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Max Verstappen supera Lando Norris e crava a pole para o GP de Miami

Com uma grande volta rápida, Verstappen supera pilotos da McLaren e começará a prova deste domingo da liderança

Max Verstappen fatura a 43ª pole da carreira. Diferente da classificação da sexta-feira, o neerlandês apresentou um bom ritmo e conseguiu desafiar os pilotos da McLaren, para começar pela terceira vez no ano da posição de honra.

Em sua segunda tentativa de volta rápida, Verstappen conseguiu melhorar ainda mais o seu tempo, anotando 1m26s204, contra 1m26s269 de Lando Norris. Apenas 0s065 separaram o piloto da Red Bull do primeiro competidor da McLaren.

Andrea Kimi Antonelli surpreendeu Oscar Piastri para ocupar a terceira posição, apresentando um grande ritmo desde o início do fim de semana, quando foi pole na Sprint. Piastri então precisou se contentar com a quarta posição, enquanto George Russell foi apenas o quinto colocado – pois não estava se sentindo confiante com o carro da Mercedes.

Em mais uma grande performance da Williams, Carlos Sainz obteve a sexta posição, acompanhado por Alexander Albon. Charles Leclerc ficou apenas com o oitavo lugar, seguido por Esteban Ocon em nono. Yuki Tsunoda completou o grid com a décima posição.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 17h (pelo horário de Brasília) para o duelo do GP de Miami.

Saiba como foi a Classificação do GP de Miami

A Sprint foi vencida por Lando Norris, após o Safety Car pintar na pista em um momento bem favorável para o piloto da McLaren. Norris roubou a dianteira de Oscar Piastri e como o Safety Car apareceu no final da corrida, ele precisou ficar até o final da prova, por conta da demora para a remoção do carro de Fernando Alonso.

Após a primeira fase do fim de semana Sprint ser concluído, a Fórmula 1 retornou mais uma vez para a pista para fazer a segunda classificação do evento, para definir o grid de largada do GP de Miami.

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 45 °C, com 29° C no ambiente.

Q1

Grande parte do grid foi liberado nessa primeira saída dos boxes com os pneus macios usados, pensando nas próximas fases da classificação e na necessidade de poupar os pneus. Os primeiros tempos começaram a aparecer na tabela de tempos, com Oscar Piastri liderando a tabela com a marca de 1m27s307, superando Max Verstappen por 0s266.

Abortaram a primeira tentativa de volta rápida, a dupla de pilotos da Racing Bulls e os da Mercedes, dessa forma eles foram aos boxes para instalar compostos novos e buscar a primeira volta rápida. Isack Hadjar surpreendeu ao saltar para as primeiras posições, com o tempo de 1m27s488. No entanto, a sessão ficava mais dinâmica, pois os competidores começaram a extrair voltas rápidas com um jogo de pneus novos.

Kimi Antonelli que faturou a pole da Sprint, saltou para a ponta com a marca de 1m27s077, superando Carlos Sainz em 0s021. Restando cinco minutos para o final do Q1, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Antonelli, Sainz, Norris, Albon, Bortoleto, Lawson, Russell e Hülkanberg. Na zona de eliminação estavam: Ocon, Alonso, Gasly, Stroll e Bearman. Mas Lewis Hamilton também estava pendurado, como a sua volta rápida não foi satisfatória, o britânico era apenas o décimo quinto colocado, depois de queimar dois jogos de pneus no Q1.

Verstappen se destacava com o único a obter uma volta na casa de 1m26s870, como o líder da sessão, enquanto os adversários tentavam se salvar de uma possível eliminação, pois esperavam novamente uma evolução rápida da pista, depois da chuva que atingiu a pista no começo do sábado.

O destaque da primeira parte da classificação, foi Gabriel Bortoleto, que avançou para o Q2, ocupando a décima primeira posição. O companheiro do brasileiro ficou apenas com o décimo sexto lugar, sendo eliminado na primeira parte da classificação.

Hamilton se livrou da eliminação, obtendo o oitavo tempo, em sua última tentativa de volta rápida.

Eliminados

16) Nico Hülkenberg – 1m27s473
17) Fernando Alonso – 1m27s604
18) Pierre Gasly – 1m27s710
19) Lance Stroll -1m27s830
20) Oliver Bearman – 1m27s999

Q2

A segunda parte da classificação começou com o mesmo ritmo apertado, da mesma forma como finalizou o Q1. Oscar Piastri quebrou o recorde da pista, com a marca de 1m26s269, enquanto Norris ocupou a segunda posição com a marca de 1m26s499. Antonelli voltou a figurar entre os primeiros colocados, com o terceiro lugar, separado por 0s230 do líder.

Russell reclamou da aderência dos pneus, o piloto britânico foi liberado para a pista com pneus usados, diferente dos adversários que estavam com compostos macios logo de cara. Desta forma o britânico completou a primeira volta rápida, apenas em décimo primeiro, logo atrás de Gabriel Bortoleto.

Os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Antonelli, Verstappen, Albon, Sainz, Leclerc, Hamilton, Tsunoda e Bortoleto. Brigavam por um espaço no Q3, Russell, Ocon, Doohan, Lawson e Hadjar.

Com exceção de Piastri, todos os outros pilotos retornaram para a pista.

Por conta de um erro no fechamento da volta, Hamilton ficou apenas com a décima segunda posição, sofrendo uma eliminação. Bortoleto se posicionou logo atrás do britânico, com o décimo terceiro lugar.

Q3

Na primeira rodada de voltas rápidas, apenas Verstappen, Leclerc e a dupla de pilotos da McLaren e Mercedes contaram com pneus macios novos desde o começo.

O neerlandês da Red Bull assumiu a liderança com a marca de 1m26s492, por uma diferença de apenas 0s003 para Norris e 0s017 para Piastri. Leclerc que cortou a curva 17, retornou aos boxes, para substituir o jogo de pneus.

A sequência dos dez primeiros era: Verstappen, Norris, Piastri, Antonelli, Albon, Russell, Sainz, Ocon, Tsunoda e Leclerc.

Restando três minutos para o final, os pilotos mais uma vez começaram a se lançar para a pista. Verstappen foi o primeiro a completar a volta rápida, anotando 1m26s204, dominando a ponta. Norris ficou com a segunda posição, mesmo melhorando a sua marca para 1m26s269.

Kimi Antonelli usurpou a terceira posição de Piastri, com o tempo de 1m26s271, contra 1m26s375 do australiano. Na sequência apareceram Russell, Sainz e Albon. Leclerc ficou apenas com a oitava posição, acompanhado por Ocon e Tsunoda.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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