A Fórmula 1 chega ao seu último dia de testes no Bahrein. A sexta-feira (28) marca o final da coleta de dados, com a conclusão das 8 horas de avaliação, o próximo encontro da categoria acontecerá no GP da Austrália, para o primeiro duelo do ano.
Carlos Sainz encerrou o segundo dia de testes na liderança, o resultado com a Williams chamou a atenção. O espanhol então disse, que existem alguns momentos que o FW47 parece performar muito bem, mas em outros é difícil de guiar. Embora esteja satisfeito com o trabalho desempenhado até este momento, sabe que a equipe de Grove ainda tem muito para fazer.
Neste último dia de testes, é esperado que os pilotos trabalhem algumas voltas de classificação, mas próximo do final do dia, quando a pista estiver mais emborrachada.
A Aston Martin precisou recuperar o carro de Fernando Alonso no pit-lane, depois que o espanhol ficou parado na saída, aguardando para ir ao traçado. No AMR25, estavam instalados os aero rakes, para mais uma captação de dados referentes a aerodinâmica do carro. O time britânico tem chamado a atenção pela baixa quilometragem, principalmente por ser um time que realizou uma grande mudança no carro para 2025.
A stop-start day for Fernando Alonso so far
He’s been out on track, stopped in the pit lane, out on track again and now he’s back in the garage#F1Testing #F1 pic.twitter.com/6Ze1wPHIGu
— Formula 1 (@F1) February 28, 2025
Fernando Alonso deveria guiar o carro nesta tarde, as Lance Stroll não estava se sentindo bem desde ontem. Para não perder tempo com a coleta de dados, Stroll tirou a manhã para se recuperar, o espanhol retornou ao traçado.
Gabriel Bortoleto, que realizou duas sessões a tarde, com o C45, foi escalado para a manhã de testes, onde completará a sua participação na pré-temporada. O brasileiro começou com uma coleta de dados tímida, até que a Sauber precisou fazer algumas verificações em seu carro.
Com problemas mais sérios identificados na Sauber, o piloto perdia um tempo valioso de testes em pista.
A sessão mal tinha começado, quando a Haas enfrentava problemas. A tampa do motor do carro explodiu. A maior parte ainda estava presa ao equipamento, mas o motor ficou um tanto exposto, gerando imagens que certamente serão analisadas por outras equipes.
More shots of that Haas engine cover that’s been torn off – part of it is on the grass 👀#F1Testing #F1 pic.twitter.com/hxMnnezahe
— Formula 1 (@F1) February 28, 2025
A Haas é uma das equipes que tem se destacado nos testes de pré-temporada, não pelos melhores tempos, mas por passar muito tempo em pista. A quilometragem tem sido um foco da equipe, que tem acumulado vários giros com o VF-25.
Na pré-temporada as equipes ficam atentas as novidades, para fazer registros das equipes rivais e compreender as soluções apresentadas para 2025.
A Red Bill, assim como outras equipes, tem trabalhado com uma diferente especificação de asa dianteira. Desta forma, o flo-vis também voltou a aparecer em peças específicas de alguns carros.
Com meia hora de sessão, Charles Leclerc já contava com o tempo de 1m30s861, fazendo uso dos pneus C3.
A Williams reservou o dia para trabalhar com Alexander Albon, desta forma não precisará perder tempo depois da pausa para o almoço, para trocar banco e peças de identificação entre os seus pilotos. A Red Bull também optou por ter no último dia de testes, apenas Max Verstappen.
Após uma hora e meia de testes, Charles Leclerc era o líder da sessão, com a marca de 1m30s811, sendo um tempo mais alto do que o obtido no dia anterior por Carlos Sainz, com a Williams.
Andrea Kimi Antonelli era o segundo colocado, separado por 0s077 do líder. As equipes voltavam a trabalhar por mais um dia com os pneus médios e duros, levando em consideração as características do circuito.
Se preparava para abrir mais uma volta no traçado, quando perdeu o controle da traseira do carro, saindo de pista na curva 4. O piloto sujou o jogo de pneus médios novos que tinha instalado em seu carro, desta forma precisou fazer o trabalho de limpar os compostos, para dar continuidade a coleta de dados.
Quando restava 1h30 para o término da última manhã de testes, Isack Hadjar era o piloto com mais voltas completadas: 44 giros para o francês. Seguido por Jack Doohan da Alpine (39 voltas). 33 de Lando Norris, 32 de Leclerc e 30 de Verstappen.
A medida que a sessão avançava, os pilotos se concentravam na realização da simulação de corrida. A Alpine basicamente entrou na última hora de atividade, fazendo mais uma verificação aerodinâmica, com o flow-vis presente na suspensão dianteira. O australiano lutava com o carro, para manter o A525 no traçado.
Take cover, Jack! Here comes the flow-vis 🎨#F1Testing #F1 pic.twitter.com/Hz4U7buKHv
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Com menos de 50 minutos para o final da sessão, Andrea Kimi Antonelli passou a perseguir Alexander Albon, como se eles já estivessem em uma corrida. O piloto da Williams conduzia mais alguns testes aerodinâmicos, com o uso do flow-vis.
Foi neste momento que a sessão foi encaminhada para a bandeira vermelha, por conta de detritos em pista. O vidro da janela localizada na cabine do controle de corrida se espatifou, os pequenos cacos ficaram espalhados pela reta principal. Devido o incidente, foi necessário recolher os carros aos boxes, para fazer a limpeza do traçado.
🔴 RED FLAG 🔴
Debris on the start/finish straight – looks like a pane of glass from the starter’s booth has fallen onto the track #F1Testing #F1 pic.twitter.com/Fi4UOHCAap
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Foi apenas na última meia hora de testes, que Bortoleto conseguiu retornar para a pista, após a Sauber precisar bloquear a visão dos seus boxes, para trabalhar no carro.
Como as equipes tem apenas um carro disponível para usar na pré-temporada, quando problemas mais críticos acontecem, significa perder tempo de coleta de dados. Para o brasileiro também era muito valioso estar na pista, já que ele é um dos estreantes da temporada 2025.
Antes do cronômetro zerar, pilotos como Oliver Bearman e Max Verstappen, encerram as suas participações. O holandês voltará ao RB21 depois da pausa para o almoço.
Charles Leclerc fechou a manhã na liderança com a marca de 1m30s811 obtida ainda pela manhã. O monegasco completou 66 voltas, antes de ceder o equipamento para Lewis Hamilton. A segunda posição foi ocupada por Antonelli, separado por 0s077 do piloto da Ferrari e com 61 voltas.
Lando Norris foi o terceiro colocado, com a marca de 1m30s943. O britânico encerrou sua participação nos testes de pré-temporada fazendo uma última verificação com os pneus duros e completou 57 giros com MCL39.
Max Verstappen foi o quarto colocado, com a marca de 47 giros. Jack Doohan passou parte da sessão lutando com o carro, mas completou a atividade ocupando a quinta posição. Alexander Albon faturou o sexto lugar e 58 voltas, mas o tailandês ainda tem mais tempo pela frente, já que estará o dia executando a coleta de dados para a Williams.
Isack Hadjar obteve mais uma excelente quilometragem, chegando a marca das 73 voltas. Fernando Alonso que precisou assumir o AMR25 em mais uma sessão pela manhã, foi apenas o oitavo colocado e fez 49 voltas.
Tentando superar os problemas do equipamento, Bortoleto ficou com o nono lugar e teve a chance de atingir as 35 voltas no circuito. Oliver Bearman por sua vez, se concentrou novamente na quilometragem, sendo apenas o último colocado da tabela de tempos, mas com 59 giros em seu nome.
A Fórmula 1 retorna em uma hora, para fazer as últimas quatro horas de testes e encerrar a pré-temporada.
DAY 3: MORNING SESSION
Leclerc with the fastest time ⏱️
Hadjar with the most laps 💪#F1Testing #F1 pic.twitter.com/vhX2BiiOBE— Formula 1 (@F1) February 28, 2025
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