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George Russell vence GP de São Paulo e divide pódio com Lewis Hamilton

A Mercedes que passou a temporada 2022 perseguindo uma vitória, comemorou a primeira feito de George Russell em Interlagos

Nos últimos dois GPs, a Mercedes esteve construindo a sua vitória, para terminar o GP do Brasil em alta. No México o time alemão tinha apresentado um bom desempenho. George Russell venceu o GP do Brasil, para conquistar a sua primeira vitória na Fórmula 1, além da primeira vitória da Mercedes na temporada 2022.

George Russell tem surpreendido, seus anos na Williams ajudaram na construção do piloto. Ao longo deste ano, Russell também apresentou bons desempenhos, que garantiram vários pódios ao piloto britânico, desta forma a vitória no último domingo em Interlagos é surpreendente, mas que acontece após um longo período de construção.

Lewis Hamilton ficou com o segundo lugar, formando uma dobradinha com o seu companheiro de equipe. O inglês foi tocado por Max Verstappen ainda no início da prova, perdendo algumas posições no grid e apostando em uma corrida de recuperação. A Mercedes antecipou a segunda parada de Hamilton, para a instalação dos pneus macios e com o uso desses compostos, o inglês pode ficar com o segundo lugar.

Carlos Sainz voltou a dividir o pódio com os pilotos da Mercedes. O espanhol começou a prova da sétima posição, combinando o seu resultado da Sprint e a perda de cinco posições no grid por uma alteração no motor. O espanhol também fez uma prova de recuperação. Com nove voltas Sainz já era o terceiro colocado.

Próximo do encerramento da prova, Charles Leclerc que luta pelo vice-campeonato pediu para a Ferrari realizar a inversão das posições entre os companheiros de equipe, mas a Ferrari não viu uma margem segura para fazer essa troca pois Fernando Alonso estava separado por cerca de 1s3 segundos do monegasco, enquanto Max Verstappen estava atacando Alonso. A Ferrari optou por manter a posição dos seus pilotos e deixar Carlos Sainz comemorar um segundo pódio no mesmo fim de semana, além de mais um bom resultado no Brasil.

Leclerc começou a prova à frente de Sainz, mas se envolveu em um toque com Lando Norris, o monegasco rodou e foi para a barreira de pneus, caindo para o final do pelotão e precisando realizar uma escalada no grid.

A corrida no Brasil foi agitada mais uma vez, o Safety Car se fez presente ainda no início da prova, por conta do toque entre Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo. O piloto da McLaren não estava muito certo sobre o quanto tinha de culpa no lance, mas foi punido com a perda de três posições no grid de largada da corrida em Abu Dhabi. O pole do fim de semana, não teve a chance de buscar pontos com a Haas no domingo.

O primeiro Safety Car que pintou na pista permaneceu até a sexta volta, quando conseguiram realizar a remoção dos carros da pista. Foi nesta relargada onde Verstappen e Hamilton se tocaram. George Russell fez algumas manobras para o aquecimento dos pneus e defesa de posição, desta forma Hamilton buscava um espaço para defender a sua posição. Verstappen fez a aproximação no inglês e os dois se chocaram, pois o holandês não deixou espaço, recebendo cinco segundos de punição após a análise dos comissários.

Os dois pilotos, portanto, tiveram que partir para uma prova de recuperação, Hamilton tinha um pouco mais de controle do seu carro e da corrida, enquanto, Max Verstappen passou por uma troca extra de pneus e teve que focar a sua estratégia no uso dos compostos macios, para completar a prova em sexto.

O holandês esteve envolvido em mais uma polêmica neste fim de semana. Próximo do encerramento da prova, a Red Bull solicitou que Max Verstappen não superasse Sergio Pérez em pista, pois o piloto precisava de pontos pela luta do vice-campeonato. Verstappen não atendeu o pedido e realizou a ultrapassagem, pouco depois optou por não devolver a posição ao mexicano. A atitude de Verstappen desencadeou algumas falas de Sergio Pérez e vários comentários sobre o relacionamento dos pilotos, principalmente pelo holandês não retribuir o favor, já que Pérez auxiliou o holandês em vários momentos do Campeonato. Verstappen não precisava desses pontos, principalmente por já ser o campeão da temporada 2022.

