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Oscar Piastri ataca Verstappen e vence com autoridade o GP de Miami

Com bom ritmo, Piastri vai buscar Verstappen para assumir a liderança e confirmar a quarta vitória da temporada 2025. Norris e Russell completam o pódio

Oscar Piastri venceu o GP de Miami, faturando a quarta vitória da temporada 2025. Munido por um bom ritmo, o australiano foi atrás de Max Verstappen para desafiar o neerlandês e assumir a primeira posição.

Depois de se tornar o líder, o piloto da McLaren disparou na ponta e não pode mais ser atacado, fazendo uma corrida segura e sem surpresas. Nem mesmo a chuva surgiu para atrapalhar a sua guiada.

Na largada Norris tentou uma manobra para cima de Verstappen, mas perdeu várias posições. Com isso o britânico precisou travar algumas disputas com a Williams e Mercedes, antes de enfrentar novamente o piloto da Red Bull. O britânico então conseguiu alcançar o segundo lugar, mas não conseguiu fazer oposição ao companheiro de equipe.

Em função das estratégias, George Russell conseguiu superar Verstappen com as paradas, para ocupar o terceiro lugar e participar de mais um pódio na temporada 2025.

Para Verstappen foi uma corrida dura, nem mesmo a chance de obter a pole, foi garantia para converter em vitória. O ritmo da McLaren era superior, além disso, Verstappen tinha várias reclamações sobre o seu equipamento, principalmente relacionado a baixa aderência dos pneus.

Após um duelo interno, no início da corrida, Alexander Albon concluiu a prova na quinta posição com a Williams, seguido por Andrea Kimi Antonelli que ficou com o sexto lugar. O italiano merece destaque pela ultrapassagem na largada, mas não conseguiu sustentar a segunda posição, conforme a corrida se desenvolveu a rodada de trocas de pneus ocorreu.

A Ferrari não apareceu no início da corrida, por conta de um ritmo muito discreto. No entanto, próximo ao final da prova eles ficaram nos holofotes, por conta da inversão de posição entre Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Os pilotos tentaram se aproximar de Antonelli, mas não conseguiram o efeito esperado.

Restando cerca de cinco giros para o final da corrida, a Ferrari solicitou uma nova inversão de posição entre os pilotos, permitindo que Leclerc retomasse o sétimo lugar. Hamilton por sua vez, precisou se contentar com o oitavo lugar, depois de largar ocupando o décimo segundo lugar.

Carlos Sainz até tentou uma posição melhor, mas foi superado pela dupla da Ferrari e precisou se contentar com o nono lugar. Yuki Tsunoda fez uma corrida discreta, mas ficou com o décimo lugar, salvando mais um ponto para a Red Bull.

Após uma breve pausa, a Fórmula 1 retorna entre os dias 16 e 18 de maio para o duelo do GP da Emilia-Romagna.

Saiba como foi o GP de Miami

Cerca de três horas antes do início da corrida, a chuva forte atingiu o circuito de Miami como era o esperado. A corrida da F1 Academy precisou ser cancelada pela quantidade de água na pista, bem como a falta de visibilidade.

O evento seguiu, com as equipes conseguindo participar do desfile de pilotos, e a pista foi secando até a largada, permitindo que os pilotos iniciassem a prova usado pneus de pista seca, diferente dos intermediários que era esperado horas antes da largada. A temperatura na pista estava na casa dos 41 °C, com 26 °C no ambiente.

Max Verstappen conquistou a pole no sábado, superando os pilotos da McLaren, para ter a chance de começar pela terceira vez neste ano, na liderança.

Apenas Pierre Gasly foi encaminhado para começar a prova do pit-lane, por conta de alterações realizadas em seu carro pela Alpine.

Largada autorizada, Verstappen saltou na ponta, acompanhado por Kimi Antonelli. Lando Norris espalhou e perdeu várias posições, caindo para a sexta posição. Jack Doohan enfrentou um furo de pneu e caiu para a 20ª posição, o problema surgiu quando ele bateu com Liam Lawson pouco depois da largada.

A corrida seguiu, após algumas sinalizações de bandeira amarela, por conta do carro de Doohan. O piloto da Alpine precisou encontrar uma agulha para encostar o carro.

No terceiro giro, os dez primeiros eram: Verstappen, Antonelli, Piastri, Russell, Albon, Norris, Sainz, Leclerc, Tsunoda e Ocon. Hamilton ocupava a 12ª posição, tentando ultrapassar Isack Hadjar, enquanto era ameaçado por Gabriel Bortoleto.

No giro seguinte, quando o regime de Virtual Safety Car encerrou, Piastri atacou Antonelli para assumir a segunda posição. Norris por sua vez, superou Albon, para ocupar o quinto lugar e ter a chance de buscar a dupla da Mercedes. Mais atrás, Hamilton conseguiu induzir o piloto da Racing Bulls ao erro, para se tornar o 11° colocado.

Por conta da proximidade e do uso do DRS, os pilotos tentavam algumas ultrapassagens, como foi o caso de Sainz que superou Albon, para subir para a 6ª posição.

No sétimo giro, Russell foi superado por Norris, que retomou a quarta posição. Na sequência o piloto da McLaren foi buscar Antonelli. Entre esses primeiros colocados, a Mercedes apostou nos pneus duros para o piloto britânico.

O carro de Russell foi ficando, por conta da diferença dos pneus e com isso, a dupla da Williams se aproveitava para perseguir o adversário. Ambos separados por menos de um segundo, o mesmo acontecia com Charles Leclerc que ocupava o 8° lugar.

Aos poucos os engenheiros falavam com os pilotos sobre a possibilidade de chuva nas próximas voltas. Mas enquanto enfrentavam a pista seca, os competidores buscavam as ultrapassagens. Mordido pelo erro no início da corrida, Norris, avançou para a terceira posição, enquanto no final do grid, Fernando Alonso rodava sozinho.

Iniciando a nona volta, Piastri começou a construir a ultrapassagem para cima de Max Verstappen. Os pilotos foram percorrendo metro após metro do circuito, em um duelo muito intenso.

No giro 14, Piastri conseguiu induzir Verstappen ao erro, para então reivindicar a primeira posição. Como o neerlandês foi para fora da pista, Norris aproveitou para reduzir a distância para o adversário e brigar com o piloto da Red Bull.

Verstappen reclamava não apenas da aderência dos pneus, mas também dos freios do carro, que estavam em frangalhos. No entanto, o piloto da Red Bull não entregava fácil o osso e com isso, quase Norris foi enviado novamente para fora da pista, nesta briga intensa pelo segundo lugar.

Com 16 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Norris, Antonelli, Russell, Albon, Sainz, Leclerc, Tsunoda e Ocon. Norris ainda perseguia Verstappen, sendo um dos duelos mais intensos dessa parte da prova. O outro acontecia um pouco mais atrás, com Hamilton tentando entrar no top-10.

Na volta seguinte, quando o giro era aberto, Norris, conseguiu concluir a ultrapassagem no neerlandês. No entanto, na próxima zona de DRS, Verstappen recuperou a segunda posição, pois o piloto da McLaren precisou devolver a posição ao adversário, por extravasar os limites de pista.

Porém, com o carro mais rápido e a diferença de desempenho, não demorou muito para Norris se tornar o segundo colocado. Foi neste momento que Albon superou Sainz, recuperando o 6° lugar.

Na volta 20, Gabriel Bortoleto se lançou aos boxes para instalar um novo jogo de pneus duros, para cumprir a parada obrigatória. O restante do grid permanecia em pista, aguardando para ver se a chuva realmente atingiria o circuito.

Sem saber o momento exato que a chuva apareceria no circuito, Hadjar foi aos boxes.

No giro 24, Ocon abandonou o duelo com Hamilton, para fazer a substituição dos pneus e cumprir com a parada obrigatória. Hamilton então assumiu o 10° lugar, mas estava muito distante de Yuki Tsunoda. As Ferraris não tinham um bom desempenho, Charles Leclerc ficou travado na 8ª posição, sem conseguir se aproximar da dupla da Williams.

No início da volta 26, Antonelli e Sainz fizeram as suas paradas obrigatórias. Na volta seguinte, Verstappen foi chamado aos boxes, para responder à parada do piloto italiano da Mercedes. Albon também fez sua troca de pneus.

Na volta 28, Oliver Bearman sofreu um problema com o motor e começou a ficar lento na pista. O piloto da Haas encontrou um espaço na pista para ficar, enquanto o Virtual Safety Car novamente entrou em vigor. Hamilton, que estava passando pela área de box, fez a parada.

No giro seguinte foi a vez da McLaren parar Piastri e Norris, sem precisar fazer o britânico esperar, por conta da distância que existia entre os competidores. A Mercedes também chamou Russell, enquanto a Ferrari precisou responder com Leclerc.

O ritmo normal da corrida foi reestabelecido na volta 30, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Russell, Verstappen, Antonelli, Albon, Leclerc, Sainz, Hülkenberg e Hamilton. Bortoleto também reportava uma falha no motor da sua Sauber.

Instantes depois, Albon atacou Antonelli e assumiu a quinta posição. Hamilton conseguiu superar Hülk em pista, para se tornar o nono colocado.

Por fim, Bortoleto precisou abandonar a corrida, por conta dos problemas apresentados no motor. Foi neste momento que Tsunoda recebia cinco segundos de penalidade por exceder a velocidade permitida nos boxes.

Novamente o Virtual Safety Car neutralizava a corrida, pois Bortoleto precisou encostar o carro, dando por encerrada a sua participação no GP de Miami, depois de um aparente problema na bomba de combustível. Mas ele não durou muito, pois a situação foi resolvida rapidamente.

Foi durante o giro 34, Sainz era atacado por Leclerc e sofreu a ultrapassagem do monegasco. No embalo, Hamilton aproveitou o espaço para superar o espanhol e de quebra quase levou a posição também do seu companheiro de equipe.

Hülkenberg que largou com os pneus duros, foi chamado apenas na volta 37 para instalar o novo jogo de pneus médios. O alemão foi devolvido para a pista na 15ª posição, superando Fernando Alonso na sequência.

Enquanto Hamilton aguardava uma reposta da Ferrari, sobre a possibilidade de inversão de posição com o companheiro de equipe, o britânico seguiu atracando o monegasco fazendo o uso do DRS. Liam Lawson por sua vez abandonou a prova, o carro contava com um dano na lateral, por conta da batida com Doohan no início da corrida.

 

Foi apenas no giro 39 que ocorreu a ordem de dentro da equipe surgiu, permitindo que Hamilton avançasse para o sétimo lugar. O britânico rapidamente abriu mais de 1s3 de diferença para o monegasco, enquanto tentava reduzir a distância para Antonelli.

A corrida seguiu sem nenhuma equipe tentar uma nova parada nos boxes. A corrida ficou um pouco mais morna, mas Leclerc tentava provar que agora era ele que estava travado atrás de Hamilton.

Por outro lado, Norris tentava reduzir os mais de cinco segundos de diferença para o companheiro de equipe, após remar ao longo da prova.

Na volta 53, ocorreu a inversão de posição entre os pilotos da Ferrari, permitindo que Leclerc retomasse o 7° lugar. Neste momento tinham mais de 2s6 de diferença do monegasco para Antonelli. Hamilton então passou a usar o DRS para se manter próximo de Leclerc e evitar uma aproximação de Sainz.

Piastri vence em Miami, cruzando a linha de chegada com mais de 4s6 de vantagem para Norris. Russell completou o pódio com a Mercedes.

Hamilton e Sainz foram até o final da corrida duelando, mas o piloto da Ferrari conseguiu se manter na oitava posição.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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