AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Oscar Piastri supera George Russell e comanda sexta-feira de treinos livres em Barcelona

Em sessão utilizada principalmente para a simulação de corrida, Piastri encaixa carro da McLaren na ponta

O segundo treino livre foi bem movimentado, as equipes concentraram as suas forças na avaliação dos pneus médios e macios em simulação de corrida. Oscar Piastri comandou a segunda atividade, com a marca de 1m12s760, quando instalou os compostos de faixa vermelha.

O piloto australiano da McLaren, superou a marca obtida por George Russell, estabelecendo uma diferença de 0s286 para o britânico. Max Verstappen encaixou o carro da Red Bull na terceira posição, enquanto Lando Norris foi o quarto colocado, após abortar a sua volta rápida com os pneus macios.

Basicamente os pilotos fizeram apenas um giro rápido com o conjunto de pneus macios novos, antes de fazer as simulações de corrida. A prova em Barcelona costuma ser uma corrida definida por duas paradas, usando principalmente os pneus mais macios do fim de semana. Por enquanto, pelas avaliações, essa configuração pode ser repetir no domingo.

Charles Leclerc se estabeleceu na quinta posição, com Andrea Kimi Antonelli em sexto. Fernando Alonso foi o sétimo colocado com a Aston Martin, encerrando a sessão com mais alguns testes aerodinâmicos, executados pela equipe.

Pierre Gasly ficou com a oitava posição, seguido pela dupla de pilotos da Racing Bulls: Isack Hadjar e Liam Lawson. Yuki Tsunoda ocupou apenas o décimo terceiro lugar com o segundo carro da Red Bull.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 em Barcelona

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 47 °C, com 31 °C no ambiente. A maioria dos pilotos iniciou os trabalhos com os pneus médios (C2), enquanto Franco Colapinto e Lance Stroll que usaram os pneus médios no TL1, partiram para a coleta de dados com os pneus duros.

Após dez minutos de sessão, Lando Norris assumiu a marca de 1m13s636, acompanhado por Max Verstappen que anotou o tempo de 1m13s910.

Nesta sessão, Esteban Ocon e Alexander Albon recuperaram os seus carros, após o empréstimo para Ryo Hirakawa e Victor Martins, respectivamente.

Oliver Bearman foi o primeiro que provocou uma bandeira amarela localizada na curva 3, quando perdeu o controle do carro e foi passear pela brita.

Lance Stroll fez várias reclamações sobre o carro e precisou passar pelos boxes para uma alteração. A Aston Martin fez a substituição do banco do piloto e mais alguns ajustes, antes de permitir que o canadense retorne para a pista.

Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Russell, Norris, Verstappen, Piastri, Leclerc, Antonelli, Alonso, Lawson, Hadjar e Gasly. Neste momento, os pilotos já estavam instalando os pneus macios, para fazer uma verificação em volta rápida, antes da simulação de corrida.

Russell permaneceu na primeira posição, mas melhorou o seu tempo para 1m13s046, fazendo o uso dos pneus macios (C3).

Com um pouco mais de “espaço” para errar, os pilotos estavam abusando dos carros e até cometiam alguns erros ao longo do percurso.

A McLaren apareceu na pista com os pneus macios, quando a primeira meia hora de sessão foi concluída. Oscar Piastri roubou a liderança da tabela, anotando a marca de 1m12s760, superando o tempo de Russell em 0s286. Norris era o quarto colocado, com a marca de 1m13s070, o piloto tinha potencial para estar mais próximo do companheiro de equipe, mas abortou o giro no trecho final do circuito – como costuma fazer em algumas sessões de treinos livres.

Antes de liberar Fernando Alonso para mais uma coleta de dados, a equipe deu preferência para espalhar o flow-vis na asa dianteira, protegendo a suspensão dianteira do esguicho. A direção de imagens mostrou a imagem curiosa nos boxes da Aston Martin, enquanto o time fazia a preparação do carro.

Todos os competidores usaram os pneus macios, antes de passar iniciar a simulação de corrida.

Apesar da Sauber levar uma porção de atualizações para o carro, na pista de Barcelona, as novidades eram avaliadas apenas por Nico Hülkenberg.

Franco Colapinto ocupava apenas a última posição do grid, enquanto Pierre Gasly era o oitavo colocado, a disparidade entre os pilotos ficou muito evidente nessa sessão. E diferente do esperado, o grid ficou bem variado, enquanto apenas poucas duplas estavam juntas na tabela – como normalmente ocorre nessa pista.

O dia fechou com os testes de largada, para os pilotos que permaneciam no traçado.

Programação – Horários do GP da Espanha de 2025 – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo