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Lando Norris brilha na Austrália e vence prova caótica na abertura da temporada 2025 da F1

Norris lida com pressão de Verstappen, para vencer prova em Melbourne. Piastri roda e fica fora do pódio

A temporada 2025 da Fórmula 1 começou com fortes emoções no Grande Prêmio da Austrália, marcado por condições climáticas instáveis, acidentes e mudanças dramáticas na liderança. No final, Lando Norris, da McLaren, converteu sua pole em vitória no Circuito do Albert Park, após superar todas as adversidades a prova.

O piloto britânico conseguiu manter Max Verstappen atrás, no início da corrida, com tranquilidade, mas nas últimas voltas da prova, o neerlandês se aproveitou do reagrupamento do grid por conta do Safety Car, que resolveu ir para cima de Norris e arriscar alguma coisa nos últimos giros.

Com a pista úmida, a McLaren exigiu que Norris apertasse um pouco mais o passo, para evitar a ultrapassagem e ter a chance de vencera primeira prova do ano.

O pódio ainda contou com a presença de George Russell, que se beneficiou do fato de Oscar Piastri ter rodado na pista e perdido várias posições. O piloto da Mercedes celebrou um pódio para a equipe.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana com o GP da China.

Saiba como foi o GP da Austrália de 2025

Antes mesmo da largada, o novato Isack Hadjar protagonizou um momento infeliz ao perder o controle do carro na curva 1 durante a volta de apresentação, forçando uma largada abortada e encerrando sua estreia de forma precoce.

O piloto, que faz parte da lista de estreantes da Fórmula 1, ficou visivelmente abalado com o erro. Ao retornar ao paddock o competidor foi acolhido por Anthony Hamilton, pai de Lewis Hamilton. Hadjar já demonstrou várias vezes ser fã do piloto britânico, até tinha feito uma foto com Lewis antes da largada.

Quando a corrida finalmente começou, Norris segurou a liderança sobre seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, enquanto Verstappen conseguiu superar o australiano na curva 2. Um pouco mais atrás, Charles Leclerc e Lewis Hamilton se enfrentavam, com o piloto monegasco levando a melhor e conseguindo deixar Yuki Tsunoda e Alexander Albon entre eles.

O grid optou por largar com os pneus intermediários, pois alguns trechos da pista estavam úmidos, mas parte do traçado já começava a apresentar um trilho mais seco. Lance Stroll aproveitou aquela passagem pelo pit, para substituir os pneus de chuva extrema, por compostos intermediários e seguir o que o restante do grid estava fazendo. Vale mencionar que Liam Lawson e Oliver Bearman largaram do pit-lane por alterações que foram realizadas em seus carros.

Entretanto, os incidentes não demoraram a acontecer. Jack Doohan, outro novato, bateu na curva 5, causando a primeira entrada do Safety Car. Pouco depois, o veterano Carlos Sainz também perdeu o controle do carro e foi parar no muro de contenção, sendo mais um piloto a abandonar a prova da Austrália.

A corrida seguiu, com Norris administrando uma vantagem de cerca de 1 segundo para Max Verstappen, enquanto Oscar Piastri tentava se aproximar do adversário. Por uma parte da prova, quando a pista começou a secar, o competidor da Red Bull precisou buscar o trilho mais molhado para reduzir a temperatura dos pneus.

Com a direção de prova sentindo que a pista tinha evoluído e não tinha ameaça de chuva pelos próximos minutos, optaram em habilitar o uso do DRS na volta 12 e deixar os duelos por posições mais interessantes.

Fazendo sua primeira corrida pela Ferrari, Hamilton pediu ajuda do seu engenheiro para saber em qual parte da pista era mais lento. O heptacampeão mundial foi informado que nas curvas 11 e 12 e isso poderia contribuir para o duelo que Hamilton travava com Alexander Albon pela sétima posição.

Mais atrás, Andrea Kimi Antonelli, travava uma batalha intensa com Nico Hülkenberg, o piloto tentava escalar o pelotão após uma classificação ruim. Kimi fez a ultrapassagem, mas instantes depois rodou na curva 3 e perdeu a posição novamente para o alemão. Kimi não desistiu e tentou remar novamente em busca de estar entre os dez primeiros colocados.

Verstappen também foi vítima da pista traiçoeira, em duelo com Piastri, o piloto derrapou na curva 10 e passou parte do carro na brita da curva 11, como o seu equipamento ficou vulnerável, o australiano aproveitou o momento para fazer a ultrapassagem em Verstappen e desaparecer. Desta forma, o gap que existia entre Verstappen e as McLaren aumentou substancialmente nas próximas voltas.

O neerlandês, assim como alguns outros pilotos, passaram a reclamar do desempenho dos pneus intermediários, por conta da situação de pista. Mas de certo modo, os times estavam esperando um Safety Car ou um bode expiatório que desencadeasse a troca de pneus no grid.

Como Piastri tinha se livrado de Verstappen, conseguiu caminho livre para se aproximar do companheiro de equipe. Eles de fato ficaram próximos em pista, mas receberam uma ordem de equipe para manter as posições, evitando uma luta desnecessária. O australiano então abriu uma distância de cerca de dois segundos para o companheiro de equipe, após um pequeno erro.

Foi na volta 34 que a corrida voltou a mudar, pois Fernando Alonso foi mais um dos pilotos a perder o controle do carro na curva 6 e ativou a entrada do Safety Car. O grid então começou a se movimentar, escolhendo entre os pneus duros e médios para fazer mais um trecho da prova. A dupla da McLaren foi de pneus duros, enquanto a Verstappen apostava nos compostos médios.

Foi apenas na volta 41 que o Safety Car deixou a pista, com Norris ditando o ritmo da relargada. Os pilotos não sabiam ao certo até que momento utilizariam os pneus de pista seca, pois uma chuva bem forte se aproximava do Circuito do Albert Park.

Poucas voltas depois do alerta, uma nova pancada de chuva pegou o grid desprevenido, fazendo com que ambos os pilotos da McLaren saíssem da pista. Enquanto Norris conseguiu se recuperar e seguir para os boxes, Piastri rodou e perdeu posições preciosas, permitindo que Verstappen assumisse a liderança.

Porém, o holandês, ainda com pneus secos, teve que parar para colocar intermediários assim que a pista se tornou intransitável com os pneus de pista seca. Esse movimento devolveu Norris à ponta, onde ele permaneceu até o final da corrida.

Foi neste momento que a Ferrari lidou com o golpe mais duro, já que foram para o final do top-10, por conta da estratégia errada em relação aos pneus.

Nos estágios finais, Gabriel Bortoleto e Liam Lawson saíram de pista, causando uma nova entrada do Safety Car. Na relargada no encerramento da volta 51, Verstappen pressionou Norris. Leclerc tentava pressionar os adversários para melhorar a sua posição na corrida, desta forma o primeiro passo foi superar Lewis Hamilton.

Nos últimos estágios da corrida, Verstappen pressionou Norris até onde foi possível, mirando na vitória, embora a Red Bull não fosse o carro mais forte do duelo.

George Russell aproveitou os incidentes para conquistar o terceiro lugar, enquanto Kimi Antonelli terminou em quarto, após ter uma penalidade anulada. Alex Albon foi um dos destaques da corrida, terminando em quinto.

Lewis Hamilton chegou a liderar brevemente ao permanecer com pneus slicks durante a última chuva, mas precisou parar e terminou apenas em 10º, marcando o último ponto disponível. Já Oscar Piastri, após um GP atribulado, conseguiu salvar um oitavo lugar, superando Charles Leclerc nos instantes finais.

Alexander Albon garantiu que a Williams estivesse nos pontos, por ficar entre os cinco primeiros colocados. Enquanto Lance Stroll representou a Aston Martin no top-10, com um surpreendente resultado. Apesar da corrida intensa, Yuki Tsunoda não conseguiu pontuar com a Racing Bulls, o mesmo aconteceu com Pierre Gasly.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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