Novamente neste domingo (23) tivemos uma corrida extremamente movimentada em Berlim. Nick Cassidy que começou a prova da oitava posição, fugiu de acidentes e de algumas disputas mais intensas para vencer a Corrida 2 da Fórmula E em Berlim.
O sábado foi encerrado com problemas internos na Envision entre os pilotos. No domingo, enquanto Sébastien Buemi perdeu a chance de lutar por um resultado melhor por ter danificado a sua asa dianteira, o piloto neozelandês da Envision, saltou para a ponta, resistiu as investidas de Jake Dennis e venceu a prova em Berlim.
Depois de quatro corridas fora dos pontos, Dennis volta à zona de pontuação e faturou um pódio com a Andretti. Jean-Éric Vergne completou o pódio depois de participar da luta pela vitória.
Entre os brasileiros, Lucas di Grassi batalhou por contos, mas terminou mais uma corrida em Berlim fora da zona de pontuação, o piloto foi o décimo segundo colocado. Sergio Sette Câmara não conseguiu fazer uma boa classificação e ficou apenas com o décimo quinto lugar.
Saiba como foi a Corrida 2 da Fórmula E em Berlim
As condições climáticas mudaram neste domingo, a chuva deixou a pista molhada e foi um fator importante para mudar a ordem do grid estabelecida no sábado. Com uma nova classificação os competidores tiveram a oportunidade de batalhar mais uma vez por uma posição melhor e com isso a ABT surgiu na ponta e fechou a primeira fila.
A dupla Robin Frijns e Nico Müller surpreenderam e travaram a batalha final para definir quem seria o pole. Frijns que se machucou ainda no início da temporada e retornou no e-Prix de São Paulo, está disputando a sua terceira prova com a ABT. Essa é a primeira pole do piloto com a nova equipe.
An all-ABT front row 😎
This is the official starting grid for the 2023 @SABIC #BerlinEPrix ⚡️🇩🇪
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 23, 2023
Largada
Antes do início da prova, a temperatura na pista estava na casa dos 23°C, com 16°C no ambiente. A chance de chuva era baixa e a pista estava seca.
Entre os brasileiros, Lucas di Grassi conseguiu a décima terceira posição, enquanto Sette Câmara foi apenas o décimo nono colocado.
A posição dos pilotos da ABT geralmente não é entre os primeiros colocados, na realidade, em condições normais de classificação e corrida a dupla da ABT se encontra no final do pelotão.
Antes da largada ser autorizada, algumas pessoas invadiram a pista e o início da corrida precisou ser abortado. Foram alguns segundos antes da corrida começar que a direção de prova precisou adiar a largada da prova para realizar a remoção das pessoas.
Largada autorizada, Frinjs manteve a ponta, acompanhado por Müller. A disputa era intensa entre os competidores. Rowland que largou à frente de Di Grassi despencou no pelotão e caiu para a vigésima segunda posição. Di Grassi era o décimo quarto colocado.
Great start from the ABT pair! 🤩@SABIC #BerlinEPrix
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 23, 2023
Com duas voltas, Da Costa ficou com a asa dianteira do carro danificada. O piloto era o décimo colocado. Novamente os competidores estavam repetindo a estratégia do sábado – realizando a ativação do Modo de Ataque de um minuto.
No sexto giro, os dez primeiros eram: Frijns, Evans, Vergne, Müller, Buemi, Wehrlein, Da Costa, Dennis, Cassidy e Bird. As posições se alternavam conforme os pilotos buscavam o Modo Ataque. Para muitos era a necessidade de se livrar dessa potência extra, pois se a corrida fosse caótica como no sábado, o Safety Car poderia aparecer na pista.
A corrida seguiu, Evans e Vergne apareceram como líderes da corrida. Na parte de traz do grid, os pilotos também estavam fazendo a utilização da potência extra.
A ABT ainda estava se sustentando nas primeiras posições do grid com dez voltas completadas. As batalhas no pelotão seguiram, mas a estratégia da Porsche era diferente. Wehrlein e Da Costa conservaram o seu Modo Ataque para utilizar mais à frente.
Na décima segunda volta, Frijns aparecia na décima terceira posição, enquanto Müller surgiu na liderança da corrida. Wehrlein era o segundo colocado, usando o seu Modo Ataque de um minuto, enquanto Da Costa estava eliminando três minutos da sua potência extra.
Lotterer perdeu o controle do carro e extravasou os limites de pista, o piloto alemão caiu para a vigésima segunda posição, atrás de Rowland. Foi nesse instante que Da Costa saltou para a terceira posição ao ultrapassar Buemi. O piloto da Envision fazia o possível para estar entre os três primeiros colocados e conquistar um pódio.
Na décima quarta volta, Buemi fez uma grande manobra, arriscou e surgiu na ponta. Como os primeiros colocados estavam tão próximos, pedaço de carro se soltou, por conta dos toques.
O duelo entre a dupla da Porsche e da Envision estava bem intensa, Da Costa se arriscava e dava emoção para a prova. Novamente a prova em Berlim se desenhava para uma corrida extremamente movimentada.
Mortara que tinha ganhado várias posições, ficou com a dianteira do carro danificada, o piloto da Maserati precisou recorrer aos boxes para passar por reparos.
Quando a corrida chegou na metade, os dez primeiros eram: Wehrlein, Da Costa, Vergne, Dennis, Cassidy, Buemi, Evans, Müller, Di Grassi e Vandoorne. Bird que também estava em duelos intensos pelo pelotão, precisou substituir a asa dianteira, perdendo tempo com a passagem nos boxes.
As ultrapassagens aconteciam de forma constante, na volta seguinte já era a vez de Vergne mais uma vez surgir na ponta. Nada estava definido até aquele momento da prova.
Buemi danificou a asa dianteira e na volta 22 começou a perder posições. O piloto suíço foi mais um dos competidores que precisou recorrer aos boxes e a substituição da asa dianteira. Vergne perdeu a liderança depois de errar a freada e Wehrlein retomou a ponta. O pelotão não se separava, dessa forma mais ultrapassagens eram contabilizadas. O incidente entre Vandoorne e Di Grassi foi notado pela direção de prova.
No giro 28, Evans e Wehrlein, duelavam pela quinta posição. Dennis era instruído para manter a pressão em Cassidy mais deixar os ataques para a reta final da prova.
Adentrando nas últimas dez voltas, os dez primeiros eram: Cassidy, Dennis, Da Costa, Evans, Vergne, Wehrlein, Günther, Vandoorne, Di Grassi e Ticktum.
A corrida esteve mais movimentada no começo da prova, mas os pilotos tentavam perseguir um resultado melhor. Di Grassi partiu para ativar o último Modo Ataque na volta 32, contando com 3 minutos de potência extra. O piloto precisou abandonar o Top-10, para buscar cumprir o regulamento.
Günther que conseguiu entrar na disputa e buscava mais pontos, aproveitou um deslize de Wehrlein para assumir o sexto lugar. Deixando o piloto da Porsche para trás depois de ter brigado com os primeiros colocados.
Restando apenas quatro voltas para o final, Cassidy, Dennis, Vergne, Evans, Da Costa, Günther, Wehrlein, Vandoorne, Müller e Ticktum.
Cassidy recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, mesmo lidando com a pressão de Dennis até o final da corrida.