Pérez estava com os pneus errados na última relargada, o mexicano usava os pneus médios, enquanto boa parte do pelotão estava trabalhando com os pneus macios. Com a pista mais fria, Pérez perdeu o pódio e foi escalado, antes de se encontrar com Verstappen e também ser ultrapassado pelo companheiro de equipe.

Fernando Alonso também merece destaque pela corrida, pois o espanhol começou a prova da décima sétima posição e foi fazendo ultrapassagens para chegar ao top-10. O resultado de Alonso (5º lugar), combinado ao 8ª conquistado por Esteban Ocon, ajuda a Alpine a confirmar a quarta posição no Campeonato de Construtores, em mais um fim de semana em que a McLaren não completou uma prova.

Alonso e Ocon estavam em estratégias diferentes e a Alpine pediu para o francês não disputar com o companheiro de equipe. Os pilotos lidaram com um incidente na prova Sprint, que prejudicou o resultado no sábado.

Ainda somaram pontos Valtteri Bottas, com o nono lugar, enquanto Lance Stroll foi o décimo. O piloto canadense superou Vettel, pois os pilotos usavam pneus diferentes no último trecho da prova.

Ao final da corrida, Zhou Guanyu e Mick Schumacher herdaram uma posição, pois Pierre Gasly foi punido. O francês passou com velocidade superior no pit-lane e foram aplicados cinco segundos ao seu tempo final de prova.

Para completar o fim de semana Yuki Tsunoda que começou a prova do pit-lane, se deparou com um grande problema na relargada. O piloto deveria ter ultrapassado o Safety Car para retornar ao final do pelotão e recuperar a volta depois de ser ultrapassado pelo líder da corrida, mas o japonês ficou encaixotado. Após a relargada, Tsunoda precisou abrir pois estava mais lento, na tentativa de não atrapalhar os outros competidores.

Outros detalhes

Antes do início da corrida, muitos apostavam com a possibilidade de a chuva cair no final da prova. As temperaturas da pista estavam na casa dos 50°C quando a largada foi autorizada, mas elas caíram rapidamente, pois as nuvens se aproximaram do autódromo, deixando o dia nublado.

Para a largada, Alexander Albon começou a corrida com os pneus duros, mas após o Safety Car desencadeado pela batida de Magnussen e Ricciardo, a Williams parou o tailandês e instalou os pneus médios. No início da prova, a dupla da Ferrari, assim como Kevin Magnussen, Mick Schumacher, Lance Stroll, Fernando Alonso, Nicholas Latifi e Yuki Tsunoda foram enviados para o traçado usando os pneus médios, enquanto os outros competidores largaram com os pneus macios. A alternativa ajudou a Ferrari a usar os pneus macios na parte final da prova e colaborar com a escalada dos seus pilotos.

A largada foi um bom ponto da prova, com Russell mantendo a dianteira enquanto Hamilton era o segundo colocado. Verstappen e Pérez estavam na segunda fila, enquanto Norris buscava uma largada de vídeo game, disputando com os pilotos da Red Bull, antes de travar os pneus na curva 1 e recuar um pouco.

O Safety Car demorou para deixar a pista, antes da batalha recomeçar. Leclerc relatou problemas com o motor, mas isso não atrapalhou a prova do monegasco no decorrer das 71 voltas.

Ao longo da prova Russell foi administrando a sua vantagem, perdendo a liderança da prova apenas na troca de pneus. Próximo do encerramento da corrida, Hamilton que estava em um ritmo alucinante, realizando as últimas voltas separado por cerca de 1s2 e 1s5 de Russell, mas cruzou a linha de chegada no segundo lugar, sem batalhar diretamente com o companheiro de equipe. Mesmo as paradas da Mercedes, sendo um pouco mais lentas, o time soube administrar a sua situação na pista, quando comparado com os adversários. O resultado da Mercedes empolga para Abu Dhabi.

Norris também entrou para a lista dos pilotos que não completaram a prova, o piloto brigou pelos pontos mais lidou com uma perda de potência no motor. O britânico passou todo o fim de semana com um mal-estar, comendo pouco e com outras questões. O piloto se esforçou ao máximo para participar das atividades e entregar um bom resultado para a equipe. Seu abandono provocou a ativação do último Safety Car da prova, que promoveu a reagrupação dos pilotos e algumas possibilidades de disputa no final da prova.

A prova foi baseada na estratégia principal com duas paradas, mas alguns pilotos como Sainz, Leclerc e Alonso tiveram que realizar três trocas de pneus para concluir a corrida.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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