Outro rumor se confirma na Fórmula 1, nesta terça-feira (13), pouco depois da Alfa Romeo comunicar a saída de Fréderic Vasseur, a Ferrari informou a contratação do francês como chefe de equipe e também para a função de gerente geral.
Vasseur foi escolhido para substituir Mattia Binotto, após a saída do chefe de equipe da Ferrari, o anúncio foi realizado antes do esperado, pois a equipe tinha informado que o processo só seria concluído no início do próximo ano. O time italiano comunicou a saída de Binotto pouco depois do encerramento da temporada, dando início a um novo processo de reestruturação – pois o suíço deixará a equipe ao final de 2022.
A Sauber informou que Vasseur deixará a equipe em janeiro, para assumir a função na Ferrari no dia 9 de janeiro. Foram semanas de discussão com o francês antes de decidir encerrar o seu contrato com a Sauber para ingressar na Ferrari. Vasseur tem uma trajetória de 25 anos de experiência com o automobilismo, incluindo uma passagem chefiando a Renault durante a temporada de 2016, mas deixou a equipe por conta de alguns desentendimentos com Cyril Abiteboul. Vasseur também foi importante na carreira de diversos pilotos, principalmente em sua fase inicial da carreira, quando revelou talentos.
Scuderia Ferrari announces that Fred Vasseur will join Scuderia Ferrari on 9 January as Team Principal and General Manager.https://t.co/k6AheXT1Do pic.twitter.com/L882T0gHsl
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) December 13, 2022
“Estou realmente encantado e honrado por assumir a liderança da Scuderia Ferrari como chefe de equipe. Como alguém que sempre teve uma paixão vitalícia pelo automobilismo, a Ferrari sempre representou o auge no mundo das corridas para mim. Estou ansioso para trabalhar com a equipe talentosa e verdadeiramente apaixonada de Maranello para honrar a história e a herança da Scuderia e entregar para o nosso Tifosi em todo o mundo”.
“Estamos muito satisfeitos em receber Fred Vasseur na Ferrari como nosso chefe de equipe. Ao longo de sua carreira, ele combinou com sucesso seus pontos fortes técnicos como engenheiro treinado com uma capacidade consistente de trazer o melhor de seus pilotos e equipes. Essa abordagem e sua liderança são o que precisamos para impulsionar a Ferrari com energia renovada”, disse Benedetto Vigna, CEO da Ferrari.
A Ferrari acredita em Vasseur por conta do trabalho de transformação realizado na Alfa Romeo, com o objetivo de tornar a equipe mais competitiva. Neste ano o time suíço terminou a temporada na sexta posição do campeonato de construtores.
Como Vasseur já trabalhou com Charles Leclerc, acreditasse que será um melhor momento para o piloto monegasco na equipe, pois o francês conhece o potencial de Leclerc desde a época que ele estava nas categorias de base com a ART.
Como Vasseur deixará a função de CEO na Sauber, ela será ocupada por Andreas Seidl da McLaren, sendo uma aquisição do time para esse período de transição da equipe e a chegada da Audi.
Um Comentário