AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Bortoleto rebate crítica de Helmut Marko: “Vou provar que ele está errado”

O piloto novato da Sauber promete responder aos comentários de Marko em pista e espera que o consultor da Red Bull admita que estava equivocado

O brasileiro Gabriel Bortoleto estreará na Fórmula 1 neste ano com a equipe Sauber. O piloto ainda não fez a sua primeira prova na categoria, mas já tem rendido alguns comentários, como a crítica que recebeu recentemente de Helmut Marko, consultor da Red Bull, sobre a sua performance.

No comentário, o austríaco disse à ServusTV: “Eu o classifico como um piloto B. Ele é um piloto muito inteligente, venceu o campeonato de Fórmula 3 [2023], mas com apenas uma vitória. Ele tende a ficar longe de problemas. Na Fórmula 2, ele teve apenas duas vitórias. Ele é um piloto que leva o carro para casa, tem uma sólida compreensão de estratégia e do gerenciamento de pneus, mas não vejo essa velocidade pura nele”.

Durante a temporada passada da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto foi evoluindo no campeonato, até chegar na liderança. Nas últimas etapas tinha como concorrente principal ao título, Isack Hadjar – mas pela sequência de erros do francês, não conseguiu competir de igual para igual com Bortoleto.

O protegido de Marko conseguiu uma vaga na Fórmula 1, promovido para a Racing Bulls, enquanto Liam Lawson tomou o lugar de Sergio Pérez na Red Bull.

Bortoleto respondeu ao consultor da Red Bull, quando perguntado nesta quinta-feira sobre o comentário recebido.

“Não me importo. Já vi isso e adoro desafios. Ouvindo isso de Helmut, ele é um cara que colocou muitos talentos na Fórmula 1 no passado, mas provavelmente, muitos pilotos não conseguiram estar na F1. Sinto respeito por ele, para ser honesto, pelos feitos com os pilotos que ele promoveu. Como Max Verstappen, que para mim é um dos maiores do esporte.”

“E todos podem ter opiniões, e vivemos em um mundo livre. Ele tem as opiniões dele sobre mim. Acho que provei porque tenho um lugar na Fórmula 1. Venci a F3 e a F2 como um estreante, E vou provar que ele está errado com o tempo”, afirmou Bortoleto.

“Nada que eu possa dizer para a mídia mudará a sua opinião, apenas meus resultados em pista podem fazê-lo e provar que o seu argumento está errado. Espero que ele admita que estava errado, pois estou apenas focado em fazer o meu trabalho e melhorar e fazer o que posso.”

A estreia de Bortoleto na Fórmula 1 não será com uma das equipes mais fortes do grid. A Sauber passou a última temporada se arrastando no final do pelotão e apresentou alguma melhora apenas no final do campeonato.

A chegada de Bortoleto ao time é visando principalmente o campeonato de 2026, quando a Fórmula 1 passará por uma nova grande mudança e com isso, a Audi estará presente no grid.

Outros estreantes este ano tem condições muito mais favoráveis que o brasileiro. Bortoleto neste primeiro momento poderá ser comparado ao desempenho de Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo