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Carlos Sainz supera Lewis Hamilton e lidera o segundo dia de testes no Bahrein

O espanhol completou 127 voltas com a Williams, encerrando a sua participação na pré-temporada em alta

Os carros e pilotos da Fórmula 1 retornaram mais uma vez ao circuito, para dar continuidade aos testes de pré-temporada nesta quinta-feira (27). Lewis Hamilton liderou o treino da manhã, guiando o SF-25 e passou o bastão para Charles Leclerc, que conduziu a atividade no final da tarde/noite no Bahrein. Na sessão vespertina, foi Carlos Sainz que colocou o carro da Williams na liderança, quando fecha a sua participação nos testes coletivos.

As equipes passaram do ponto de testes aerodinâmicos, para compreender melhor o desempenho dos carros. Desta forma, nem a previsão de chuva poderia afastar os competidores da pista.

A chance de chuva era de 60% quando a pista foi liberada. A temperatura no traçado estava na casa dos 18° C, com 16 °C no ambiente, com rajadas de vento – que foram um ponto de reclamação dos times, no dia anterior. Na sessão vespertina, apenas Liam Lawson, Carlos Sainz foram mantidos pelas suas equipes para dar continuidade a coleta de dados, desta forma, oito novos pilotos seguiram com o cronograma de suas equipes.

Com quase meia hora de sessão, Carlos Sainz saltou para a ponta, anotando 1m29s366, trabalhando com pneus médios (C3), superando a marca de Hamilton em 0s013. Aos poucos os pilotos que participariam da segunda metade da sessão, começavam a pintar na tabela de tempos.

Liam Lawson retomou a coleta de dados para a Red Bull, mas usava pneus duros neste novo contato com o traçado. Lando Norris, Gabriel Bortoleto e Lance Stroll, permaneciam nos boxes, aguardando que o trabalho de suas equipes terminasse, por conta da mudança de pilotos, para iniciar os seus testes.

A chuva perpetuava no circuito, mas os competidores precisavam se manter em pista. Charles Leclerc então foi liberado pela Ferrari, usando um conjunto de pneus médios e passou a ocupar a quarta posição da tabela de tempos, melhorando a marca para 1m29s783.

Embora Max Verstappen não guie o RB21 neste dia, o holandês tem mencionado que o carro está do seu agrado. Para a temporada 2025 o time austríaco fez várias mudanças para tentar corrigir os problemas do ano passado. Com isso, nos testes a Red Bull está trabalhando com diferentes configurações, para cobrir o seu programa.

Liam Lawson também tem se mostrado bem satisfeito, com o primeiro carro da RBR que guiará por tempo integral. Embora tenha enfrentado problemas pela manhã, a equipe aproveitou a “pausa” para o almoço, para seguir trabalhando no carro e viabilizar o retorno do competidor para a pista o mais breve possível.

O objetivo do time austríaco é lutar pelos dois títulos em 2025, e terminar esse regulamento marcando a dominância dele. No entanto, Lawson está em fase de adaptação, já que essa é sua primeira temporada completa na categoria.

O neozelandês da RBR, completou um stint de 20 voltas, para tentar recuperar o tempo perdido. Norris por sua vez, só foi para a pista, próximo da conclusão da primeira hora de testes, o britânico chegava à pista atacando as zebras e extravasando os limites de pista, para anotar 1m32s763, com pneus C3.

Os pilotos pareciam mais ousados nessa sessão, atacando mais as zebras e buscando um ritmo melhor e constante, embora não fosse tanto para a redução dos tempos, mas na busca por um desempenho constante, que deve situar a equipe sobre o seu real potencial para o campeonato. Foi neste momento que alguns erros também eram observados, com os pilotos extravasando os limites de pista.

Charles Leclerc rodou, perdendo o controle do carro na última curva. Pouco tempo depois, Carlos Sainz extravasou os limites de pista com o FW47, assim como Liam Lawson, que também exagerou um pouco ao guiar o RB21.

Restando duas horas para o final do segundo dia de testes, os dez primeiros eram: Sainz, Hamilton, Leclerc, Russell, Antonelli, Doohan, Gasly, Alonso, Tsunoda e Stroll. A sessão progredia, com Norris completando 22 voltas, enquanto ocupava a 12ª posição. Lawson tinha atingido as 78 voltas com o RB21, tentando superar os problemas da manhã.

O entardecer chegava, colaborando para reduzir um pouco a temperatura da pista. Na tabela de tempos, a Haas não estava preocupada em fazer uma volta na casa de 1m30s, mas sim na quilometragem, Ocon fechou o dia com 69 voltas, enquanto Bearman já tinha completado 50 giros – restando cerca de 1h22 para o término da sessão.

Gabriel Bortoleto era observado ao longo da sessão, o brasileiro cometeu um erro, extravasando os limites de pista. O piloto tentava forçar um pouco mais com o equipamento, avançando com um stint mais longo que durou em torno de 13 voltas.

James Key da Sauber, diretor técnico da Sauber, afirma que a equipe conseguiu progredir com o projeto do carro, comparado ao equipamento que tiveram em pista no ano passado. No ano passado o carro da Sauber era extremamente lento, dificultando o trabalho que era realizado por Valtteri Bottas e Zhou Guanyu.

Norris e Leclerc se enfrentaram na pista, tentando manter contato em uma simulação de corrida. Inicialmente o piloto da McLaren se aproximou do monegasco e fez a ultrapassagem, na sequência, o piloto da Ferrari tentou acompanhar o rival. Tanto Leclerc como Norris, usavam pneus duros (C2) novos, quase na mesma situação de uso. Neste momento na pista, Bortoleto também conduzia um stint mais longo com pneus duros.

O britânico da McLaren também protagonizou um encontro com o brasileiro da Sauber.

Na última hora, existia expectativa sobre a performance de Sainz e Lawson, os pilotos teriam a liberdade para completar algumas voltas rápidas antes do final da sessão. A pergunta era válida, já que os competidores encerram a sua participação na pré-temporada nesta quinta-feira, pois tiveram um dia completo de contato com os carros que vão guiar ao longo do campeonato.

O segundo dia se aproximava do final e Sainz voltou para o traçado com um novo jogo de pneus duros instalado no carro, trabalhando com o composto que será ofertado para o GP do Bahrein. Também estavam com pneus duros em pista, Antonelli, Leclerc e Bortoleto.

A McLaren seguiu realizando uma prática semelhante adotada em alguns treinos livres do ano passado, abrir a volta rápida, testar o carro em diferentes setores do circuito, mas não completar a volta que estava sendo cronometrada. O dado é interessante, já que Oscar Piastri e Lando Norris não fizeram esforço para estar entre os primeiros colocados da tabela.

O dia foi encerrado sem bandeiras vermelhas, provocadas por incidentes ou carros quebrados pelo circuito.

Lando Norris voltou para o traçado com um novo jogo de pneus médios, mas novamente não completou a volta rápida, o competidor estava avaliando o segundo setor.

Sainz voltou ao uso dos pneus médios, mas era um composto usado.

O dia foi fechado com Carlos Sainz na liderança, tendo como melhor tempo do dia a marca de 1m29s348, infelizmente o espanhol não usou os pneus macios ou fez voltas rápidas, como era o esperado, por ser seu último dia de contato com o carro da Williams. Sainz completou 127 voltas com a Williams.

Mesmo que instalasse um jogo de pneus médios novos – como aconteceu com Liam Lawson – o competidor foi liberado para a pista no momento que a direção de prova reservou para fazer mais uma verificação dos sistemas de controle de corrida. Novamente a sessão foi encaminhada para bandeira vermelha, dando por encerrado o dia de testes.

Apenas Sainz superou o tempo registrado por Hamilton na tabela de tempos. O inglês se manteve na segunda posição com a marca de 1m29s379, separado por 0s031 do piloto da Williams. Charles Leclerc alcançou o seu companheiro de equipe, para completar o dia na terceira posição, com 0s083 para Sainz. O monegasco completou 83 voltas no programa vespertino, fazendo com que a Ferrari supere a quilometragem do dia anterior.

George Russell e Andrea Kimi Antonelli, ficaram com o quarto e o quinto lugar na tabela de tempos, respectivamente. O italiano completou 87 voltas, contra as 71 obtidas pelo britânico pela manhã. Em questão de tempos, Russel tinha 1m29s778, contra 1m29s784 do estreante, que aproveitou uma pista mais fria e com mais aderência.

Lance Stroll foi o sexto colocado com a Aston Martin, obtendo 57 voltas. Fernando Alonso, que foi o décimo primeiro colocado na tabela, fez 45 voltas pela manhã, desta forma a equipe completa o dia com 102 voltas, um pouco melhor do que os 88 giros obtidos no primeiro dia.

Liam Lawson obteve o sétimo lugar com a Red Bull, mas por enfrentar problemas e perder parte da sessão, atingiu apenas as 90 voltas.

Jack Doohan foi o oitavo, com o tempo de 1m30s368 e 80 giros com a Alpine. Pierre Gasly foi o nono colocado, próximo também do seu companheiro de equipe, com o tempo de 1m30s430 e 40 voltas. Isack Hadjar que brigou com o carro em alguns momentos da sessão, foi o décimo colocado com 1m30s675 e 94 voltas.

A Fórmula 1 retorna nesta sexta-feira para encerrar os testes de pré-temporada. As equipes devem reservar um momento para as voltas rápidas, para desfrutar sa simulação de classificação.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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