A Fórmula 1 desembarcou neste fim de semana na Áustria, para disputar a 11ª etapa da temporada 2025. No primeiro contato com a pista, a sessão foi movimentada logo de cara. George Russell foi o líder do primeiro treino livre, com o tempo de 1m05s542.
O dono do carro #63 acaba de vir de uma vitória no Canadá, em um fim de semana que a Mercedes performou muito bem. A liderança de Russell no TL1 não pode ser ignorada, mas teremos uma confirmação do seu desempenho nas próximas atividades do fim de semana.
Max Verstappen se instalou na segunda posição, separado por 0s065 de Russell. O piloto neerlandês foi avistado em parte da sessão, cometendo alguns erros.
Oscar Piastri foi o terceiro colocado, com a marca de 1m05s697, seguido por Alex Dunne, que assumiu o carro de Lando Norris nessa atividade. O irlandês trabalhou com os pneus duros e macios, diferente de Piastri que teve acesso aos pneus médios e macios. O fato do irlandês andar próximo do australiano chamou a atenção, além disso, ele ficou bem satisfeito com o trabalho realizado.
Pierre Gasly foi o quinto colocado com o carro da Alpine, enquanto Gabriel Bortoleto conseguiu encaixar o carro da Sauber na sexta posição, com a marca de 1m05s874.
Alexander Albon foi o sétimo colocado, acompanhado por Carlos Sainz em oitavo. O espanhol da Williams até liderou brevemente o TL1. Lewis Hamilton concluiu a sessão em nono, depois de perder tempo nos boxes, por conta de uma verificação no carro, depois que o heptacampeão mundial sinalizou um problema no câmbio.
Isack Hadjar foi o décimo colocado, com o carro da Racing Bulls. Para comparação, Liam Lawson foi o décimo quinto, enquanto Yuki Tsunoda ocupava a décima sétima posição.
A Fórmula 1 retorna nesta sexta-feira (27) ao meio-dia (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.
Saiba como foi o TL1 do GP da Áustria
Para o primeiro treino livre deste fim de semana, Alex Dunne, Dino Beganovic, assumiram os carros de Lando Norris e Charles Leclerc, respectivamente. Os novatos foram escolhidos para participar da sessão, ajudando as equipes para cumprir o regulamento de 2025.
Good luck to Alex Dunne who’s in Lando Norris’ McLaren for this first practice session 🙌#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/ztYSFkLFPI
— Formula 1 (@F1) June 27, 2025
Para o evento deste fim de semana, a Ferrari levou uma atualização de assoalho, tentando melhorar a performance do equipamento. A nova peça era avaliada por Lewis Hamilton no primeiro treino livre, desta forma o aero-rake foi instalado no carro do britânico. Outras cinco equipes também levaram algum tipo de atualização para a pista, eram elas: McLaren, Red Bull, Mercedes, Racing Bulls e Sauber.
Las novedades de los equipos para el GP de Austria
Teams upgrades for the #AustrianGP pic.twitter.com/ULjRGuByGf
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) June 27, 2025
Quando Dunne foi enviado para a pista, o carro do jovem piloto contava com os aero-rake para fazer uma coleta de dados. O competidor não fez uma volta cronometrada no início da sessão, por conduzir esses testes para a McLaren.
Na Sauber, a equipe estava trabalhando com duas configurações diferentes de carro, uma com Nico Hülkenberg e outra no carro de Gabriel Bortoleto, para tentar achar o melhor equilíbrio para o fim de semana.
Após doze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Russell, Stroll, Antonelli, Sainz, Piastri, Alonso, Gasly, Hadjar, Albon e Tsunoda. O britânico da Mercedes liderava com a marca de 1m06s139. Neste momento da sessão, Max Verstappen já tinha cometido dois erros, por conta do circuito curto, combinado ao tráfego intenso.
A maioria dos pilotos do grid estava operando com os pneus duros ou médios, fazendo stints longos logo de cara. O tempo de Russell foi obtido com os pneus duros, também estavam com esse composto, Antonelli, Alonso, Bortoleto, Hülkenberg, Tsunoda, Colapinto e Beganovic. O restante estava de pneus médios, com a Aston Martin dividindo a verificação nesse início de sessão, assim como a Alpine. Apenas Dunne usava os pneus macios.
Após 20 minutos de sessão, Russell retornou ao traçado usando pneus macios. Carlos Sainz melhorou a sua presença na sessão, saltando para o primeiro lugar com a marca de 1m06s017, com os pneus médios do começo do TL1.
Foi neste momento que várias equipes promoviam uma pausa, para preparar os carros para uma nova saída. O grid tinha completado em torno de 11 ou 15 voltas com esse primeiro jogo de pneus. Hamilton, por outro lado, completou apenas 7 voltas, pois depois de alguns giros, reclamou de um problema no câmbio. Dunne também permanecia com poucas voltas – apenas 6 – e não tinha nenhum tempo registrado na tabela de tempos.
Russell e Antonelli aproveitaram esse momento de pista livre para rodar com os pneus macios, sem serem atrapalhados. O britânico da Mercedes voltou para a ponta, com a marca de 1m05s776, enquanto Antonelli era o terceiro colocado, separado por 0s354 do líder. Bortoleto, que também contava com os pneus macios, saltou para o segundo lugar, com o tempo de 1m05s915.
Na sequência, outros pilotos também instalaram os pneus macios, deixando a sessão mais dinâmica, pois os tempos começaram a evoluir. Fernando Alonso, quando foi abrir a primeira volta rápida com o jogo novo de compostos, rodou na última curva do circuito, provocando uma rápida bandeira amarela.
Whoa Fernando 😮
Alonso, readying for a push lap, puts his foot down into the final corner and goes spinning off track 😵💫#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/PVF40hpXYf
— Formula 1 (@F1) June 27, 2025
Como mencionados no Preview, essa é uma pista que os pilotos abusam um pouco mais, pois tem áreas generosas de escape, dessa forma é possível observar múltiplos erros ao longo da sessão.
Poucos pilotos conseguiram chegar na casa de 1m05s, sendo apenas os sete primeiros colocados. Restando quinze minutos para o final, os dez primeiros pilotos eram: Russell, Verstappen, Piastri, Dunne, Gasly, Bortoleto, Albon, Sainz, Hadjar e Antonelli. A melhor marca era a de Russell, com 1m05s542, serparado por Verstappen por apenas 0s065.
Hamilton perdeu um tempo valioso da sessão, pois a Ferrari precisou verificar o carro do heptacampeão mundial, após o anúncio de problemas no câmbio. O piloto britânico era a referência para o time, já que Beganovic estava no outro equipamento.
Munido por um jogo de pneus macios novos, Hamilton saltou para a nona posição, com o tempo de 1m06s099.
A sessão se encaminhava para o final, com os pilotos fazendo voltas de simulação de corrida, onde alguns retornavam aos pneus do começo da sessão.
Os últimos minutos do TL1, foram marcados por um pouco de chuvisco na pista. Nesta época do ano, o clima instável da Estíria, pode gerar esses momentos, além das altas temperaturas.
FP1 CLASSIFICATION
Take a bow, Alex Dunne 👏#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/4y5i6iMKyc
— Formula 1 (@F1) June 27, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.