ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen conquista pole em Ímola, seguido de perto por Oscar Piastri e Lando Norris

Em classificação disputada, McLaren apresenta bom ritmo e fatura segundo e terceiro lugar para brigar com Max Verstappen no domingo

Neste sábado (18) em Ímola, Max Verstappen conquistou a 39ª pole da carreira anotando 1m14s746. O holandês superou as dificuldades dos treinos livres, para conquistar o direito de começar mais uma prova da liderança. Com o feito, o piloto da Red Bull atinge o recorde de Ayrton Senna, obtendo oito poles consecutivas na categoria – uma em Abu Dhabi 2023 e sete em 2024.

No entanto, o destaque real desta sessão, fica por conta da dupla da McLaren. Depois da grande performance em Miami, onde Lando Norris faturou a vitória, repetiram um bom ritmo e Oscar Piastri dividirá a primeira fila com o piloto da Red Bull, para desafiá-lo no domingo.

O australiano conseguiu superar Lando Norris, com o tempo de 1m14s820, em uma diferença de apenas 0s074 para Verstappen. Norris ficou separado por apenas 0s091 do líder. A dupla se revezou neste fim de semana para coletar dados sobre as novas peças que foram introduzidas, além de se preparar o máximo possível para a corrida que está pela frente.

Correndo em casa, a Ferrari obteve o quarto lugar com Charles Leclerc e a quinta posição com Carlos Sainz. Os pilotos da equipe italiana até tentaram obter um resultado melhor, importante neste circuito tão travado, mas a McLaren mostrou que tinha mais ritmo.

George Russell foi o sexto colocado com o carro da Mercedes, seguido de perto por Yuki Tsunoda que teve mais uma performance de destaque em uma classificação em 2024. Lewis Hamilton começa a prova deste domingo ocupando o oitavo lugar, acompanhado por Daniel Ricciardo da Racing Bulls e Nico Hülkenberg da Haas. Sergio Pérez não avançou para o Q3, sendo apenas o décimo primeiro colocado.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP da Emilia-Romagna.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 1 em Ímola

O dia começou com a realização do TL3 da Fórmula 1, em uma atividade dominada pelos pilotos da McLaren, com liderança de Oscar Piastri.

A atividade foi marcada por duas bandeiras vermelhas, provocadas por Fernando Alonso e Sergio Pérez que foram parar na brita. O mexicano da Red Bull encontrou a barreira de contenção, danificando um pouco a parte frontal do equipamento. No caso de Alonso, rendeu a troca do motor e do câmbio.

Quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 42°C, com 24°C no ambiente.

Q1

Assim que a classificação foi iniciada, os competidores começaram a partir para o traçado. George Russell da Mercedes optou por usar os pneus médios, enquanto o restante do pelotão usava os pneus macios.

A dupla da Ferrari também usou os pneus médios. Com as altas temperaturas na pista e o risco de superaquecimento dos pneus macios, alguns pilotos arriscavam algo diferente, por conta da proximidade de desempenho destes compostos.

Esteban Ocon surgiu na liderança com o tempo de 1m16s645, mas rapidamente o piloto da Alpine seguiu para os boxes. Os pilotos, que usaram os pneus macios, cumpriram apenas um giro e retornaram aos boxes.

Charles Leclerc saltou para a ponta com 1m16s463, superando a marca de Ocon em 0s182. Instantes depois Lando Norris empurrou o piloto da Ferrari para a segunda posição com a marca de 1m16s194. Alexander Albon e Zhou Guanyu tiveram as suas voltas deletadas por extravasar limites de pista.

As marcas evoluíram, Max Verstappen cravou 1m16s013, enquanto Oscar Piastri foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m15s940.

Restando sete minutos para o final do Q1, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Sainz, Gasly, Leclerc, Russell, Norris, Tsunoda, Pérez e Stroll. Na zona de eliminação estavam: Alonso, Hülk, Zhou, Albon e Sargeant. A dupla da Williams ainda não tinha tempo, pois se mantinha nos boxes.

Depois da equipe arrumar o carro de Alonso, permitindo que o piloto espanhol retornasse ao traçado, saiu da pista logo na abertura da volta rápida, passando pela brita.

Nos últimos três minutos de sessão, alguns pilotos foram retornando ao traçado usando um novo conjunto de pneus macios novos. O tempo de Norris passou a ser a referência, pois o piloto cravou 1m15s915.

Antes do cronômetro zerar, Nico Hülkenberg obteve a ponta, superando a dupla da Haas com 1m15s841. Na sequência, Verstappen estabelece 1m15s762. Tsunoda conseguiu a quarta posição com 1m15s894. Leclerc com médios usados melhorou o seu tempo para 1m15s823, para ficar à frente do piloto da Haas.

Alonso estava com o carro mais pesado e depois a equipe solicitou o seu retorno aos boxes, identificando um problema no equipamento. O espanhol ficou apenas na última posição.

Eliminados

16) Valtteri Bottas – 1m16s626
17) Zhou Guanyu – 1m16s834
18) Kevin Magnussen – 1m16s854
19) Fernando Alonso – 1m16s917
20) Logan Sargeant – volta deletada

Por fim, com o encerramento da sessão, Sargeant teve a sua volta deletada e caiu para o final da tabela.

Q2

A dupla da Mercedes foi lançada para a pista assim que o traçado foi liberado para o início do Q2. Russell e Hamilton estavam com compostos macios usados, diferente de Verstappen e Hülkenberg que já trabalhavam com pneus macios novos.

Russell anotou 1m16s200, contra 1m16s197 de Hamilton. Albon que se livrou da eliminação no Q1, obteve o tempo de 1m16s921.

Assim que todos os pilotos contavam com uma volta cronometrada, Leclerc liderava com 1m15s328, seguido por Tsunoda que anotou 1m15s358. Verstappen foi empurrado para a terceira posição, seguido por Piastri, Norris, Sainz, Pérez e Ricciardo, todos com tempos na casa de 1m15s.

Nos últimos quatro minutos alguns pilotos foram retornando ao traçado. Verstappen voltou para a ponta com 1m15s176. Sergio Pérez foi eliminado, ficando apenas com a 11ª posição, depois de cometer um erro na abertura de volta. Daniel Ricciardo conseguiu avançar para o Q3, obtendo o terceiro lugar.

Eliminados

11) Sergio Pérez – 1m15s706
12) Esteban Ocon – 1m15s906
13) Lance Stroll – 1m15s992
14) Alexander Albon – 1m16s200
15) Pierre Gasly – 1m16s381

Q3

Logo Max Verstappen obteve 1m14s869, separado por apenas 0s073 estava Lando Norris. Charles Leclerc ocupava a terceira posição com 1m15s016. Os tempos eram bem próximos neste Q3.

Os pilotos retornaram ao traçado restando cerca de 3 minutos para o final da sessão. Ricciardo foi liberado pela equipe, pois tinha apenas um jogo de pneus macios para disputar esta fase da sessão.

Leclerc melhorou a sua marca, mas permaneceu com a terceira posição, anotando 1m14s970.

Max Verstappen se estabeleceu como pole, cravando 1m14s746. Ao final, Oscar Piastri superou o companheiro de equipe com 1m14s820, contra 1m14s837 de Lando Norris.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo