Lando Norris vence a Sprint em Miami, um ano depois de ter conquistado a sua primeira vitória na Fórmula 1 neste mesmo circuito. O piloto britânico foi beneficiado pela entrada do Safety Car, motivada pela batida de Fernando Alonso no final da corrida.
Oscar Piastri era o líder da corrida, portanto, a McLaren deu preferência para fazer a troca de pneus do australiano primeiro. Com essa escolha, o competidor foi aos boxes no ritmo normal da corrida, mas no giro seguinte, quando Norris foi chamado aos boxes, o Safety Car pintava na pista.
Com o bom trabalho realizado pela equipe de box, Norris não perdeu tempo e conseguiu superar Piastri no momento que retornava para a pista, selando assim a sua vitória, já que o ritmo normal da corrida não pode ser reestabelecido.
A Ferrari também acertou a troca de pneus de Lewis Hamilton, permitindo que o britânico retornasse para a quarta posição e tivesse a chance de fazer a ultrapassagem em Verstappen, antes da prova ser neutralizada.
Alexander Albon herdou a quarta posição depois de Max Verstappen ser punido. George Russell ficou com o quinto lugar, seguido por Lance Stroll que representou a Aston Martin em sexto, faturando mais alguns pontos. Liam Lawson foi o sétimo colocado, mas o piloto é investigado pelo incidente que tirou Fernando Alonso da corrida.
Oliver Bearman ficou com a oitava posição e por consequência na última posição que disponibiliza pontos. Yuki Tsunoda saiu do final do pelotão para ser o nono colocado, seguido por Kimi Antonelli.
Albon também é investigado pelos comissários, por não seguir as instruções sob o Safety Car.
Max Verstappen até cruzou a linha de chegada na quarta posição, mas com a penalidade de dez segundos, por atingir Antonelli no pit-lane, caiu para a décima sétima posição – com a punição aplicada após o encerramento da corrida.
A corrida começou de forma tímida por conta da chuva, mas no momento que as equipes arriscaram a substituição dos pneus de pista molhada, para usar os pneus de pista seca, possibilitou que o grid sofresse algumas mudanças, já que os duelos no traçado não surtiram efeito.
A Fórmula 1 retorna às 17h (pelo horário de Brasília) para a realização da classificação do GP de Miami.
Saiba como foi a Prova Sprint em Miami
A chuva atingiu o circuito de Miami, desta forma, quando os pilotos eram encaminhados para a pista, os pneus de chuva foram instalados nos carros. Como a pista estava bem molhada por conta do acúmulo da chuva, Charles Leclerc perdeu o controle do carro e bateu na barreira de contenção, dando por encerrada a sua participação na sprint, em decorrência dos danos do carro.
Quando o competidor bateu, os pneus intermediários estavam em seu carro, mas não conseguiram dar conta pela quantidade de água na pista.
Charles Leclerc hits the wall!! 😱
With rain falling heavily, Leclerc sustains heavy damage on his way to the grid after contact with the wall#F1 #F1Sprint #MiamiGP pic.twitter.com/XGiaxPPuBq
— Formula 1 (@F1) May 3, 2025
A pista estava molhada e essa condição marcaria o início da corrida. Na primeira tentativa de largada, os pilotos usavam os pneus intermediários, com exceção de Carlos Sainz que contava com pneus de chuva extrema. Na pista a temperatura estava na casa dos 31 °C, com 24 °C no ambiente.
A Racing Bulls optou por Yuki Tsunoda iniciar a corrida do pit-lane, portanto no grid tinha essa alteração, além do fato de Charles Leclerc não ocupar a sexta posição por conta da batida.
Na volta de formação, Max Verstappen perdeu o controle do carro e extravasou os limites de pista. Após várias reclamações dos pilotos, relacionada a falta de visibilidade por conta do spray, a direção de prova optou por abortar o procedimento de largada.
A direção de prova programou o início da corrida para 13h28 (horário de Brasília), com os carros comboiados pelo Safety Car para duas voltas de formação. Como a pista estava mais seca, a direção de prova então optou por fazer uma largada parada.
Largada autorizada, Andrea Kimi Antonelli conseguiu manter a ponta, mas apenas até a primeira curva, pois em um encontro com Oscar Piastri, extravasou os limites de pista e retornou na quarta posição. O piloto italiano na sequência começou a reclamar da manobra do piloto da McLaren.
A corrida seguiu, com Liam Lawson e Lance Stroll ganhando cinco posições cada, o piloto da Racing Bulls assumiu a nona posição, enquanto o canadense era o décimo primeiro colocado.
O grid todo apostou nos pneus intermediários, pois a pista tinha evoluído nessa quase meia hora sem atividade. Com a bandeira verde, Carlos Sainz tentou a ultrapassagem para cima de Esteban Ocon, mas foi surpreendido pelo piloto da Haas que recuperou a décima segunda posição.
LAP 5/18
Ocon 🆚 Sainz ⚔️
There’s a tight battle right now between the Haas and Williams drivers! #F1 #F1Sprint #MiamiGP pic.twitter.com/ifoEjtzX9F
— Formula 1 (@F1) May 3, 2025
Com cinco giros, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Antonelli, Russell, Hamilton, Albon, Alonso, Lawson e Hadjar.
Sem o DRS ativo, os pilotos ainda tentavam alguma aproximação para ganhar alguma posição. Isack Hadjar fazia investidas para cima de Liam Lawson, em busca do nono lugar.
No oitavo giro, Sainz buscou novamente a ultrapassagem para cima de Ocon, mas por um erro do espanhol, o piloto da Haas retomou a posição. O espanhol teria que novamente construir a aproximação, pois a diferença entre eles aumentou para mais de um segundo.
Restando oito voltas para o final, Russell perseguia Antonelli bem de perto, para tentar obter a quarta posição e ampliar os seus pontos neste duelo acirrado pelo campeonato. Um pouco mais atrás, Hamilton sofria os ataques de Albon, enquanto Alonso tentava uma aproximação nesta disputa.
O DRS então foi liberado na volta 11. Pouco depois, Yuki Tsunoda se lançou para os boxes para instalar os pneus médios, sendo o primeiro piloto que arriscou o uso dos pneus de pista seca.
A Ferrari então optou por parar Lewis Hamilton, que instalou os pneus macios, abandonando a sexta posição e o duelo com Albon. Também foram aos boxes Stroll e Sainz, mas esses competidores optaram pelo uso dos compostos médios.
No giro 13, Verstappen foi aos boxes, para instalar os pneus macios. O competidor neerlandês foi liberado em cima de Antonelli e com a batida, o carro do piloto da Red Bull ficou com a asa dianteira quebrada. Neste momento da prova, Bortoleto, Doohan e Sainz também foram aos boxes, mas o espanhol da Williams tinha batido, danificando os pneus e o assoalho. Sainz bateu na curva 14 sozinho.
Com 14 voltas, Hamilton fez a ultrapassagem em Verstappen, para assumir a terceira posição. Instantes depois o Safety Car pintou na pista, por conta de uma batida de Fernando Alonso, provocada após um toque de Liam Lawson que desestabilizou o carro do piloto da Aston Martin. A McLaren, que optou em parar Piastri primeiro, conseguiu fazer a mudança de pneus no carro de Norris no momento que a corrida era neutralizada, permitindo que o britânico assumisse a primeira posição.
LAP 15/18
⚠️ SAFETY CAR ⚠️
Fernando Alonso has crashed and the Safety Car is deployed. Alonso is out of the car#F1 #F1Sprint #MiamiGP pic.twitter.com/Z3IyAeb8Ny
— Formula 1 (@F1) May 3, 2025
Os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Hamilton, Verstappen, Albon, Russell, Stroll, Lawson, Bearman e Tsunoda. Estavam na pista com pneus macios Norris, Hamilton e Verstappen.
Max Verstappen foi punido com dez segundos pelos comissários, por conta do incidente com Antonelli nos boxes. O italiano foi impedido de fazer a parada, por conta da liberação insegura da Red Bull. Com isso, o piloto da Mercedes precisou passar novamente pelos boxes para instalar os pneus de pista seca e ficar na mesma estratégia do restante do grid.
— F1 edits (@F1F1edit) May 3, 2025
A corrida seguiu neutralizada até o final, sem chances de um novo duelo, por conta do trabalho realizado para a remoção do carro de Alonso.
Norris venceu a prova sprint por um toque de sorte, seguido por Piastri e Hamilton. Verstappen cruzou a linha de chegada no quarto lugar, mas com a punição foi rebaixado para a décima sétima posição, se tornando o último colocado da Sprint.
Lando Norris leads a McLaren 1-2 over the line 🏆
Here are your Sprint points scorers 👇 #F1 #F1Sprint #MiamiGP pic.twitter.com/YV3HJEnpoM
— Formula 1 (@F1) May 3, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.