ColunistasFórmula 1Post

Sainz forma dobradinha com Leclerc na França e Ferrari encerra sexta-feira na liderança

Ferrari e Red Bull demonstram um ritmo forte em Paul Ricard, mas equipe italiana emplacou sua dupla de pilotos na liderança

Novamente a Fórmula 1 voltou para a pista nesta tarde, seguindo a verificação dos carros e uma preparação mais direta para a classificação e a corrida. O calor tomou conta da atividade e as equipes aproveitaram para analisar mais uma vez a situação dos pneus.

Os pilotos da Ferrari estão demonstrando um bom ritmo no traçado, mas a proximidade com a Red Bull também mostra que o time italiano terá um desafio pela frente para buscar uma vitória neste fim de semana. Calos Sainz ficou com a liderança ao anotar 1m32s527, se sustentando na ponta ao superar Charles Leclerc por 0s101. O espanhol já sabe que tem uma punição para cumprir no domingo, pois a Ferrari realizou a troca de um elemento do motor do seu carro – Sainz pode passar por novas trocas ao longo do fim de semana.

Max Verstappen ficou na terceira posição, enquanto Sergio Pérez apareceu apenas no décimo lugar. O mexicano não encaixou uma volta rápida com os pneus macios e logo deu início a sua simulação de corrida. Por outro lado a Mercedes está andando cada vez mais forte, George Russell foi o quarto colocado, acompanhado por Lewis Hamilton.

A McLaren começou o fim de semana de forma positiva, Lando Norris foi sexto colocado, com Daniel Ricciardo em nono. A equipe Papaya também forneceu um novo conjunto de peças novas para os seus carros, algo que pode ajudar a melhorar a performance do MCL36, desta forma, avaliar o novo pacote e começar com um resultado positivo é importante para a McLaren.

Pierre Gasly tem se sentindo confortável nesta sexta-feira, o francês ficou com a sétima posição. Yuki Tsunoda foi apenas o décimo quarto colocado, mas para o TL2 contava com as novas peças no carro. A AlphaTauri deixou Gasly realizar uma avaliação do carro, antes de instalar as atualizações no carro de Tsunoda. O time italiano espera que os pilotos não lidem com batidas, pois não tem peças extras. Kevin Magunussen foi oitavo colocado, em um bom resultado para a Haas.

Por outro lado, o grid ainda segue muito variado, com os pilotos tendo performances distintas. Alexander Albon que começou o fim de semana muito bem, fechou o TL2 no décimo sexto lugar, posição que estamos mais acostumados a ver os pilotos da Williams, enquanto a Aston Martin aparenta algum ganho.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 08h (do horário de Brasília) para a realização do TL3.

Saiba como foi o TL2 em Paul Ricard 

As temperaturas estavam bem altas quando a atividade começou na pista ela tinha chegado aos 55°C, com 31°C no ambiente. Assim que o pit-lane foi liberado os pilotos seguiram para a pista. Valtteri Bottas retornou ao seu carro depois de ceder o seu equipamento para Rorbert Kubica e completar algumas voltas. Lewis Hamilton também pode guiar o W13 no TL2, pois De Vries participou do TL1.

Bottas abriu a tabela de tempos ao registrar 1m36s887, mas rapidamente os pilotos estavam registrando marcas melhores. Fernando Alonso era o líder com 1m35s531. Os pilotos começavam a sessão usando principalmente os pneus médios, enquanto Ricciardo, Stroll e Latifi estava avaliando os compostos duros.

Após dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Alonso, Ocon, Gasly, Schumacher, Russell, Norris, Zhou, Magnussen, Bottas e Latifi. Apenas Albon, Tsunoda, Leclerc, Pérez, Verstappen e Sainz ainda estavam sem tempo aferido neste início de atividade.

Russell que continuava com os pneus médios, conseguiu saltar para a primeira posição ao registrar 1m34s810. Kevin Magnussen aparecia na segunda posição ao aferir 1m35s386, enquanto Mick Schumacher tinha rodado, pois perdeu o controle do carro na curva 11.

Leclerc deixou os boxes para na sequência obter 1m34s182, superando Russell em 0s628. Alexander Albon voltou a chamar a atenção com a Williams pois o piloto retornou ao Top-10, ocupando então o quarto lugar, pois registrou 1m35s107 com os pneus médios.

Com cerca de 20 minutos de atividade completadas, Verstappen obteve 1m34s172. Carlos Sainz apareceu na ponta usando os pneus macios, registrando 1m32s322, para superar o holandês da Red Bull por 0s850. Após uma breve pausa nos boxes os pilotos começaram a retornar para o traçado com os pneus macios, como Albon, Stroll, Ocon, Latifi, Leclerc e Vettel já com os pneus de faixa vermelha instalados.

Após 30 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Magnussen, Gasly, Ricciardo, Verstappen, Alonso, Bottas, Vettel e Stroll. Neste momento praticamente todos os pilotos estavam usando os pneus macios. Sainz voltou a superar o seu companheiro de equipe ao registrar 1m32s527.

A sessão seguiu, nos últimos 20 minutos Sainz instalou os pneus médios para seguir a verificação do carro e dos compostos. Pérez finalmente instalou os pneus macios na atividade, enquanto outros pilotos estavam voltando a sua atenção para as simulações de corrida.

Pérez que estava no final da tabela, conseguiu registrar apenas 1m34s060 para ocupar o décimo lugar, o mexicano tem demonstrado uma certa dificuldade para guiar o carro após as últimas atualizações que foram realizadas.

O grid foi substituindo mais uma vez os pneus macios pelos médios, trabalhando um stint mais longo para a verificação da durabilidade do composto. Acredita-se que nesse fim de semana os pilotos vão precisar ao menos de duas paradas para completar a prova, mas na Áustria que tinham temperaturas mais amenas, algumas equipes trabalharam com três parada – neste sentido é necessário levar em consideração o calor intenso que tem feito na pista.

Leclerc começou a perseguir Ocon para também atestar o comportamento do carro atrás de um rival, além dos pneus. Ainda é difícil dizer quem estará na frente na corrida, mas certamente ficar atrás será ainda mais complicado para os pneus.

Já com o cronômetro zerado, Russell perdeu um pouco o controle do carro e extravasou os limites de pista.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo