ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Sainz começa sexta-feira ciente de punição no grid de largada do GP da França

Após a troca da central eletrônica, Sainz perderá dez posições no grid de largada, mas a penalidade pode aumentar ao longo do fim de semana

Carlos Sainz inicia a sexta-feira na França ciente de uma punição onde perderá ao menos dez posições no grid de largada do domingo. O espanhol abandonou o GP da Áustria quando o motor do seu carro começou a pegar fogo, logo depois de perder potência.

A Ferrari estava analisando a troca de todos os elementos do motor usado por Sainz e até mesmo a possibilidade de realizar uma combinação de elementos antigos nesta etapa, para o espanhol não lidar com uma penalidade na França. Por outro lado, a Ferrari já realizou a substituição da central eletrônica (CE) e como excede o limite permitido pelo regulamento, o piloto já perderá dez posições no grid de largada.

Sainz pode sofrer ainda mais penalidades se a Ferrari optar por trocar os outros componentes do motor. O espanhol também está no limite de outros elementos que formam a unidade de potência, desta forma teria que começar a prova do domingo da última posição e realizar uma corrida de recuperação. A Ferrari já realizou também a troca do armazenamento de energia (ES).

Durante a realização do TL1 a FIA emitiu o comunicado: “A central eletrônica usada por Carlos Sainz é a terceira de dois novos permitidos para a temporada 2022 da Fórmula 1, portanto não está em conformidade com o artigo 28.2 do Regulamento Esportivo da F1.”

Por ter optado por um motor com mais potência, mas sem focar na confiabilidade, a Ferrari começou a enfrentar problemas. O time estava ciente da necessidade de introduzir um novo motor extra antes do encerramento da temporada. Leclerc recebeu o seu quarto motor no GP do Canadá, quando começou a prova da última posição.

A Mercedes também realizou algumas alterações no carro de Lewis Hamilton, mas o piloto não será penalizado. O time alemão introduziu um novo turbocompressor e MGU-H no carro #44. Lewis também receberá um novo armazenador de energia (ES), assim como George Russell, Carlos Sainz e Zhou Guanyu.

Foram instaladas novas centrais eletrônicas nos carros de George Russell e Lewis Hamilton, mas ainda dentro das trocas que o regulamento permite. Max Verstappen e Lando Norris receberam novos exaustores (EX).

Situação dos Motores no GP da França 

Piloto  Equipe  ICE  TC  MGU – H  MGU-K ES CE EX 
George Russell Mercedes 2 3 3 2 1 1 3
Lewis Hamilton Mercedes 2 2 2 2 1 1 3
Max Verstappen  Red Bull 2 2 2 2 1 1 4
Sergio Pérez  Red Bull 2 2 2 2 1 2 4
Charles Leclerc  Ferrari 4 4 4 4 2 3 6
Carlos Sainz Ferrari 3 3 3 3 2 3 4
Daniel Ricciardo McLaren 2 2 2 2 1 1 2
Lando Norris  McLaren 3 3 3 3 1 1 4
Fernando Alonso Alpine 5 5 5 4 4 4 5
Esteban Ocon  Alpine 3 3 3 3 2 2 3
Pierre Gasly  AlphaTauri 3 3 3 3 2 2 5
Yuki Tsunoda  AlphaTauri 4 4 4 4 3 3 5
Lance Stroll Aston Martin 2 2 2 2 2 2 2
Sebastian Vettel  Aston Martin  2 2 2 3 2 2 2
Alexander Albon  Williams 2 2 2 2 2 2 2
Nicholas Latifi Williams 2 2 2 2 2 2 2
Valtteri Bottas Alfa Romeo 4 5 5 4 3 3 5
Zhou Guanyu  Alfa Romeo 3 3 3 3 2 2 4
Kevin Magnussen Haas 3 3 3 2 2 2 4
Mick Schumacher Haas 3 3 3 3 2 2 5

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo