AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Aston Martin reforça equipe técnica com ex-engenheiro de Schumacher

Ex-engenheiro da Ferrari retorna à Fórmula 1 e reforça o time técnico da Aston Martin em sua busca por vitórias e títulos

A Aston Martin conseguiu mais uma contratação estratégica para fortalecer sua área técnica. O engenheiro italiano Marco Fainello, conhecido por seu trabalho ao lado de Michael Schumacher durante os anos dourados da Ferrari, retorna à Fórmula 1 após mais de uma década afastado da categoria.

Mesmo longe das pistas, Fainello permaneceu próximo do automobilismo por meio de sua especialização em sistemas de simulação e inteligência artificial aplicada, áreas que se tornaram fundamentais para o desenvolvimento dos carros de corrida modernos, especialmente com a redução dos testes em pista.

Nos últimos anos, o engenheiro atuou como CTO da Danisi Engineering e CEO da Add-For, empresa de tecnologia responsável pelo Sybille, um avançado algoritmo de IA criado em parceria com a VI-grade. O sistema tem como objetivo aprimorar a precisão dos simuladores e reduzir a latência em plataformas de movimento, aproximando cada vez mais o ambiente virtual das condições reais de pista.

A contratação de Fainello foi muito recomendado por Enrico Cardile, atual diretor técnico da Aston Martin. Ele chega à equipe de Silverstone como um consultor sênior, e deve se mudar para o Reino Unido para acompanhar de perto o desenvolvimento no novo AMR Technology Campus, a moderna fábrica da Aston Martin construída por Lawrence Stroll.

A chegada acontece pouco depois de Adrian Newey revelar que as ferramentas de simulação da Aston Martin consistiam em uma área que ainda precisava de aprimoramento, antes do início do próximo regulamento da Fórmula 1.

Newey está no time desde março deste ano, explorando cada um dos potenciais da Aston Martin para alinhar as coisas que envolvem a construção do próximo carro.

Com uma carreira de peso, Marco Fainello foi peça-chave na era Schumacher na Ferrari, atuando entre 1995 e 2004 em cargos ligados à dinâmica veicular e desenvolvimento de simuladores. Também esteve envolvido em projetos de alto desempenho da marca italiana, como o sistema Side Slip Control (SSC) nos modelos de rua e o hipercarro FXX-K, lançado em 2014. Foi em 2016 que ele deixou a Ferrari, para iniciar uma nova fase na carreira com a Add-For e a Danisi Engineering.

A chegada de Fainello só reforça todas as apostas e o investimento realizado pelo time. Após se dedicar ao setor automotivo e à engenharia aplicada por quase uma década fora da F1, Fainello agora retorna ao campeonato com a missão de impulsionar o desenvolvimento tecnológico da Aston Martin.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading