Ao final do GP de Miami, A Red Bull entrou com um protesto contra o resultado de George Russell, da Mercedes. Na alegação, a equipe mencionava que o competidor não diminuiu a velocidade durante o Virtual Safety Car.
“A Red Bull alegou que, embora o Carro 63 tenha acelerado o carro quando a bandeira amarela foi exibida, não reduziu a velocidade e, portanto, não cumpriu os requisitos do Artigo 26.1 a) do Regulamento Desportivo.”
Em um momento que a corrida estava neutralizada pelo abandono e Gabriel Bortoleto e Russell já tinha obtido a terceira posição, Max Verstappen sentiu que a distância entre eles foi ampliada pelo piloto não ter diminuído o ritmo.
No entanto, a FIA rejeitou o protesto realizado pelo time austríaco. O time tentou o protesto, pois Max Verstappen se manteve até o final da corrida, separado por menos de cinco segundos do piloto da Mercedes, pois se uma punição acontecesse, ele poderia herdar o pódio.
Ao final a prova, Russell e a Red Bull foram convocados à sala dos comissários para abordar o caso.
Na conclusão os comissários disseram: “Ficou evidente pelas imagens on-board, bem como pela telemetria que o carro 63 tirou o pé do acelerador ao passar pela zona de bandeira amarela. O acelerador foi levantado em aproximadamente 25%, o que resultou em uma redução de torque de aproximadamente 30%”
“A velocidade do carro 63 na zona de bandeira amarela era consideravelmente menor do que a velocidade normal de corrida, mas a velocidade absoluta ao passar pela zona de bandeira amarela aumentou ligeiramente”, explicaram.
“Os Comissários determinam que a exigência do Artigo 26.1 a) referente à redução de velocidade em uma zona de bandeira amarela só pode se referir a uma redução relativa à velocidade normal de corrida, pois a redução da velocidade absoluta pode, dependendo da parte da pista em que a bandeira amarela é exibida, representar uma conformidade ou não conformidade com os regulamentos, enquanto uma redução da velocidade relativa sempre sinaliza que o piloto reconheceu e respeitou a bandeira amarela. Por exemplo, em uma zona de frenagem, a velocidade absoluta pode ser reduzida sem necessariamente cumprir os regulamentos. O protesto é rejeitado por ser infundado.”
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