluindo sua arquitetura para maximizar o desempenho.”
“A suspensão dianteira pull-rod, é apenas a mais óbvia de muitas mudanças significativas. Podemos esperar que a próxima temporada seja muito disputada, com resultados decididos por milésimos de segundo. Estamos todos prontos para dar o nosso melhor para encontrar esses ganhos, mesmo os mínimos, que podem fazer a diferença. Estamos ansiosos para ser competitivos desde a primeira corrida”.
As mudanças realizadas pela Ferrari no equipamento, foi uma forma de introduzir soluções técnicas diferentes das adotadas no passado. A principal mudança está na suspensão dianteira, que muda de um design de push-rod, para a pull-rod.
A linha de raciocínio foi para o lado de limpar o fluxo de ar ao redor do carro, ao mesmo tempo que dá mais espaço para o desenvolvimento aerodinâmico adicional, que foi basicamente esgotado no modelo anterior.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.