Neste domingo (30) em Portland, a Fórmula E partiu para a conclusão da rodada dupla. Antonio Felix da Costa conquistou a sua segunda vitória do fim de semana e a terceira vitória consecutiva. O piloto português que começou o ano enfrentando vários problemas, melhora sua posição no campeonato e se coloca como um postulante ao título da 10ª temporada.
Ao final de uma corrida bem acidentada, Da Costa se posicionou na liderança e lidou com a pressão de Robin Frijns e Mitch Evans. O português sobreviveu ao duelo com os rivais para conseguir um grande resultado.
No sábado Da Costa venceu, mas foi sob outra circunstância, já que herdou a liderança depois de um erro de Nick Cassidy e a punição aplicada para Mitch Evans. No domingo o português lutou pela pole e apresentou um bom ritmo para obter o resultado.
Frijns começou a corrida da quarta posição, o piloto participou da troca de liderança, para celebrar o pódio, além de obter o mesmo resultado da corrida anterior.
Mitch Evans representou a Jaguar na terceira posição, salvando mais alguns pontos e melhorando a sua situação no campeonato. O neozelandês largou ocupando a 11ª posição, conservou a energia e chegou ao pódio. No entanto, o resultado tem um gosto amargo, pois no sábado foi punido pelo incidente com Jake Hughes. Evans poderia sair desta etapa como o líder do campeonato.
Pascal Wehrlein teve uma corrida dura, danificando o seu carro ainda no início da prova. O piloto seguiu nos duelos, conquistando o quarto lugar, para aproveitar mais uma corrida de Nick Cassidy fora dos pontos.
Jean-Eric Vergne que começou a corrida como o pole, obteve o quinto lugar com a DS Penske.
A situação do campeonato
Cassidy permanece com os 167 pontos, contra 155 de Mitch Evans. Pascal Wehrlein tem os mesmos 155 pontos que o neozelandês, contra 134 de Antonio Felix da Costa. Oliver Rowland que ficou de fora da etapa, obteve 131 pontos.
A Fórmula E realiza uma breve pausa, retornando entre os dias 19 e 21 de julho para a disputa da rodada dupla do e-Prix de Londres.
Saiba como foi a Corrida 2 do e-Prix de Portland
Para a realização desta etapa, os competidores passaram por uma nova classificação, o embate da pole foi travado entre Jean-Eric Vergne e Antonio Felix da Costa, onde o piloto da Penske faturou a chance de começar a corrida da posição de honra.
Sam Bird foi o terceiro colocado com a McLaren, seguido por Robin Frijns. Jake Hughes fez uma boa classificação, mas não repetiu a atuação do sábado, desta forma o piloto da McLaren ficou com quinto lugar para a largada.
💪 JEV on Pole
👀 DAC on the front rowHow we line up ahead of Round 14 at the @Hankook_Sport #PortlandEPrix 🇺🇸 pic.twitter.com/rxgTvBWA2z
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Existia muita expectativa para a prova deste domingo, principalmente após Nick Cassidy perder a vitória enquanto completava a última volta da prova do sábado. Depois de uma grande movimentação por trocas de posição, a corrida começou a tomar forma depois da volta 16. Cassidy liderava com segurança, contando com Mitch Evans atrás, mas acabou rodando sozinho e perdeu a ponta.
Caio Collet começou a prova deste domingo ocupando apenas a 22ª posição, diferente da boa sessão realizada no dia anterior.
Quando a prova iniciou, os pilotos se prepararam para o duelo de 26 voltas. Vergne não conseguiu sustentar a ponta, pela reação dos outros competidores. Da Costa aproveitou a chance de saltar para a ponta e liderar os primeiros metros da pista, até que Vergne voltou para a ponta.
Os duelos seguiram, Hughes também passou para a ponta, enquanto o piloto da Porsche e DS Penske recuavam. As posições foram se alternando, principalmente na reta principal do circuito, quando os competidores espalhavam pelo traçado.
Na terceira volta os pilotos começaram a utilizar o Modo Ataque, para se livrar dessa potência extra e conservar energia para o final da prova. Desta vez os pilotos contavam com seis minutos de tempo de ativação.
Durante o sexto giro, Pascal Wehrlein perdeu a asa dianteira, quando acertou um dos carros da Mahindra e passou a fazer o restante da prova sem a peça. Na sequência, Sam Bird foi aos boxes, com o carro danificado por atingir a asa dianteira de Wehrlein que ficou solta na pista.
A liderança mudava de mãos conforme a corrida avançava. Jake Hughes cometeu um erro ao atacar a zebra e acabou recuando para a quinta posição.
HUGHES NOW OFF! 😮
Bird’s teammate runs wide at Turn 6 and rapidly slides down the grid at the @Hankook_Sport #PortlandEPrix. pic.twitter.com/TtQCEY0Q4n
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Sébastien Buemi foi punido por uma infração técnica, recebendo um Drive Though, pagando pela infração cometida na décima volta.
Com doze voltas, os dez primeiros eram: Frijns, Müller, Vergne, Da Costa, Mortara, Hughes, Wehrlein, Fenestraz, Dennis e Nato. A corrida seguiu e entre os primeiros colocados, apenas Mortara ainda contava com uma ativação de Modo Ataque.
No giro 14, aconteceu uma mega incidente, prejudicando a prova de Cassidy, De Vries, Collet e Hughes. O piloto da Jaguar mais uma vez tinha uma prova prejudicada. A prova acabou para o holandês da Mahindra e o inglês da McLaren.
Traffic jam in the pits! 🤯
Cassidy, Dennis, de Vries and Collet all head back to the pit lane after sustaining damage in the melee.@Hankook_Sport #PortlandEPrix pic.twitter.com/Oh20lIV3CN
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Na volta seguinte, Mortara extravasou os limites de pista, por conta de um pneu furado.
A corrida deste domingo seguia bem acidentada. Com 18 voltas, os dez primeiros eram: Da Costa, Wehrlein, Vergne, Frijns, Evans, Müller, Di Grassi, Günther, Nato e Fenestraz. A direção de prova tinha vários incidentes para verificar e foi neste momento que a categoria informou a punição para o franco argentino da Nissan, por forçar Hughes para fora do traçado, com isso, cinco segundos seriam adicionados no final da prova.
O Safety Car pintou na pista na volta 19, reagrupando o pelotão. A direção de prova precisou acioná-lo, pois existiam muitos destroços em pista por conta dos acidentes.
A relargada aconteceu no final da 20ª volta e Frijns teve a chance de comboiar o restante do pelotão. Mas a liderança não durou muito tempo, pois logo Da Costa saltou para a ponta. A prova se aproximava do final, então os pilotos precisavam eliminar a ativação do Modo Ataque e controlar a bateria para fazer a volta adicional da prova.
🟢 We are racing once again in Portland! 🟢
The @PorscheRaces Safety Car is in and Frijns leads the grid at the restart, but da Costa quickly poaches the race lead! @Hankook_Sport #PortlandEPrix pic.twitter.com/pecRpQjyuu
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Os pilotos da McLaren de fato abandonaram, com Bird seguindo aos boxes no giro 23.
Cassidy tentava aproveitar a proximidade dos pilotos, mas tinha dificuldade para fazer as ultrapassagens, pois a corrida já estava em outro patamar, pela questão do gerenciamento da bateria.
A prova seguiria até a volta 27. Da Costa tentava segurar Evans e Frijns, para Wehrlein ter alguma chance de obter mais pontos, enquanto Cassidy não conseguia entrar na zona de pontuação.
Di Grassi também foi punido com cinco segundos, por forçar um adversário para fora da pista.
Na volta final, Da Costa liderava a corrida, com o piloto da Envision na sua cola. Eles fizeram o giro quase se tocando. O português obteve a sua terceira vitória consecutiva.
Frijns e Evans completaram o pódio.
O piloto da Porsche se coloca em posição de brigar pelo título da 10ª temporada.