Novamente as equipes de Fórmula 1 invadiram a pista neste sábado (05) para a realização do terceiro treino livre. A sessão foi marcada por mais duas bandeiras vermelhas, em decorrência dos novos focos de incêndio no gramado. No entanto, os pilotos tiveram mais tempo para fazer as suas verificação, dividindo o tempo entre as simulações de corrida e classificação.
A dupla da McLaren segue em destaque, o duelo entre Lando Norris e Oscar Piastri está bem acirrado, principalmente com os pilotos guiando de forma muito parecida no circuito. O britânico obteve o melhor tempo da atividade, com a marca de 1m27s965, em uma diferença mínima de 0s026 para o companheiro de equipe. Os tempos evoluíram próximo do encerramento do TL3, quando os pilotos conseguiram se dedicar mais aos pneus macios.
George Russell foi o terceiro colocado com a Mercedes, em mais uma boa performance, atingindo o tempo de 1m28s077. O piloto britânico superou Charles Leclerc da Ferrari e Max Verstappen da Red Bull. Lewis Hamilton ficou com a sexta posição.
Ao longo da atividade, Yuki Tsunoda figurou entre os primeiros colocados, mas completou a sessão ocupando o nono lugar, com a marca de 1m28s785.
Saiba como foi o Terceiro Treino Livre
Depois de um segundo treino livre caótico, as equipes precisam coletar alguns dados de simulação de corrida. Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 38 °C, com 14 °C no ambiente.
O vento mudou de direção, sendo uma condição para ser observada ao longo da atividade.
Conforme os carros começaram a entrar na pista, a preferência era pela utilização dos pneus médios e duros. A exceção estava em Jack Doohan liberado com os pneus macios, o piloto australiano bateu forte durante o TL2, por não fechar o DRS ao entrar na curva 1.
Após sete minutos de sessão, a primeira paralisação aconteceu por conta de um foco de incêndio no traçado. A FIA tinha solicitado que a grama fosse umedecida para evitar novos problemas, mas a grande questão era por conta do tempo seco.
The red flag is out in FP3 as marshals deal with a grass fire 🔴#F1 #JapaneseGP
— Formula 1 (@F1) April 5, 2025
Quando a atividade foi interrompida, apenas oito pilotos registraram algum tempo, Max Verstappen era o atual líder com a marca de 1m30s397, contra 1m30s832 de Andrea Kimi Antonelli. Carlos Sainz era o terceiro colocado com a marca de 1m31s019. Doohan registrou o tempo de apenas 1m32s688 com o composto macio, antes de retornar aos boxes.
Por conta das diversas interrupções no dia anterior, assim que o TL3 foi reestabelecido, os pilotos rapidamente se posicionaram no pit-lane para dar continuidade a coleta de dados. A dupla da McLaren e Ferrari foi liberada usando um novo jogo de pneus macios.
Rapidamente Charles Leclerc cravou o tempo de 1m29s107, enquanto Lando Norris apareceu na segunda posição, separado por 0s350, enquanto Oscar Piastri era o terceiro colocado. Ambos os pilotos cometeram um erro na sua volta, especialmente o piloto australiano que atacou a zebra agressivamente.
Alguns erros eram observados ao longo da sessão. Após 30 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Piastri, Leclerc, Norris, Hamilton, Tsunoda, Russell, Hadjar, Alonso, Bearman e Gasly. Tsunoda surgiu na quinta posição com o tempo de 1m29s459 trabalhando com os pneus duros. Max Verstappen estava na décima quarta posição depois de obter o tempo de 1m30s397 – o holandês estava investindo na simulação de corrida, realizando um stint mais longo.
Restando cerca de 24 minutos para o final, Russell que trabalhava com os pneus macios, cravou a marca de 1m28s385.
O maior problema dos pilotos estava na curva 9, local que os pilotos mais estavam cometendo erros.
Oscar and Lando pushing those limits on the soft tyres 👀#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/7LINBQtMe9
— Formula 1 (@F1) April 5, 2025
Adentrando nos últimos 20 minutos, a Ferrari deu um pouco mais de atenção aos pneus macios e Leclerc e Hamilton passaram a ocupar o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. A dupla da McLaren estava logo atrás, com Tsunoda em sexto.
Lance Stroll lutava com a asa do DRS, a peça ficou balançando quando foi acionada pelo competidor, a falha não trazia qualquer vantagem em sua performance.
Próximo do encerramento da sessão, Piastri instalou um novo jogo de pneus macios, atingindo a marca de 1m27s991, mostrando que a pista tinha evoluído ainda mais. Para os últimos dez minutos, vários pilotos instalaram mais um jogo de pneus macios, para trabalhar as voltas em modo de simulação e preparar o carro para a próxima atividade.
Com cinco voltas no pneu vermelho, Norris retornou para a ponta com o tempo de 1m27s965, superando Piastri por 0s026. Por ser uma pista estreita e com os pilotos trabalhando com as voltas rápidas, era possível ver os competidores se encontrando pelo traçado.
Gabriel Bortoleto evitou uma batida na 130R, depois do carro ficar desestabilizado. O brasileiro acreditava ser uma quebra, mas o erro aconteceu pelo competidor colocar a roda na grama. O equipamento foi verificado e a Sauber não encontrou nenhuma irregularidade.
A scary moment for Gabriel Bortoleto into 130R, but he saves the car 😱
The red flag is deployed soon after due to a grass fire in the same part of the circuit#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/5JOrEsZI2D
— Formula 1 (@F1) April 5, 2025
Restando apenas seis minutos para o final, uma nova bandeira vermelha marcou término da sessão, pois mais um foco de incêndio surgiu no circuito. Enquanto a equipe de pista se dedicava para conter a situação, os carros retornaram aos boxes. Infelizmente a direção de prova não conseguiu liberar o circuito, desta vez, os pilotos mais uma vez não conseguiram realizar o teste de largada.
O último ‘confronto’ do fim de semana, coloca a McLaren mais uma vez no topo, dominando as sessões em Suzuka. Lando Norris e Oscar Piastri devem disputar a primeira posição de forma acirrada.
Practice is complete ✅
Here’s your full classification from FP3! Now onto qualifying 💪#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/vXw8yPHg4u
— Formula 1 (@F1) April 5, 2025

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.