O brasileiro Gabriel Bortoleto estreará na Fórmula 1 neste ano com a equipe Sauber. O piloto ainda não fez a sua primeira prova na categoria, mas já tem rendido alguns comentários, como a crítica que recebeu recentemente de Helmut Marko, consultor da Red Bull, sobre a sua performance.
No comentário, o austríaco disse à ServusTV: “Eu o classifico como um piloto B. Ele é um piloto muito inteligente, venceu o campeonato de Fórmula 3 [2023], mas com apenas uma vitória. Ele tende a ficar longe de problemas. Na Fórmula 2, ele teve apenas duas vitórias. Ele é um piloto que leva o carro para casa, tem uma sólida compreensão de estratégia e do gerenciamento de pneus, mas não vejo essa velocidade pura nele”.
Durante a temporada passada da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto foi evoluindo no campeonato, até chegar na liderança. Nas últimas etapas tinha como concorrente principal ao título, Isack Hadjar – mas pela sequência de erros do francês, não conseguiu competir de igual para igual com Bortoleto.
O protegido de Marko conseguiu uma vaga na Fórmula 1, promovido para a Racing Bulls, enquanto Liam Lawson tomou o lugar de Sergio Pérez na Red Bull.
Bortoleto respondeu ao consultor da Red Bull, quando perguntado nesta quinta-feira sobre o comentário recebido.
“Não me importo. Já vi isso e adoro desafios. Ouvindo isso de Helmut, ele é um cara que colocou muitos talentos na Fórmula 1 no passado, mas provavelmente, muitos pilotos não conseguiram estar na F1. Sinto respeito por ele, para ser honesto, pelos feitos com os pilotos que ele promoveu. Como Max Verstappen, que para mim é um dos maiores do esporte.”
“E todos podem ter opiniões, e vivemos em um mundo livre. Ele tem as opiniões dele sobre mim. Acho que provei porque tenho um lugar na Fórmula 1. Venci a F3 e a F2 como um estreante, E vou provar que ele está errado com o tempo”, afirmou Bortoleto.
“Nada que eu possa dizer para a mídia mudará a sua opinião, apenas meus resultados em pista podem fazê-lo e provar que o seu argumento está errado. Espero que ele admita que estava errado, pois estou apenas focado em fazer o meu trabalho e melhorar e fazer o que posso.”
A estreia de Bortoleto na Fórmula 1 não será com uma das equipes mais fortes do grid. A Sauber passou a última temporada se arrastando no final do pelotão e apresentou alguma melhora apenas no final do campeonato.
A chegada de Bortoleto ao time é visando principalmente o campeonato de 2026, quando a Fórmula 1 passará por uma nova grande mudança e com isso, a Audi estará presente no grid.
Outros estreantes este ano tem condições muito mais favoráveis que o brasileiro. Bortoleto neste primeiro momento poderá ser comparado ao desempenho de Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.