ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Com mudança no regulamento, FIA força participação das equipes em treinos livres com chuva

Com uma pequena alteração no regulamento, a FIA força as equipes a participarem de treinos livres chuvosos por conta da distribuição dos pneus

A FIA optou por realizar uma mudança no regulamento esportivo, para evitar que os pilotos e equipes sejam prejudicados se acontecer um novo treino livre com chuva. O problema surgiu durante o TL2 do GP do Japão, quando os competidores quase não completaram voltas na pista a fim de preservar os compostos de chuva para o restante do evento.

As equipes foram atormentadas por conta de uma alteração no regulamento que removeu a possibilidade de entregar conjuntos extras de chuva, substituindo compostos que foram usados ao longo dos treinos livres.

Embora o ajuste no regulamento não seja para que os times recebam um conjunto adicional de pneus de chuva, a alteração tem por objetivo desencorajar que as equipes fiquem preservando esses compostos para as próximas sessões.

Atualmente cada piloto conta com cinco jogos de pneus intermediários e dois compostos de chuva extrema disponíveis por fim de semana.

Se um treino livre for declarado como uma sessão molhada, todos os pilotos vão precisar devolver um conjunto de pneus intermediários antes da classificação.

Um novo artigo foi inserido, o 30.5 g) “Dos cinco (5) conjuntos de pneus intermediários atribuídos a cada piloto nos termos o Artigo 30.2 a)ii) se TL1, TL2 ou TL3 for declarado como molhado, um jogo de pneus intermediários deve ser devolvido eletronicamente no máximo duas horas após o término do TL3”.

Desta forma não adianta muito as equipes prenderem os seus pilotos nos boxes, pois de qualquer forma vão perder um jogo de pneus, seja ele usado ou não.

Após a sessão, Stefano Domenicali expressou sua insatisfação, já que as equipes não completaram voltas, enquanto ainda existiam vários torcedores nas arquibancadas e a falta de movimentação.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo