ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Aston Martin apresenta AMR23, carro que será guiado por Alonso e Stroll

Em Silverstone a Aston Martin apresentou o AMR23, a nova máquina tem por objetivo auxiliar os pilotos a conquistar melhores resultados para a equipe

A Aston Martin revelou o AMR23 nesta segunda-feira (13), pouco depois da McLaren exibir o MCL60. Os dois times britânicos escolheram a mesma data para fazer o lançamento dos seus carros. Ao longo do dia a Aston Martin realizou entrevistas e fez uma série de divulgações para engajar com o público.

O AMR23 será enviado para a pista no dia15 de fevereiro para um dia de filmagem em Silverstone, onde Stroll vai assumir o comando do carro pela manhã e Alonso guiará o modelo à tarde.

Assim como nas últimas temporadas, a Aston Martin carrega em seu carro o verde britânico, cor tradicional nos carros da marca e que faz parte da sua história. O carro apresentado é bem parecido com o seu antecessor, sendo possível reparar nas semelhanças, ao mesmo tempo que a Aston Martin também lembra o projeto executado pela Red Bull.

O modelo também apresenta uma asa dianteira preta, mas era esperado mais áreas expostas da fibra de carbono como as outras equipes estão apostando. O time enfrentou problemas no ano passado e para não modificar muito a sua pintura, removeu a tinta parcialmente de algumas peças, principalmente das partes que não ficavam expostas.

O carro ainda conta com linhas em verde-limão que estão posicionadas em partes estratégicas do modelo, dando movimento ao layout.

O AMR23 é uma evolução considerável do chassi do ano passado, o aprimoramento da máquina aconteceu ao longo da última temporada dando forma ao que é o novo carro.  O time espera ter um equipamento competitivo desde o início do Campeonato, dando possibilidade para os seus pilotos conquistarem pontos.

Nesta temporada a equipe contará com Fernando Alonso, o piloto deixou a Alpine para comandar um projeto mais desafiador, depois que Sebastian Vettel optou pela aposentadoria. A Aston Martin segue com Lance Stroll, que será companheiro de equipe do espanhol.

 

“A mudança deste ano para nossa nova fábrica de última geração é mais do que apenas uma declaração séria de intenções: fortalecerá e capacitará consideravelmente cada indivíduo nesta organização, ajudando-nos a cumprir nossa ambição de diminuir a diferença para a frente do grid e, com o tempo, nos tornarmos verdadeiros líderes do campeonato”, disse Lawrence Stroll, presidente executivo da Aston Martin.

“No ano passado, demonstramos a determinação e a crença necessárias para seguir em frente e construímos um carro totalmente novo para corresponder à nossa visão e ambição.”

A Aston Martin acreditava em uma renovação de contrato com Vettel, mas o alemão deu preferência por cuidar da família e não permanecer na Fórmula 1. Além disso, mesmo com toda a dedicação da Aston Martin para melhorar a fábrica e contratar novas pessoas, o AMR22 foi outro carro da equipe cheio de problemas e de pouca competitividade.

Ao longo de 2022 os pilotos precisavam se esforçar muito para conquistar pontos, e ainda lidavam com erros de estratégia tanto em classificação como na corrida. Os problemas foram desmotivando Sebastian Vettel.

Depois que o alemão anunciou a sua aposentadoria, Alonso optou por conversar com Lawrence Stroll e conseguiu uma vaga na Aston Martin, trocando a 4ª colocada no Campeonato de Construtores, pelo time britânico. O piloto espanhol viu muito potencial de desenvolvimento e crescimento da Aston Martin e como o time precisava de alguém experiente, Alonso ficou com a vaga deixada por Vettel.

Nesta temporada eles esperam contar com um carro melhor, que seja capaz de brigar no meio do pelotão de forma mais efetiva. O AMR22 não chamou muita atenção nos testes de pré-temporada, principalmente por conta das escolhas que o time realizou para o desenvolvimento do projeto.

“O segundo semestre de 2022 mostrou sinais reais de progresso, pois trabalhamos duro no desenvolvimento do carro. Para este ano, nosso objetivo deve ser construir um carro que possa cumprir totalmente seu potencial de desempenho desde o primeiro momento em que atinge a pista”, disse o chefe de equipe da Aston Martin, Mike Krack.

“Fazer um início de ano forte e depois manter esse ímpeto é necessário se quisermos avançar ainda mais rumo à frente do grid. E, como organização, estamos trabalhando duro para conseguir isso e fortalecer ainda mais todos os áreas da equipe.”

“Já conhecemos os pontos fortes comprovados de nossos departamentos de design, engenharia e construção – a chegada de Fernando, como parceiro de Lance, destaca ainda mais a profundidade e o alcance de nossa equipe de pilotos. Parece que todos os elementos desta organização estão realmente trabalhando bem juntos.

A Aston Martin encerrou 2022 com 55 pontos, empatando com a Alfa Romeo na tabela de pontos. O time contou com os problemas de confiabilidade do motor da equipe suíça e da Haas para terminar na sétima posição.

Existe certa curiosidade com o relacionamento entre Alonso e Lance Stroll, pois o canadense é um piloto complicado em pista. Stroll tem se desenvolvido na Fórmula 1, mas os avanços correspondem ao tempo que o piloto está na categoria, porém, em algumas ocasiões ele não foi exatamente o melhor companheiro de equipe para Vettel. Alonso é conhecido por te rum pavio mais curto, algo que chama a atenção para a forma como eles vão trabalhar juntos.

LEIA MAIS: Raio-X da Temporada 2022: mesmo com todo o investimento a Aston Martin ainda não colheu as glórias

Vettel trouxe algumas modificações para a Aston Martin, tentando facilitar a forma de trabalho da equipe, mas Alonso terá que se dedicar muito para que a equipe britânica siga seu desenvolvimento.

Stoffel Vandoorne deixou a Mercedes e neste ano vai auxiliar Fernando Alonso e Lance Stroll. O piloto belga será piloto reserva da equipe, assim como o brasileiro Felipe Drugovich.

Existe muita expectativa como a Aston Martin vai lidar com o regulamento de 2023, a forma como vão aplicar as mudanças exigidas pela FIA ao seu novo carro.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo