ColunistaIndyPost

Alex Palou retorna à liderança da Fórmula Indy com vitória em Road America

Espanhol lucrou com falha no câmbio do carro de Josef Newgarden na penúltima volta e garantiu o triunfo que lhe coloca no topo do campeonato

Foi a segunda vitória na categoria e na temporada para Palou (Joe Skibinski/Indycar)

Mais uma vez, a sorte voltou a sorrir para a Ganassi e fechar a cara para a Penske. O fim de semana em Road America foi dominado por Josef Newgarden, que buscava por um fim ao jejum de vitórias da sua equipe. No entanto, um problema no seu carro faltando duas voltas do fim, acabou lhe tirando da disputa. Assim, a vitória ficou com Alex Palou, que garantiu seu segundo triunfo em 2021 e assumiu a liderança do campeonato.

Newgarden largou na pole e foio líder por quase toda a prova. O único piloto a manter um ritmo próximo o bastante para ameaça-lo era justamente Palou. Todavia, o piloto da Penske tinha a disputa sob controle, mesmo com as bandeiras amarelas e com os oponentes que tentavam estratégias diferentes.

 

Kevin Magnussen chegou a liderar a prova, mas abandonou com problemas mecânicos (James Black/Indycar)

Um dos que tentaram algo diferente foi o estreante Kevin Magnussen. O dinamarquês que substituiu o lesionado Felix Rosenqvist e estreava na Fórmula Indy chegou a liderar a prova por algumas voltas, mas após a parada nos boxes, o piloto da McLaren SP abandonou com problemas mecânicos.

Na parte final, um grupo formado por Max Chilton, Takuma Sato, Oliver Askew e Jack Harvey tentou uma estratégia diferente de economia de combustível, mas sem a bandeira amarela, foram forçados a parar nos boxes.

Josef Newgarden liderou a maior parte da prova, mas acabou superado após problema no câmbio (Joe Skibinski/Indycar)

Porém, faltando quatro voltas para o fim, Ed Jones rodou após um problema de suspensão e causou a bandeira amarela. Na relargada, o câmbio de Newgarden começou a falhar e ele foi facilmente superado por Palou. Nas curvas seguintes, o resto do pelotão foi o superando à medida que o câmbio do carro da Penske não conseguia engatar a sexta marcha.

Enquanto isso, Palou disparava na frente e confirmava a sua segunda vitória na carreira e na temporada. Além disso, o espanhol foi beneficiado pela corrida discreta de Pato O’Ward (que terminou apenas em nono) e assumiu a liderança do campeonato de pilotos.

A próxima etapa da Fórmula Indy será daqui a duas semanas, no feriado da Independência dos Estados Unidos, com etapa realizada no circuito de Mid-Ohio.

Classificação da etapa de Road America:

Aqui!

Classificação do campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 349
2 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 296
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 296
4 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 261
5 – Simon Pagenaud (FRA) – Penske/Chevrolet – 255
6 – Rinus Veekay (NED) – Ed Carpenter/Chevrolet – 243
7 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 242
8 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 239
9 – Graham Rahal (EUA) – Rahal-Letterman-Lanigan/Honda – 228
10 – Takuma Sato (JAP) – Rahal-Letterman-Lanigan/Honda – 206

Mostrar mais

Eduardo Casola

Jornalista formado na Universidade de Sorocaba (Uniso) e apaixonado por esporte a motor desde quando se conhece por gente. Apenas um rapaz que gosta de uma boa corrida e de uma boa história!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados