AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen desbanca McLaren e estabelece a pole para o GP do Japão

Homenageando a Honda, Max Verstappen estabelece a pole, superando Norris por uma diferença de apenas 0s012.

Max Verstappen surpreendeu neste sábado (05) no Japão. O piloto neerlandês cravou a 41ª pole da carreira com o tempo de 1m26s983, superando a dupla da McLaren no último instante. O resultado foi inacreditável, pois no início da classificação a performance do competidor foi bem discreta. Além disso, em vários momentos, o competidor brigou com o carro, para avançar entre as sessões.

O duelo pela primeira posição foi muito intenso, como já era esperado. No entanto, com os resultados dos treinos livres e a performance do Q1 e Q2, a McLaren era a equipe favorita para dominar a primeira fila. Lando Norris começa a prova deste domingo ocupando a segunda posição, por conta de uma diferença de 0s012 para Verstappen. Oscar Piastri ficou com a terceira posição, em mais uma diferença mínima de 0s044 para o líder.

O final da classificação foi movimentado, mas mesmo com alguma melhora nos tempos, não foi uma sessão não movimentou a tabela. Charles Leclerc representou a Ferrari na quarta posição, com George Russell na quinta posição. Andrea Kimi Antonelli saltou do décimo lugar para a sexta posição, com o tempo de 1m27s55, contra 1m27s318 do companheiro de equipe.

Isack Hadjar representou a Racing Bulls na sétima posição, com Lewis Hamilton em oitavo. Alexander Albon e Oliver Bearman completaram o Top-10.

O Q2 reservou uma surpresa amarga para Yuki Tsunoda. Em sua primeira classificação ao volante de um carro da Red Bull, o japonês acabou eliminado, ocupando apenas a décima quinta colocação, ficando inclusive atrás de Liam Lawson – piloto que ele substitui neste fim de semana – que avançou para o décimo quarto lugar com a Racing Bulls.

Entre os outros nomes que não conseguiram garantir vaga no Q3 estão Pierre Gasly, que terminou em décimo primeiro com a Alpine, Carlos Sainz, da Williams, que ficou logo atrás do piloto francês e ainda será investigado por possivelmente ter atrapalhado Hamilton.

Existe a previsão de chuva para o domingo, podendo movimentar ainda mais a prova. A largada está prevista para às 2h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a Classificação para o GP do Japão

A McLaren foi a equipe que mostrou o melhor desempenho ao logo dos treinos livres e chegaram para a classificação como os favoritos para a pole.

Quando a pista foi liberada, a temperatura na pista estava na casa dos 34 °C, com 15 °C no ambiente.

Q1

Após o acesso para a pista ser liberado, o grid apostava nos pneus macios, enquanto Lewis Hamilton tinha um composto médio novo instalado em seu carro, para a primeira tentativa de volta rápida. Charles Leclerc obteve o tempo de 1m28s571, enquanto Hamilton cravou 1m29s167. Lando Norris liderava com a marca de 1m28s233, superando o monegasco em 0s338.

Com a primeira sequência de voltas rápidas completadas, os dez primeiros eram: Piastri, Russell, Norris, Verstappen, Leclerc, Tsunoda, Albon, Gasly, Lawson e Alonso. O australiano liderava após atingir o tempo de 1m28s143. Estavam na zona de eliminação: Hamilton, Hadjar, Stroll, Bearman e Ocon.

Hadjar reclamava constantemente do carro, enquanto o seu engenheiro tentava ajudar o piloto a atingir um giro melhor na pista. Hamilton instalou um jogo de pneus macios e escapou da zona de eliminação com o tempo de 1m28s340 para ocupar a sexta posição. A proximidade entre Verstappen e Tsunoda neste primeiro momento da classificação chamava a atenção.

Bortoleto assumiu a décima primeira posição, com o tempo de 1m28s768, o brasileiro demonstrava que estava se sentindo bem com o carro.

Restando quatro minutos para o final, o grid foi retornando para a pista, em busca de melhorar os tempos e se salvar de uma eliminação. Verstappen e Tsunoda mais uma vez registraram tempos parecidos.

