AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Sebastian Vettel organiza homenagem para Ayrton Senna e Roland Ratzenberger em Ímola

Vettel organiza corrida e presta homeangem nestes 30 anos de falecimento de Senna e Ratzenberger em Ímola

Nesta última quinta-feira (17) Sebastian Vettel liderou uma homenagem aos pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no Circuito Enzo e Dino Ferrari. Neste ano completa-se 30 anos da morte dos dois pilotos, que faleceram em acidentes durante o GP de San Marino de 1994.

Atualmente a prova que é disputada em Ímola é conhecida como o GP da Emilia-Romagna, sendo rebatizada após retornar ao calendário da categoria. Com a disputa de mais uma edição acontecendo neste fim de semana, mas em um ano tão importante, volta todas as lembranças de Senna e Ratzenberger, é impossível deixar o momento passar batido.

Um número significativos de pilotos, tanto da Fórmula 1, como das categorias de base, além de competidores que passaram pela categoria em outro momento, se reuniram para realizar uma corrida no circuito. Camisetas com as cores do Brasil foram distribuídas, marcando o grupo que participaria da prova.

Senna conquistou três títulos na Fórmula 1 com a McLaren, mas o seu legado é muito maior que os feitos no automobilismo. Reverenciado por diversos brasileiros, o instituto criado em nome de Ayrton Senna já colaborou com o futuro de várias crianças.

Sebastian Vettel e outros pilotos participam de homenagem para Sebastian Vettel – Foto: reprodução

Além disso, como profissional, o brasileiro é muito lembrado e o competidor foi fundamental para que muitos outros se interessassem pelo automobilismo, perseguindo o sonho de em algum momento correr na Fórmula 1.

Os capacetes de Senna e Ratzenberger foram levados para a pista, marcando este momento de homenagens. Os pilotos e outros envolvidos com a categoria, se reuniram ao lado do capacete de ambos os competidores, além das bandeiras que representam o Brasil e a Áustria.

Sebastian Vettel que já se mostrou uma pessoa apaixonada pela história da Fórmula 1, guiou os outros competidores, além de agradecer aos participantes a sua presença. Com as homenagens prestadas, a prova foi iniciada e cada um escolheu o meio que era melhor para se deslocar da linha de largada/chegada até a Tamburello.

O local marca o ponto do acidente de Ayrton Senna em 1994. Os pilotos chegaram até o memorial dedicado ao brasileiro no interior da pista e compartilharam mais um momento. Naquele lugar existem várias homenagens, com bandeiras e lembranças que servem para recordar os competidores.

Sebastian Vettel e outros pilotos participam de homenagem para Sebastian Vettel – Foto: reprodução

Como relatado pelo site da Fórmula 1, Vettel elogiou a forma como guiava Senna e a determinação de Ratzenberger. Lembrou os pilotos das melhorias que foram implementadas na categoria após os acidentes de 1994 e como essa preocupação com a segurança perdurou ao longo dos anos.

Depois deste momento os pilotos seguiram para a saída da curva Villeneuve, onde ocorreu o acidente do austríaco. Mesmo com Ratzenberger em alguns momentos ficando na sombra do acidente que tirou a vida do tricampeão mundial de Fórmula 1, a sua memória também merece respeito e seria impossível ignorar o que aconteceu com ele naquele mesmo fim de semana.

A chuva acabou acompanhando a corrida que era realizada pelo traçado, um simbolismo bem forte, principalmente em um dia de homenagens. Com a chuva, uma parte do grupo se dispersou, mas outros optaram por concluir a prova, como um ato de completar a homenagem.

Desde a aposentadoria de Sebastian Vettel, o tetracampeão mundial de Fórmula 1, ainda se mantém próximo da categoria, realizando homenagens e dando ênfase a momentos importantes do esporte.

No domingo o alemão que se aposentou em 2022, guiará o MP4/8 de 1993, último carro de Senna na McLaren, durante um evento de exibição no domingo.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo