Nesta terça-feira (14) a Ferrari divulgou o SF-23, carro que será guiado por Charles Leclerc e Carlos Sainz durante a temporada de 2023. O time optou por apresentar o seu carro em Fiorano, com a torcida acompanhando a divulgação do novo equipamento.
A pintura é bem semelhante a do ano passado, o vermelho mais escuro e as escolhas ainda remetem a Ferrari F1 641 de 1990, a Ferrari Coca-Cola. A asa traseira se mantem preta, assim como outras partes do carro que estão com a fibra de carbono aparente, fazendo um recorte no vermelho-Ferrari.
Em Fiorano, após o lançamento do carro, a Ferrari já realizará o shakedown. Leclerc foi escalado para guiar o carro pela manhã, enquanto Carlos Sainz assumirá o volante do SF-23 em uma sessão vespertina.
O carro da temporada 2023 será conhecido como SF-23, as letras SF são de Scuderia Ferrari, utilizada em outros modelos da equipe, acompanhado do 23 que é o ano de disputa do Campeonato. A equipe retorna a nomenclatura usada ao longo da era híbrida da Fórmula 1, desde o SF15-T de 2015, com exceção do carro de 2022 que celebrava a criação do primeiro carro de corrida da marca italiana.
LEIA MAIS: Vasseur é nomeado chefe de equipe da Ferrari para a temporada 2023 da F1
Novamente na apresentação do carro é possível notar os patrocinadores da Ferrari que estão em destaque, como Santander, Ceva, Shell e Ray-Ban. O lançamento dos carros além de ser usado para a apresentação dos seus modelos, é uma cerimônia para a divulgação dos patrocinadores a apoiadores da temporada 2023.
A Ferrari luta pela conquista de um novo título na Fórmula 1. A equipe perdeu o título da temporada 2022 por uma sequência de erros estratégicos, falta de confiabilidade do motor e pela demora para atualizar o carro e manter o equipamento competitivo. O time se destacou nos testes de pré-temporada, mas não conseguiu manter o ritmo eficiente ainda no início do Campeonato.
Após as férias de verão o time italiano não conquistou uma vitória e ficou fácil para a Red Bull comandar o Campeonato. A Ferrari foi um dos times que fez uma boa leitura do regulamento e o projeto aerodinâmico do F1-75 era eficiente, mas o time também precisou desenvolver o motor para adquirir mais potência. O motor ficou visivelmente mais eficaz, mas os problemas da falta de confiabilidade surgiram e com uma brecha do regulamento, esperam ter resolvido essa falha para 2023.
Enquanto Charles Leclerc e Carlos Sainz seguem defendendo a Ferrari nas pistas, o time contará com um novo chefe de equipe em 2023. Após o encerramento do Campeonato 2022, a saída de Mattia Binotto foi confirmada, pouco tempo depois Frédéric Vasseur foi confirmado como novo chefe de equipe da Ferrari, depois de deixar a Sauber/Alfa Romeo.
Vasseur está inicialmente avaliando a equipe e tentando compreender quais foram os erros que levaram a Ferrari a perder o último Campeonato. Incialmente Vasseur acredita que os erros da equipe são relacionados aos processos, optando por ainda não responsabilizar os membros. Desta forma nenhuma demissão ocorreu após a troca dos chefes de equipe, como era esperado.
LEIA MAIS: Raio-X da Temporada 2022: múltiplos fatores afetam a busca da Ferrari pelo título
A Ferrari tem por objetivo superar a Red Bull nesta temporada e até mesmo conseguir batalhar com a Mercedes. Pensando que o novo carro da equipe é uma evolução do equipamento usado no ano passado, a Ferrari pode novamente ter uma chance de disputar o Campeonato, mas precisa estar mais alinhada para responder ao desenvolvimento dos seus adversários.
Sem um número um
O time conta com uma das melhores equipes do grid, Charles Leclerc é um bom piloto, mas precisa ser menos dependente da equipe na hora de tomar decisões. O monegasco é extremamente rápido, mas ainda precisa moldar a sua técnica. Leclerc ainda sonha conquistar um título guiando pela Ferrari.
Carlos Sainz também tem provado o seu valor na categoria, mas o piloto não é tão vez como Leclerc. O espanhol sabe lidar melhor com a parte técnica, sabe se impor na equipe em tomadas de decisão e algumas das suas escolhas no último Campeonato fizeram a diferença para Sainz alguns bons resultados.
LEIA MAIS: Vasseur aposta em abordagem mais conservadora neste início com a Ferrari
Vasseur optou mais uma vez por não determinar qual piloto será o número um do time, neste começo de Campeonato os dois competidores serão tratados como iguais, pois estão pensando primeiramente na conquista do Mundial de Construtores. Mas a situação será avaliada conforme o Campeonato se desenvolver. Vasseur destaca que neste momento o mais importante é a Ferrari.
Como vice-campeã da temporada 2022, a Ferrari conquistou 554, contra os 759 obtidos pela Red Bull.
A pré-temporada da Fórmula 1 está programada para ser realizada entre os dias 23 a 25 de fevereiro no Bahrein, restando apenas dez dias para os carros entrarem em pista para as avaliações.