ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen conquista pole para prova Sprint em Miami

Após um SQ3 com pouca emoção, Verstappen fecha classificação Sprint com pole, acompanhado por Leclerc e Pérez

Max Verstappen conquistou a pole para a prova Sprint em Miami, o holandês foi o que melhor performou na última sessão da sexta-feira (03) ao cravar 1m27s641.

Os pilotos esperaram muito tempo nos boxes, sendo liberado apenas nos últimos minutos da sessão quando os pilotos não poderiam errar de nenhuma forma. Como os pneus macios não resistiriam e estão tentando economizar para a segunda classificação do fim de semana.

Charles Leclerc que não andou no TL1, acabou surpreendendo ao surgir na segunda posição com o tempo de 1m27s749. O monegasco conseguiu superar a marca de Sergio Pérez que anotou 1m27s846 com o carro da Red Bull. Estes foram os únicos competidores a obter tempos na casa de 1m27s.

A fase final da classificação foi muito ruim para vários competidores, pois eles cometeram alguns erros, escorregando no trecho mais sinuoso do circuito.

Daniel Ricciardo faturou a quarta posição, com o equipamento da Racing Bulls, de certa forma o australiano acertou mais, já que a última volta no circuito foi marcada por diversos erros.

LEIA MAIS: Após violação da regra do Safety Car no GP da China, Daniel Ricciardo carrega punição para Miami

Carlos Sainz se estabeleceu na quinta posição, seguido por Oscar Piasti. Lance Stroll foi o sétimo colocado, acompanhado por seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Lando Norris que estava dominando a classificação, ficou apenas com o nono lugar ao cometer um erro. Nico Hülkenberg representou a Haas na décima posição.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 13h para a disputa da prova Sprint.

Saiba como foi a Classificação para a prova Sprint em Miami

Quando a atividade começou, a temperatura na pista estava na casa dos 47°C, com 29°C no ambiente.

Durante o SQ1 e SQ2 os pilotos obrigatoriamente precisam usar os pneus médios, enquanto no SQ3 eles estão liberados para usar os pneus macios.

SQ1

Com doze minutos de sessão, os pilotos começaram a ganhar a pista. O primeiro liberado foi Charles Leclerc, pois o piloto monegasco não participou do treino livre, após ter rodado nos primeiros dez minutos de sessão do fim de semana.

O monegasco abriu a tabela de tempo, mas apenas com 1m50s790, pois o piloto ainda estava tentando sentir a pista, pois não tinha um referencial, dada a falta de treino.

Sergio Pérez rapidamente cravou 1m28s681, mas não demorou para o mexicano ser superado por Max Verstappen que anotou 1m28s601. Oscar Piastri também conseguiu superar o piloto mexicano, com a marca de 1m28s639.

Restando quatro minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Pérez, Sainz, Tsunoda, Stroll, Russell, Hamilton, Alonso e Norris.

Charles Leclerc conseguiu melhorar a sua marca com o tempo de 1m28s654. Os pilotos permaneciam em pista, completando cerca de cinco voltas com os compostos médios, para tentar extrair a melhor volta do pneu.

Antes do cronômetro zerar, Lando Norris anotou 1m27s939, para saltar a ponta e ser o primeiro piloto a entrar na casa de 1m27s.

Quase aconteceu um problema grave na pista, Oscar Piastri encontrou com Valtteri Bottas que estava lento na pista e modificava as funções do volante. Os pilotos se tocaram, mas não gerou uma consequência mais séria – os comissários vão investigar essa situação. s

Piastri passou a ocupar o segundo lugar com a marca de 1m28s056, separado do companheiro de equipe por 0s117. Lembrando que o australiano não está com a atualização completa, como sidepode e o assoalho.

O grid pode sofrer alguma mudança por conta da investigação que será realizada com Bottas depois da sessão.

Eliminados
16) Pierre Gasly – 1m29s185
17) Zhou Guanyu – 1m29s267
18) Valtteri Bottas – 1m29s360
19) Logan Sargeant – 1m29s551
20) Alexander Albon – 1m29s858

SQ2

Nesta segunda parte da classificação, os pilotos precisavam mais uma vez usar os pneus médios e seguiram com a utilização dos compostos novos.

Foi Kevin Magnussen que abriu a tabela com a Haas, cravando 1m28s614, mas não demorou muito para Sergio Pérez entrar na casa de 1m27s865.

Restando quatro minutos para o final, os dez primeiros eram: Norris, Pérez, Leclerc, Ricciardo, Piastri, Alonso, Sainz, Stroll, Hülkenberg e Russell. O piloto da McLaren cravou 1m27s597, superando Pérez em 0s268.

Ricciardo conseguiu o tempo de 1m28s122, mas antes acabou tocando o muro na curva 16.

Verstappen e Tsunoda arriscaram obter um bom tempo nos últimos minutos da sessão. O holandês anotou 1m28s001, conseguindo se salvar da eliminação, enquanto Tsunoda obteve apenas 1m28s736, mas a sua volta acabou sendo deletada. O piloto japonês, que já não tinha uma boa marca para avançar na classificação, foi eliminado.

Eliminados
11) George Russell – 1m28s343
12) Lewis Hamilton – 1m28s371
13) Estaban Ocon – 1m28s379
14) Kevin Magnussen – 128s614
15) Yuki Tsunoda – volta deletada

SQ3

Os pilotos aguardavam um pouco mais de tempo nos boxes, antes de ir buscar as suas voltas rápidas com os pneus macios. Por conta do calor excessivo e um asfalto quente, não seria possível completar duas voltas rápidas neste composto.

A pista começou a ser ocupada, apenas quando restavam cerca de três minutos para o final do SQ3.

Pérez manteve o padrão, com o tempo de 1m27s876, mas Max Verstappen se estabeleceu na pole com 1m27s641. Charles Leclerc encontrou um espaço para superar o mexicano e se encaixar na segunda posição com 1m27s749.

Lando Norris não acertou o seu giro como tinha feito no começo da sessão e teve que se contentar com apenas a nona posição, com o tempo de 1m28s472.

Daniel Ricciardo acabou surpreendeu ao faturar a quarta posição para a prova Sprint com a Racing Bull, enquanto Tsunoda lida com a eliminação no SQ2.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo