A Fórmula E seguiu os mesmos passos da Fórmula 1 e nesta terça-feira (10) divulgou o calendário da 12ª temporada. Pelo segundo ano consecutivo, a categoria elétrica escolhe o Brasil para atuar como etapa de abertura do campeonato.
O e-Prix de São Paulo será mais uma vez disputado no início de dezembro, com evento programado para o dia 6 de dezembro. O calendário do próximo campeonato conta com 18 corridas e visitará 12 cidades ao redor do mundo.
A Fórmula E então enfrentará uma pausa de quase um mês, por conta das festas de fim de ano e retorna na Cidade do México no dia 10 de janeiro. Logo depois será disputado o e-Prix de Miami, no dia 31 de janeiro, com a categoria correndo no Autódromo Internacional de Miami – mesmo local que acontecem as batalhas da Fórmula 1 e a mudança foi acompanhada de um contrato de múltiplos anos.

O palco do e-Prix de Miami é familiar para a categoria, pois foi sede do Evo Sessions no início de 2025. O evento reuniu vários influencers para aumentar a conscientização sobre o campeonato durante uma pausa de oito semanas que aconteceu no calendário.
“Os EUA são obviamente um mercado-chave para a Fórmula E. Fomos do Homestead Speedway para o circuito internacional de Miami Hard Rock, o que é certamente uma grande melhoria, um local melhor, especialmente para a Fórmula E”, comentou o diretor do campeonato, Alberto Longo.
“Temos cinco traçados diferentes de pista no estádio de Miami e, definitivamente, escolhemos a configuração certa para a Fórmula E, aquela que proporcionará mais espetáculo. Com certeza esperamos ficar lá por muitos e muitos anos”, seguiu.
A Fórmula E mais uma visitará Jeddah, para duas corridas noturnas na Arábia Saudita. A novidade fica por conta de Madri, que estreia no calendário, com prova no Circuito de Jarama – sendo a primeira vez que a categoria elétrica correrá na cidade espanhola.
Os testes de pré-temporada da Fórmula E foram organizados em Jarama no fim do ano passado, depois que Valência foi atingida por fortes enchentes.
Ainda foram programadas etapas para Mônaco, Berlim, Tóquio, Xangai e Londres, cada uma com rodadas duplas. Como esperado, o final do campeonato acontece no centro de exposições ExCel, marcando o encerramento da era Gen3 Evo.
Mias dois locais aguardam confirmação, para a finalização do calendário e anúncio público, a categoria está realizando as negociações finais. Acredita-se em possível retorno de Sanya, prova na China, que poderia compor o calendário, além da etapa ausente de Jakarta.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.