Max Verstappen surpreendeu neste sábado (05) no Japão. O piloto neerlandês cravou a 41ª pole da carreira com o tempo de 1m26s983, superando a dupla da McLaren no último instante. O resultado foi inacreditável, pois no início da classificação a performance do competidor foi bem discreta. Além disso, em vários momentos, o competidor brigou com o carro, para avançar entre as sessões.
O duelo pela primeira posição foi muito intenso, como já era esperado. No entanto, com os resultados dos treinos livres e a performance do Q1 e Q2, a McLaren era a equipe favorita para dominar a primeira fila. Lando Norris começa a prova deste domingo ocupando a segunda posição, por conta de uma diferença de 0s012 para Verstappen. Oscar Piastri ficou com a terceira posição, em mais uma diferença mínima de 0s044 para o líder.
O final da classificação foi movimentado, mas mesmo com alguma melhora nos tempos, não foi uma sessão não movimentou a tabela. Charles Leclerc representou a Ferrari na quarta posição, com George Russell na quinta posição. Andrea Kimi Antonelli saltou do décimo lugar para a sexta posição, com o tempo de 1m27s55, contra 1m27s318 do companheiro de equipe.
Isack Hadjar representou a Racing Bulls na sétima posição, com Lewis Hamilton em oitavo. Alexander Albon e Oliver Bearman completaram o Top-10.
O Q2 reservou uma surpresa amarga para Yuki Tsunoda. Em sua primeira classificação ao volante de um carro da Red Bull, o japonês acabou eliminado, ocupando apenas a décima quinta colocação, ficando inclusive atrás de Liam Lawson – piloto que ele substitui neste fim de semana – que avançou para o décimo quarto lugar com a Racing Bulls.
Entre os outros nomes que não conseguiram garantir vaga no Q3 estão Pierre Gasly, que terminou em décimo primeiro com a Alpine, Carlos Sainz, da Williams, que ficou logo atrás do piloto francês e ainda será investigado por possivelmente ter atrapalhado Hamilton.
Existe a previsão de chuva para o domingo, podendo movimentar ainda mais a prova. A largada está prevista para às 2h (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a Classificação para o GP do Japão
A McLaren foi a equipe que mostrou o melhor desempenho ao logo dos treinos livres e chegaram para a classificação como os favoritos para a pole.
Quando a pista foi liberada, a temperatura na pista estava na casa dos 34 °C, com 15 °C no ambiente.
Q1
Após o acesso para a pista ser liberado, o grid apostava nos pneus macios, enquanto Lewis Hamilton tinha um composto médio novo instalado em seu carro, para a primeira tentativa de volta rápida. Charles Leclerc obteve o tempo de 1m28s571, enquanto Hamilton cravou 1m29s167. Lando Norris liderava com a marca de 1m28s233, superando o monegasco em 0s338.
Com a primeira sequência de voltas rápidas completadas, os dez primeiros eram: Piastri, Russell, Norris, Verstappen, Leclerc, Tsunoda, Albon, Gasly, Lawson e Alonso. O australiano liderava após atingir o tempo de 1m28s143. Estavam na zona de eliminação: Hamilton, Hadjar, Stroll, Bearman e Ocon.
Hadjar reclamava constantemente do carro, enquanto o seu engenheiro tentava ajudar o piloto a atingir um giro melhor na pista. Hamilton instalou um jogo de pneus macios e escapou da zona de eliminação com o tempo de 1m28s340 para ocupar a sexta posição. A proximidade entre Verstappen e Tsunoda neste primeiro momento da classificação chamava a atenção.
Bortoleto assumiu a décima primeira posição, com o tempo de 1m28s768, o brasileiro demonstrava que estava se sentindo bem com o carro.
Restando quatro minutos para o final, o grid foi retornando para a pista, em busca de melhorar os tempos e se salvar de uma eliminação. Verstappen e Tsunoda mais uma vez registraram tempos parecidos.
Oliver Bearman seguiu para o Q2, ocupando a segunda posição. Mesmo reclamando muito do carro, Hadjar conseguiu fugir da zona de eliminação, assim como Liam Lawson. A dupla da Sauber, por sua vez, foi eliminada.
O problema enfrentado por Hajdar estava relacionado ao cinto de segurança, semelhante ao que aconteceu no TL3. A equipe precisou fazer uma mudança para o Q2, tentando deixar o competidor mais confortável.
Doohan ficou preso no Q1, o fim de semana foi duro para o piloto australiano. A batida forte no TL2 por não desativar o DRS no momento correto, marcou o evento. Jack não enfrentou nenhum problema sério por conta da batida, mas foi um erro na última tentativa de volta rápida que atrapalhou o seu resultado.
ELIMINADOS
16) Nico Hülkenberg – 1m28s570
17) Gabriel Bortoleto – 1m28s622
18) Esteban Ocon – 1m28s696
19) Jack Doohan – 1m28s877
20) Lance Stroll – 1m29s271
Q2
Max Verstappen abriu a tabela de tempos do Q2, com o tempo de 1m27s502, trabalhando logo de cara com pneus macios novos. Assim que todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, a sessão foi encaminhada para o regime de bandeira vermelha por conta de mais um foco de incêndio, desta vez na 130R.
Para o domingo, será feita uma queima controlada na grama, próximo das zebras e nesses trechos que os carros estão produzindo mais faíscas, para tentar controlar essa situação e evitar novos problemas. A ação é importante para impedir que os problemas aconteçam na corrida, pois paralisações em bandeira vermelha são prejudiciais para o andamento da prova. De qualquer forma, a chuva também é esperada para o domingo, o que pode dar uma ajuda para a atual situação.
Os dez primeiros eram: Norris, Russell, Verstappen, Piastri, Albon, Hamilton, Leclerc, Antonelli, Hadjar e Gasly. Na zona de eliminação estavam Sainz, Alonso, Bearman, Tsunoda e Lawson.
Após uma breve paralisação, os pilotos retornaram ao circuito e um jogo novo de pneus macios era disponibilizado para os competidores. A tabela de tempos passou a sofrer algumas alterações, como o fato de Leclerc de assumir a quarta posição (1m27s600), com Hamilton em quinto (1m27s610).
Yuki Tsunoda não conseguiu avançar para a última parte da classificação, assim como Liam Lawson. Lewis Hamilton chegou ao Q3, mas teve a sua última tentativa de volta rápida atrapalhada, pois Sainz estava no traçado rápido, atrapalhando o piloto britânico – a sessão será avaliada ao final da classificação, podendo gerar alguma punição para Sainz.
ELIMINADOS
11) Pierre Gasly – 1m27s822
12) Carlos Sainz – 1m27s836
13) Fernando Alonso – 1m27s897
14) Liam Lawson – 1m27s906
15) Yuki Tsunoda – 1m28s000
Q3
Após a primeira rodada de voltas rápidas, Oscar Piastri se destacava na primeira posição, com o tempo de 1m27s052. O piloto da McLaren era acompanhado por Max Verstappen (+0s226), enquanto Leclerc assumiu a terceira posição (0s247).
George Russell encaixou o carro da Mercedes na quarta posição, enquanto Norris era apenas o quinto colocado. Lewis Hamilton foi o sexto, enquanto Isack Hadjar era o sétimo colocado. Oliver Bearman faturou a oitava posição, acompanhando por Alexander Albon e Andre Kimi Antonelli. A diferença para o último colocado era de 1s170.
Nos últimos instantes de classificação, Max Verstappen surpreendeu ao atingir o tempo de 1m26s983, superando a dupla da McLaren. O piloto neerlandês superou Norris por apenas 0s012.
Piastri precisou se contentar com a terceira posição, depois de um duelo acirrado com o companheiro de equipe. Foi interessante acompanhar a pole de Verstappen, pois foi realmente o neerlandês que fez a diferença no resultado.
Listen to that roar!
Max Verstappen is on POLE#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/s8LtjOWFms
— Formula 1 (@F1) April 5, 2025

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