A McLaren anunciou nesta quinta-feira (29) que o brasileiro Tony Kanaan se tornará conselheiro especial da equipe na IndyCar. O piloto fez a sua última 500 Milhas de Indianápolis em maio, guiando o quarto carro da equipe.
Foi confirmado que Tony viajará com o time para corridas e testes, auxiliando os pilotos como mentor, enquanto trabalha com parcerias comerciais e desenvolvimento de negócios da equipe.
“Eu disse que não deixaria as corridas ou a Indy Car, então estou muito animado para me juntar à equipe Arrow McLaren nesta função. Zak e Gavin [Ward] têm uma grande visão da direção que a equipe está indo e o que podemos alcançar, então estou ansioso para ajudar a chegar lá e tornar a equipe e a categoria melhores. Esse time trabalha duro e se diverte muito. É disso que se trata a corrida e é por isso que adoro fazer parte da equipe”, comentou Kanaan.
O brasileiro foi campeão da Indy em 2004 e venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2013. Em sua trajetória na categoria Kanaan acumulou 17 vitórias, desde que ingressou na categoria em 1998. Em novembro de 2022, o piloto de 48 anos fechou com a McLaren para disputar a Indy 500 deste ano, realizando a sua despedida.
“Estou emocionado por Tony se juntar à McLaren e a nossa família de uma forma mais formalizada após sua brilhante carreira na IndyCar. Ele é um piloto e sabe como vencer. Ter ele em nossa equipe para orientar nossos pilotos só pode nos tornar candidatos mais fortes no campeonato da Indy Car”, comentou Zak Brown.
New title: Special Advisor. 🤝@TonyKanaan joins Arrow McLaren as a driver mentor while working with the team’s commercial efforts.
— Arrow McLaren IndyCar Team (@ArrowMcLaren) June 29, 2023
A McLaren tem trabalhado para melhorar a equipe o projeto também acontece na Fórmula 1. Em maio a equipe tinha afirmado mais um compromisso com a Indy, quando confirmou que vai comprar a sede atual da Andretti Autosport para se tornar a nova estrutura da equipe a partir de 2025. O espaço oferece quase o triplo do tamanho que a McLaren trabalha hoje.
Desde a temporada 2022 a McLaren expandiu de dois carros para três carros em tempo integral e ampliou o quadro de funcionários em quase 150%.