Oliver Bearman seguiu para o Q2, ocupando a segunda posição. Mesmo reclamando muito do carro, Hadjar conseguiu fugir da zona de eliminação, assim como Liam Lawson. A dupla da Sauber, por sua vez, foi eliminada.

O problema enfrentado por Hajdar estava relacionado ao cinto de segurança, semelhante ao que aconteceu no TL3. A equipe precisou fazer uma mudança para o Q2, tentando deixar o competidor mais confortável.

Doohan ficou preso no Q1, o fim de semana foi duro para o piloto australiano. A batida forte no TL2 por não desativar o DRS no momento correto, marcou o evento. Jack não enfrentou nenhum problema sério por conta da batida, mas foi um erro na última tentativa de volta rápida que atrapalhou o seu resultado.

ELIMINADOS

16) Nico Hülkenberg – 1m28s570
17) Gabriel Bortoleto – 1m28s622
18) Esteban Ocon – 1m28s696
19) Jack Doohan – 1m28s877
20) Lance Stroll – 1m29s271

Q2

Max Verstappen abriu a tabela de tempos do Q2, com o tempo de 1m27s502, trabalhando logo de cara com pneus macios novos. Assim que todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, a sessão foi encaminhada para o regime de bandeira vermelha por conta de mais um foco de incêndio, desta vez na 130R.

Para o domingo, será feita uma queima controlada na grama, próximo das zebras e nesses trechos que os carros estão produzindo mais faíscas, para tentar controlar essa situação e evitar novos problemas. A ação é importante para impedir que os problemas aconteçam na corrida, pois paralisações em bandeira vermelha são prejudiciais para o andamento da prova. De qualquer forma, a chuva também é esperada para o domingo, o que pode dar uma ajuda para a atual situação.

Os dez primeiros eram: Norris, Russell, Verstappen, Piastri, Albon, Hamilton, Leclerc, Antonelli, Hadjar e Gasly. Na zona de eliminação estavam Sainz, Alonso, Bearman, Tsunoda e Lawson.

Após uma breve paralisação, os pilotos retornaram ao circuito e um jogo novo de pneus macios era disponibilizado para os competidores. A tabela de tempos passou a sofrer algumas alterações, como o fato de Leclerc de assumir a quarta posição (1m27s600), com Hamilton em quinto (1m27s610).

Yuki Tsunoda não conseguiu avançar para a última parte da classificação, assim como Liam Lawson. Lewis Hamilton chegou ao Q3, mas teve a sua última tentativa de volta rápida atrapalhada, pois Sainz estava no traçado rápido, atrapalhando o piloto britânico – a sessão será avaliada ao final da classificação, podendo gerar alguma punição para Sainz.

ELIMINADOS

11) Pierre Gasly – 1m27s822
12) Carlos Sainz – 1m27s836
13) Fernando Alonso – 1m27s897
14) Liam Lawson – 1m27s906
15) Yuki Tsunoda – 1m28s000

Q3

Após a primeira rodada de voltas rápidas, Oscar Piastri se destacava na primeira posição, com o tempo de 1m27s052. O piloto da McLaren era acompanhado por Max Verstappen (+0s226), enquanto Leclerc assumiu a terceira posição (0s247).

George Russell encaixou o carro da Mercedes na quarta posição, enquanto Norris era apenas o quinto colocado. Lewis Hamilton foi o sexto, enquanto Isack Hadjar era o sétimo colocado. Oliver Bearman faturou a oitava posição, acompanhando por Alexander Albon e Andre Kimi Antonelli. A diferença para o último colocado era de 1s170.

Nos últimos instantes de classificação, Max Verstappen surpreendeu ao atingir o tempo de 1m26s983, superando a dupla da McLaren. O piloto neerlandês superou Norris por apenas 0s012.

Piastri precisou se contentar com a terceira posição, depois de um duelo acirrado com o companheiro de equipe. Foi interessante acompanhar a pole de Verstappen, pois foi realmente o neerlandês que fez a diferença no resultado.

Horários da Fórmula 1 do GP do Japão – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo