ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Fórmula 2 – Com grande volta Gabriel Bortoleto conquista a pole em Ímola

Gabriel Bortoleto mostrou um bom ritmo desde o começo da classificação e faturou a pole para a primeira etapa na Itália

O brasileiro Gabriel Bortoleto conquistou a pole para a etapa de Ímola da Fórmula 2. O piloto mostrou um bom desempenho desde o começo da sessão, quando já aparecia na ponta.

Bortoleto que faz parte da academia de pilotos da McLaren, foi o segundo colocado no treino livre, já revelando que poderia extrair mais no traçado. Com o carro da Invicta cravou 1m27s056.

O competidor tinha superado a marca de Oliver Bearman nos últimos segundos da sessão. No final da classificação, o piloto da Prema teve o seu tempo deletado, por extravasar os limites de pista. O mesmo acontecer com Andrea Kimi Antonelli, os companheiros de equipe foram parar no final da tabela.

Bortoleto dividirá a primeira fila no domingo com Isack Hadjar da Campos. Está é a segunda pole do brasileiro na temporada, Bortoleto começou o ano faturando a pole no Bahrein.

Enzo Fittipaldi com a Van Amersfoort Racing foi promovido para a oitava posição. O piloto brasileiro quase conseguiu a pole para a Sprint do sábado, mas com as voltas deletadas dos pilotos da Prema, começará a corrida ocupando o terceiro lugar.

A Sprint acontece no sábado e conta com o grid invertido. A pole de Bortoleto vale para a corrida principal que será disputada no domingo.

Saiba como foi a classificação da Fórmula 2 e Ímola

Pela manhã os pilotos da Fórmula 2 invadiu a pista para a realização do treino livre. Paul Aron encerrou a atividade na liderança, com o brasileiro Gabriel Bortoleto ocupando a segunda posição.

A pausa realizada pela Fórmula 2 desde a disputa do GP da Austrália foi bem grande, mas com a F1 permanecendo por algum tempo na Europa, as batalhas da categoria de base vão se tornar mais frequentes.

O início da classificação teve um atraso de cinco minutos, mas nada que prejudicou o andamento da atividade.

Rapidamente os pilotos ganharam a pista e os tempos começaram a aparecer. Joshua Dürksen surgiu na ponta com o tempo de 1m28s101, superando o tempo estabelecido por Olver Berman que tinha 1m28s218. Martí perdeu o controle do carro a acabou rodando, mas conseguiu evitar uma batida na barreira de contenção.

Com dez minutos de atividade, Gabriel Bortoleto saltou para a liderança com a marca de 1m28s044. O traçado estava em evolução, Maloney conseguiu superar Bortoleto por 0s034.

O brasileiro melhorou a sua volta na sequência, cravando 1m27s739, sendo o primeiro competidor a obter um tempo na casa de 1m27s.

Os pilotos completaram cerca de 6 voltas para seguir aos boxes, com a oportunidade de fazer um ajuste no carro e instalar um novo jogo de pneus. Os dez primeiros eram: Bortoleto, Maloney, Hadjar, Dürksen, Aron, Bearman, Maini, Cordeel e Verschoor.

Os carros eram lançados ao traçado quando restavam cerca de 10 minutos para o final. Os pilotos eram alertados sobre o vento, algo que poderia influenciar na volta dos pilotos da categoria de base.

Os tempos começaram a melhorar, Bearman cravou 1m27s111, saltando para a ponta momentaneamente, tirando Bortoleto da liderança. O brasileiro melhorou a sua marca, mas era apenas o quarto colocado com o 1m27s330.

Hadjar viu a oportunidade para figurar outra vez nas primeiras posições com 1m27s272. Antonelli, que tem todos os olhos voltados para ele neste ano, era o terceiro colocado com o equipamento da Prema, separado por 0s209 do líder.

Bortoleto mostrou que estava bem alinhado com a pista e mais uma vez obteve o melhor tempo, cravando 1m27s056, antes do cronômetro zerar.

Verschoor por sua vez, foi mais uma vítima da pista técnica e escapou do traçado.

Sem poder exigir mais do equipamento, os pilotos não tentaram buscar mais uma volta rápida. Bortoleto foi declarado o pole da prova, superando Bearman por 0s055.

A pole vale para a corrida do domingo, por conta da inversão do grid, o brasileiro será o décimo colocado na prova Sprint deste sábado.

Gabriel Bortoleto conquista pole em Ímola – resultado da classificação da Fórmula 2 – Foto: reprodução

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo