Neste fim de semana a Fórmula 1 disputou duas corridas em Interlagos. A prova Sprint aconteceu no sábado, enquanto a corrida principal com 71 voltas foi disputada no domingo.
O grid definido na sexta-feira contou com a presença da chuva durante a classificação, forçando os pilotos a usar os pneus intermediários no início e no final da sessão. Com uma rápida mudança na pista, algumas equipes cometeram erros, como foi o caso da Ferrari que enviou Charles Leclerc ao traçado no Q3 com os pneus intermediários, enquanto todos os outros competidores usavam os pneus macios. Após a batida de Russell, o Q3 foi paralisado e a chuva se aproximou do traçado, impossibilitando os competidores de melhorar as suas marcas. Kevin Magnussen conquistou a pole, pois fez uma boa volta em sua primeira saída dos boxes.
Existia a ameaça de chuva durante todo o fim de semana, mas o sábado e o domingo contaram com pista seca, mudando as apostas dos times. No domingo algumas equipes até atrasaram a sua segunda ou terceira parada, pois estavam com medo de chamar os seus pilotos aos boxes e precisar realizar mais uma parada, para a instalação dos compostos de pista molhada.
George Russell venceu as duas provas do fim de semana, apresentando um bom desempenho com a Mercedes. A Red Bull cometeu um erro no sábado escolhendo os pneus médios para a largada, assim como a Williams fez essa aposta com Nicholas Latifi. Como todos os outros competidores estavam com os pneus macios, Verstappen se tornou um alvo e foi ultrapassado. Sem ritmo para acompanhar os outros competidores por conta da sua Haas, Kevin Magnussen que era o pole também perdeu terreno.

As temperaturas não estavam tão altas na Sprint, por volta dos 31°C no traçado, dificultando o aquecimento dos pneus, desta forma os compostos macios eram mais fáceis de aquecer e apresentavam um bom desempenho para a realização de uma corrida curta. A diferença para os pneus duros era de 0s7, enquanto para os médios 0s3.
A Red Bull tentou poupar os pneus macios de Max Verstappen para a corrida do domingo, mas o holandês se tocou com Lewis Hamilton após o reinicio da corrida, desta forma precisou fazer uma parada adicional, substituindo os pneus macios por médios e a asa dianteira do carro. Verstappen ainda lidou com uma punição de cinco segundos, quando realizou a sua segunda troca de pneus, pois foi punido pelo incidente com Lewis.
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O treino livre realizado no sábado, ajudou as equipes a avaliar os pneus disponíveis para o fim de semana, preparando as suas estratégias para o restante do fim de semana.
Com o risco de as temperaturas caírem no domingo ao longo da prova, os times começaram a descartar a possibilidade de usar os pneus duros e trabalhar apenas com os compostos médios e macios. A prova Sprint foi um bom termômetro para estabelecer as estratégias para o início da corrida principal e foi neste momento que várias equipes deram preferência para iniciar a corrida com os pneus macios, repetindo o que funcionou no sábado.
A aposta principal da Pirelli estava em uma corrida baseada na estratégia de duas paradas, iniciando a prova com os pneus macios. George Russell que venceu no domingo, conquistando a sua primeira vitória, começou a prova com os pneus macios, seguiu para os médios na volta 24 e voltou aos pneus macios na volta 49 para encerrar a prova.

No momento que ocorreu a largada da corrida, a temperatura na pista estava na casa dos 50°C, mas ela foi caindo ao longo da prova, pois as nuvens se tornaram mais pesadas no entorno do autódromo. A umidade também foi aumentando e perto da bandeirada era possível sentir algumas gotículas no ar.
Lewis Hamilton contou com uma estratégia semelhante à de Russell, mas atrasou a sua primeira parada, pois precisou recuperar algumas posições após o toque com Max Verstappen. Hamilton fez um stint curto com os pneus médios e seguiu para os boxes na volta 49, antes do acionamento do segundo Safety Car, provocado pelo abandono de Lando Norris. Como a Mercedes fez o uso dos pneus macios no final da corrida o piloto conseguiu garantir o segundo lugar, mas não incomodou Russell, desta forma o britânico pode celebrar a vitória.

Podemos dizer que a corrida do domingo foi marcada por alguns pilotos que tiveram que focar na recuperação, como foi o caso de Charles Leclerc, após ser tocado por Lando Norris ou Lewis Hamilton e Max Verstappen. Carlos Sainz também passou por uma recuperação no domingo, pois estava lidando com uma punição por troca do ICE.
Hamilton chegou ao segundo lugar, enquanto Sainz completou o pódio com o P3. O espanhol precisou realizar três paradas para concluir a prova, desta forma nenhum dos seus stints foram muito longos. Sainz começou a prova com os pneus médios, seguiu para os macios, usou um novo conjunto de médios, antes de encerrar a corrida com outro jogo de pneus macios, aproveitando o último período de Safety Car para fazer a instalação do último jogo de pneus.
A escolha da Ferrari foi ótima, pois Sainz pode brigar com Sergio Pérez e realizar a ultrapassagem no mexicano, enquanto Pérez que estava com os pneus médios ainda foi ultrapassado por Leclerc, Alonso e Verstappen.
Russell ainda estabeleceu a volta mais rápida da corrida, anotando 1m13s785 com os pneus macios.

Apenas a dupla da Williams adicionou os pneus duros em sua estratégia. Albon começou a corrida com os pneus duros, mas após a batida de Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo no início da corrida, o piloto foi chamado aos boxes para instalar os pneus médios. Latifi passou cerca de 12 voltas com os pneus duros, depois de realizar a sua primeira troca de pneus, mas a pista já estava perdendo temperatura. Embora muitos tivessem ao menos um jogo de pneus duros para usar na corrida, os times pouparam os pneus médios e macios, voltando as suas estratégias para o uso desses compostos.