Encerrada a sessão classificatória, Carlos Sainz recebeu uma punição de três posições no grid por atrapalhar a volta rápida de Lewis Hamilton durante o Q2.
Hamilton estava em uma volta rápida, quando encontrou Carlos Sainz lento na curva 1, em sua volta de resfriamento. O heptacampeão mundial ficou irritado pelo rádio, quando precisou desviar a sua trajetória para evitar o carro da Williams.
Como é de praxe, o incidente foi anotado pelos comissários e discutido após o encerramento da classificação. Ficou definido que Sainz perderia três posições no grid da próxima corrida que participar, sendo a prova deste domingo em Suzuka.
Foram revisados os vídeos e o rádio, os comissários alertaram no documento: “O piloto do carro 55 [Sainz] declarou que não recebeu nenhum aviso da equipe sobre a aproximação do carro 44 [Hamilton] em uma volta rápida. Ele afirmou que foi pego completamente de surpresa e, devido à velocidade de aproximação do carro 44 e o ângulo do seu carro, ele não conseguia ver o carro 44 em seus espelhos.”
“No entanto, apesar do que foi dito acima, a equipe foi amplamente avisada de que o carro 44 estava em uma volta lenta, enquanto o carro 55 estava em sua volta rápida. Além disso, mais de 8 segundos se passaram entre o momento em que ficou óbvio que o carro 44 não iria para os boxes, portanto, iniciaria uma volta rápida, e o momento em que o carro 55 poderia ter tomado as medidas adequadas se o piloto tivesse sido avisado pela equipe”.
“Observa-se que a diretriz de penalidade padrão para esta infração durante a classificação, independentemente de ter sido culpa do piloto ou da equipe, é uma penalidade de 3 posições no grid e, portanto, os comissários consideram que a penalidade padrão deve ser aplicada.”
Carlos Sainz não avançou do Q2, mas tinha obtido a 12ª posição para a largada. Ele começará a prova desse fim de semana ocupando o 15° lugar, desta forma, Fernando Alonso, Liam Lawson e Yuki Tsunoda ganham uma posição cada.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.