Nos últimos anos, muito tem se fala de como algumas punições são aplicadas na Fórmula 1, ou dos regulamentos que não são seguidos de forma adequada. Em 2021 vários embates entre Max Verstappen e Lewis Hamilton não foram adequadamente punidos e desde daquele momento era possível prever que precedentes foram criados para atrapalhar o esporte mais adiante.
Por várias corridas, a conversa pós-corrida se limitava ao fato dos comissários não punirem adequadamente, prejudicando claramente o desenvolvimento da temporada em nome do entretenimento.
O GP da Áustria e 2024 abriu margem para novos questionamentos. Por um erro da Red Bull, Max Verstappen perdeu a vantagem que tinha estabelecido para Lando Norris, quando realizou a segunda parada nos boxes. Combinado por um erro do próprio holandês, Norris pode atacar o adversário para buscar uma vitória.
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— McLaren (@McLarenF1) July 1, 2024
Por várias voltas Norris reclamou da forma defensiva como Verstappen estava tentando manter a posição, se movendo nas freadas, mudando de direção mais de uma vez. Com dois pilotos fazendo de tudo para obter o resultado na Áustria, uma batida entre eles aconteceu. O holandês fechou Norris e o toque ocorreu na volta 64, os dois pilotos acabaram com pneus furados, mas o carro da McLaren ficou mais destruído, além da asa dianteira danificada, o assoalho do carro também quebrou pelos pedaços de borracha que se soltaram do pneu.
Verstappen retornou para a pista, embora não estivesse duelando mais pela vitória, salvou um quinto lugar, se beneficiando em uma prova que o atual vice-líder do campeonato tinha abandonado. A direção de prova aplicou apenas uma punição de 10 segundos para Verstappen, que não trouxe nenhuma mudança para a corrida e ainda deixou uma sensação de impunidade.
Max terminou a corrida ocupando a quinta posição e tinha uma boa distância para Nico Hülkenberg, que não afetou em nada o resultado da prova.
Norris por sua vez, ainda foi punido pelos limites de pista, recebendo cinco segundos. Para não gerar um problema maior, antes do piloto de fato abandonar, a McLaren cumpriu a punição.
Os dez segundos de Verstappen saíram baratos e a McLaren tem a visão que algo precisa ser feito, pois sem punições adequadas, mais problemas como o da Áustria vão se repetir em mais provas, principalmente agora que Verstappen principalmente agora que o holandês tem um adversário.
“Todo mundo [sabe] quem é o responsável. Exceto um grupo de pessoas. Mas o problema por trás disso é que se você não abordar essas coisas com honestidade, o problema voltará”, comentou Andrea Stella após o encerramento da prova.
“Eles voltaram hoje porque não foram abordados adequadamente no passado, quando houve algumas brigas com Lewis que precisavam ser punidas de forma mais severa. Assim, você aprende a correr de uma certa maneira, que [é] justa e honesta.”
Quando a prova encerrou, Christian Horner tentou atribuir a culpa do incidente para Norris: “[Norris] não se comportou corretamente lá, Max. Desesperadamente azarado, especialmente aqui [na corrida em casa da RBR], mas você deu o seu melhor.”
As equipes geralmente têm o perfil de aliviar os erros dos seus pilotos, mas por várias vezes a Red Bull criou uma fortaleza em seus principais competidores, tentando eximi-los da culpa. A atitude colaborou muito para que vários acidentes acontecessem na temporada 2021, e se repetissem, justamente pela falta de impunidade. Gerando aquele sentimento que quando é com a equipe taurina, as punições não são adequadas.
Na prova da Áustria mesmo, a RBR liberou na primeira parada, Verstappen em cima de Norris. A liberação insegura é vista como algo grave, pois o acidente de dois carros no pit-lane pode machucar várias pessoas que estão trabalhando naquele espaço. O lance entre Verstappen e Norris foi avaliado, mas os comissários optaram por não dar nenhuma penalidade ao holandês, deixando mais uma chance passar.
“São muitos episódios. O fato é que temos tanto respeito pela Red Bull, tanto respeito por Max, eles não precisam fazer isso… Essa é a maneira de comprometer a sua reputação. Por que você faria isso?”, seguiu Stella.
Neste ano a FIA tem punido algumas colisões com 10 segundos, combinados aos pontos da superlicença. Foi exatamente isso que fizeram com Verstappen, mas o que vem sendo questionado é a efetividade da punição. Talvez, o mais adequado seria não uma punição em tempo, mas algo que gerasse a perda de posições no GP da Inglaterra, já é o holandês teve a plena chance de terminar a corrida e não perderia posições na linha de chegada.
“Os regulamentos devem ser aplicados de uma forma que seja eficaz. Porque quando um carro sai da corrida como consequência de um acidente, a punição precisa ser proporcional ao resultado”.
Stella acredita que se Verstappen em alguma de suas defesas pela posição fosse alertado pela direção de prova com uma bandeira branca e preta, não teria prosseguido com o duelo tão duro. No entanto, muito das liberdades que o piloto tem hoje, foi pelas infrações que não foram tão bem punidas em 2021 e todos deixaram passar.
“Eles não eram advertidos porque simplesmente as regras não eram aplicadas. Teria sido o suficiente para avisar Max [por frear], com uma bandeira preta e branca: ‘então não faça isso de novo. E ele teria sido mais prudente por fechar a porta para Lando.”