Carlos Sainz inicia a sexta-feira na França ciente de uma punição onde perderá ao menos dez posições no grid de largada do domingo. O espanhol abandonou o GP da Áustria quando o motor do seu carro começou a pegar fogo, logo depois de perder potência.
A Ferrari estava analisando a troca de todos os elementos do motor usado por Sainz e até mesmo a possibilidade de realizar uma combinação de elementos antigos nesta etapa, para o espanhol não lidar com uma penalidade na França. Por outro lado, a Ferrari já realizou a substituição da central eletrônica (CE) e como excede o limite permitido pelo regulamento, o piloto já perderá dez posições no grid de largada.
Sainz pode sofrer ainda mais penalidades se a Ferrari optar por trocar os outros componentes do motor. O espanhol também está no limite de outros elementos que formam a unidade de potência, desta forma teria que começar a prova do domingo da última posição e realizar uma corrida de recuperação. A Ferrari já realizou também a troca do armazenamento de energia (ES).
Durante a realização do TL1 a FIA emitiu o comunicado: “A central eletrônica usada por Carlos Sainz é a terceira de dois novos permitidos para a temporada 2022 da Fórmula 1, portanto não está em conformidade com o artigo 28.2 do Regulamento Esportivo da F1.”
Por ter optado por um motor com mais potência, mas sem focar na confiabilidade, a Ferrari começou a enfrentar problemas. O time estava ciente da necessidade de introduzir um novo motor extra antes do encerramento da temporada. Leclerc recebeu o seu quarto motor no GP do Canadá, quando começou a prova da última posição.
A Mercedes também realizou algumas alterações no carro de Lewis Hamilton, mas o piloto não será penalizado. O time alemão introduziu um novo turbocompressor e MGU-H no carro #44. Lewis também receberá um novo armazenador de energia (ES), assim como George Russell, Carlos Sainz e Zhou Guanyu.
Foram instaladas novas centrais eletrônicas nos carros de George Russell e Lewis Hamilton, mas ainda dentro das trocas que o regulamento permite. Max Verstappen e Lando Norris receberam novos exaustores (EX).
Situação dos Motores no GP da França
Piloto | Equipe | ICE | TC | MGU – H | MGU-K | ES | CE | EX |
George Russell | Mercedes | 2 | 3 | 3 | 2 | 1 | 1 | 3 |
Lewis Hamilton | Mercedes | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 3 |
Max Verstappen | Red Bull | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 4 |
Sergio Pérez | Red Bull | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 2 | 4 |
Charles Leclerc | Ferrari | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 3 | 6 |
Carlos Sainz | Ferrari | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 3 | 4 |
Daniel Ricciardo | McLaren | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 2 |
Lando Norris | McLaren | 3 | 3 | 3 | 3 | 1 | 1 | 4 |
Fernando Alonso | Alpine | 5 | 5 | 5 | 4 | 4 | 4 | 5 |
Esteban Ocon | Alpine | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Pierre Gasly | AlphaTauri | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 5 |
Yuki Tsunoda | AlphaTauri | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 5 |
Lance Stroll | Aston Martin | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Sebastian Vettel | Aston Martin | 2 | 2 | 2 | 3 | 2 | 2 | 2 |
Alexander Albon | Williams | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Nicholas Latifi | Williams | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo | 4 | 5 | 5 | 4 | 3 | 3 | 5 |
Zhou Guanyu | Alfa Romeo | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 4 |
Kevin Magnussen | Haas | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 4 |
Mick Schumacher | Haas | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 5 |