Nesta sexta-feira (26) a Red Bull confirmou a mudança no motor usado por Max Verstappen. O holandês perderá dez posições no grid de largada do GP da Bélgica. Yuki Tsunoda passou por uma substituição mais ampla do motor e começará a prova do final do pelotão.
No carro de Verstappen como já era esperado, a Red Bull optou por substituir apenas o motor de combustão interna (ICE); como a peça introduzida é a quinta da temporada 2024, o competidor perderá dez posições no grid.
Tsunoda por sua vez conta com o quinto ICE, MGU-H e MGU-K, além da sua terceira bateria e central eletrônica. Como as mudanças geram punições cumulativas, resta ao piloto começar a prova do final do pelotão.
Neste ano as equipes podem usar quatro motores, mas se algum elemento que compõe a unidade de potência foi exceder o número permitido, o piloto cumpre uma punição no grid de largada no evento. Na primeira vez que o piloto excede um dos sete elementos que formam o motor, uma penalidade de 10 posições é aplicada, na segunda troca resultará na perda de cinco posições.
Outras equipes também fizeram mudanças no motor, mas que não geraram uma punição. Esteban Ocon e Alexander Albon instalaram um novo ICE, turbocompressor, MGU-H e MGU-K. George Russell e Ocon receberam um novo sistema de exaustão.
Se a punição excele a perda de 15 posições no grid, o piloto precisa começar obrigatoriamente a prova do final do pelotão.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.